O Demônio de Mármore

O Demônio de Mármore Tagore

Resenhas - O Demônio de Mármore

Sté 17/04/2024

Divisivo
Um conto sobre um homem que está se deixando seduzir por um palácio assombrado. De modo, consciente de que todos "presentes" já estão mortos, são apenas espíritos.
Gostei da escrita, da narração dos ocorridos, a construção do autor, mas não curti muito o final, fica em aberto e não explica certas coisas interessantes apresentadas.

hagabrielah 13/04/2024

Quando começa a ficar bom, acaba
Esse conto começa de uma maneira misteriosa, fica meio parado, depois começa a ficar interessante e simplesmente acaba.
É isso, não curti muito.

Stéphanie 07/04/2024

O Demônio de Marmore
Fui com sede ao pódio pra descobrir que ia continuar com sede. Que decepção! A sinopse entregou muito e acabei não encontrando nada.

Patricia Milani 26/03/2024

Gostei muito da leitura, achei a sacada no final genial. O autor escreve de uma forma que prende o leitor e nos deixa imersos na narrativa e no final quando aguardamos uma resolução ele vem com uma reviravolta (que me pegou de surpresa), tive até que voltar e ler o início novamente. Recomendo a leitura.

Bea 14/03/2024

Um grande nada com nada
Quando parecia que ia acontecer alguma coisa, ACABOU ???

?Ranking SRL?

?Depois
?Bartleby, o escrivão
?O Demônio de Mármore

Marianna174 29/02/2024

Achei a capa bem bonita, e o conteúdo me prendeu bem! A história tem um pouco de suspense, em um palácio meio assombrado, achei interessante apesar de ter partes que era um pouco confusas, e faltou explicações

Paulo 26/12/2023

Essa é uma narrativa que bebe bastante da cultura indiana. O autor acaba por fazer alguns questionamentos sobre a conexão de um indivíduo com a sua vida comum frente a acontecimentos mágicos e misteriosos. Existe ume pagada meio Mil e Uma Noites que é despejada pelo autor em alguns trechos com o objetivo de enredar o leitor. No fim, é uma boa história com alguns elementos poéticos e que faz a gente refletir sobre o nosso cotidiano e o que desejamos para nós. A tradução feita por Nathalia Amaya Borges está muito boa e louvo a opção da Wish por manter ao máximo os elementos da cultura indiana, colocando notas de rodapé onde necessário. É uma história que vai ser um pouco truncada por conta dessas expressões e costumes que não estamos tão familiarizados, mas recomendo ao leitor que persista na leitura. A narrativa não me agradou não por causa disso, mas por opções feitas pelo autor.

Na história temos um cobrador de impostos chamado Srijit que toca a sua vida diariamente fazendo seu serviço. Em um determinado dia ele acaba sendo atraído para um belo palácio onde ele vai e descobre que o mesmo está vazio. Ao explorar o local, ele se depara com a beleza melancólica de um espaço inabitado e acaba por dormir em um dos quartos. Ao adormecer ele se vê levado a um lugar fora de sua imaginação onde ele segue uma estranha voz que parece guiá-lo rumo ao perigo. Quando desperta no dia seguinte, ele se sente estranho e deseja tentar entender o que aconteceu ali naquele palácio. É aí que se inicia a sina do cobrador de impostos que é atraído de volta a esse mundo onírico e perde pouco a pouco o contato com o mundo real. Que mistérios guarda esse palácio? E poderá o cobrador de impostos descobrir o que está acontecendo com ele?

A narrativa vai tratar do tema do chamado para a aventura. Mas, Tagore inverte as expectativas ao usar o tema de uma forma invertida. No começo da história, ele nos apresenta a vida de Srijit de maneira banal e corriqueira. Ele realiza suas atividades até de um jeito meio blasé e suas conquistas não são lá muito interessantes. Mas, é o seu meio de vida e ele respeita isso. Ao se deparar com um mundo onde ele é necessário e vive histórias e momentos fabulosos e além da imaginação do ser humano, o cobrador é atraído pelas possibilidades disso. Tudo é mais interessante ali. Faz sua vida comum parecer tola e fútil. Mas, o homem sabe que aquilo que ele está vivendo não é certo e que ele precisa deixar de lado suas fantasias. Só que a atração disso se torna uma maldição porque o que sua cabeça sabe que é errado, seu coração deseja de todas as formas. Mesmo tendo sido alertado diversas vezes que o que ele estava vivenciando ali não era certo, o personagem insistia naquilo. A questão que fica ao final é: ele deseja se livrar da maldição de verdade?

Me incomodou na história o fato de Tagore ter insinuado uma continuação em que o personagem iria buscar uma cura para sua maldição e não ter prosseguido. Entendo que isso é um estilo de escrita vindo das Mil e Uma Noites, mas em uma história curta isso dá um sentimento de frustração ao leitor. Se a ideia também era fazer o leitor refletir quanto à questão deixada pela história, nem precisava ter deixado um gancho. Bastava finalizar com o personagem refletindo se deveria ou não encontrar a cura para a maldição. Talvez ele não quisesse partir em jornada para encontrar a cura. Ou talvez ele olhasse para o céu pensando na solução para seu dilema. Enfim, para mim só pareceu incompleta. Embora a mim não tenha incomodado, as expressões culturais indianas podem apresentar um desafio a leitores não acostumados. Porém, não se preocupem que o texto está muito bem traduzido. Se vocês conseguirem ultrapassar essa barreira cultural, é uma boa pedida para ter contato com algo diferente do que estamos acostumados.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Anderson 07/09/2023

A composição dessa história, a ambientação lembram um pouco os contos fantásticos europeus do século XIX, ao estilo sutil Henry James, embora com suas características particulares.

Bruna 27/12/2022

O gostinho de quero mais
Que história envolvente!
Acabei lendo para mim mesma em voz alta interpretando o conto de tão gostosinho que foi a leitura.
Me deixou querendo saber mais da história, ouvir a lenda dentro do conto.
eu amei muito essa escolha da Wish. Que arrependimento de não ter lido antes!

dudínea. 01/12/2022

Há mais coisas entre o céu e o inferno!
Mesmo sendo uma literatura que não estou acostumada a ler, isso não me impediu de gostar da escrita e do tema, porém fiquei confusa em vários momentos.
Eu entendi mais ou menos a mensagem, mas achei tudo tão rápido e aleatório. E quando eu imaginei que haveria uma explicação, o conto acaba.

Ohaninha 09/10/2022

Então?
Não foi uma história memorável. O final, para mim, foi sem pé e sem cabeça. Eu não me conectei com a leitura desde o início. Quem sabe não dou outra chance no futuro.

edisik 30/03/2022

Gosto de histórias de mistério, mas esse é um pouco fora da casinha, descreve mas não chega a lugar nenhum e deixa o final sem sentido.

Kit 27/03/2022

Que continho sem vergonha? na hora que vc acha que vai acontecer alguma coisa, ele acaba? não curti.

Lu 03/03/2022

Que negócio ruim?
Vai do nada pra lugar nenhum e termina abruptamente sem explicação nenhuma. Péssimo? se pelo menos tivesse um final, mas nem isso.
Margô 04/03/2022minha estante
Vixe... Deve ser muito ruim mesmo...rss "vai do nada pra lugar nenhum". Fico impressionada como conseguem editar...ou bancam a edição!!! ??

Lu 04/03/2022minha estante
Fico de cara com o povo achando maravilhoso kkkkkk ou eu sou mto burra, chata, ou o povo se emociona muito fácil kkk mas você deveria ler pra formar opinião, é super curtinho

Margô 04/03/2022minha estante
É possível... Mas prefiro ganhar tempo com outras preciosidades...Valeu a dica!