A volta do parafuso

A volta do parafuso Henry James

Resenhas -

Stone Shelley 28/03/2024

Muito bom e ruim ao mesmo tempo, e sim, isso é possível!
Veredito: 3,45 ? ?? 3,5 ?
A trama é mais boa do que ruim.
Entrega senso critico e estilo inovador, principalmente para aquela época ( além da presença de crianças com comportamentos atípicos). Mescla muito bem as culturas estadunidenses e londrinas, mas como odeio detesto estaduninese acho que essa é a parte que me incomodou.
Yulee Zin 28/03/2024minha estante
Tenho essa mesma edição, mas até hoje não tomei coragem de ler porque vivem dizendo que é uma leitura maçante

Stone Shelley 28/03/2024minha estante
Digamos que é literalmente uma volta mesmo no tempo, isso enche o saco em muitos momentos, mas em muitos momentos é o que dá densidade pro livro também. É estranho.

Christiane.Sérgio 03/03/2024

Infelizmente li este livro anos após ter assistido a série. Não consegui fazer comparações e ter dificuldade de ler por já conhecer o enrredo da história.

Claro que existe muitas diferenças, principalmente com relação aos personagen e o que os envolve e posso dizer, após finalizar a leitura, que os dois têm o seu charme e que gosto dos dois em equilíbrio.

A volta do parafuso é um livro simples, sem muitos rodeios e reviravoltas.mas prende a atenção do início ao final, principalmente o final.

Taci.Souza 19/01/2024

Bom...
Uma fórmula básica para um terror básico. Mansão assombrada, crianças enigmáticas, ambiente sombrio. No mais, nada além disso.

Embora a escrita de Henry James seja envolvente, não é aquela narrativa que arrebata o leitor. Fui guiada pela leitura menos por empolgação e mais por uma leve curiosidade de saber o que aconteceria.

Apesar de muito descritiva, a narrativa parecia picotada, às vezes. Com recortes abruptos entre um e outro acontecimento. Causando mais confusão do que esclarecimento. Talvez essa tenha sido a intenção do autor, deixar o leitor confuso, criando teorias, interpretando cada detalhe à sua maneira.

Se foi intencional ou não, não foi algo que funcionou pra mim. Até que dá para sentir uma atmosfera de suspense, mas tudo se transforma numa grande sucessão de muita expectativa e pouca ação.

Talvez essa obra tenha causado um impacto maior aos leitores à época de sua publicação, mas, diante de tantas obras incríveis do gênero, que a precederam, perdeu um pouco desse efeito.

Michele.Ventura 18/12/2023

Livro péssimo!!

A escrita é horrorosa, parece que o autor foi colocando um bocado de frases aleatórias pra encher linguiça. Vi algumas pessoas dizendo que era uma escrita de época, mas já li outros livros com escritas de época (como os de Jane Austen e O senhor dos anéis) e não achei tão enrolada quanto a desse livro.
Você começa o livro achando que vai entender algo no final, mas não explicam porcaria nenhuma. Terminei o livro com mais dúvidas de quando comecei.

Confuso, enrolado e com uma escrita chatíssima.

Aline221 15/12/2023

Decepção
Peguei esse livro por indicação e sem saber mt sobre oq era, no começo ate achei que tinha alguma coisa a ver com a serie "A maldição da mansão bly" mas acho que nn tem.
foi um a glória terminar esse livro, e na real parei na metade e so li o final pq pelo amor, que bagulho massante e chato, não e algo que te prende e a governanta que narra ainda era uma louca e boba com essas crianças sequeladas eu ein nn tenho paciência pra personagem songo mongo slk

anaclhtorres 10/12/2023

Não curti nada o livro, a história é meio cortada e implícita demais, a gente chega no final do livro ainda sem desvendar direito o que realmente acontece, fora que a escrita é de época tornando difícil a leitura, custei a ler porque ele não prende o leitor em uma história interessante, deixando muito a desejar.

Luiecos 11/10/2023minha estante
Falou tudo

Lala 07/11/2023minha estante
A graça é não termos respostas

Aline Navarro 15/07/2023

Clássico que promete muito mas?
Não entrega nada. No final das contas, as ?aparições? foram mal descritas, as cenas de terror mal conduzidas em uma linguagem clássica, em minha opinião, ultrapassada.

Mariana 13/01/2023

O livro não é completamente ruim, apenas cansativo e repetitivo de se ler, além de no final do livro ser aberto. Vou pesquisar para ver se existe alguma continuação.

Mari 14/12/2022

Interessante
Uma governanta é contratada para trabalhar em uma Mansão, chamada de Mansão Bly, e cuidar de duas doces crianças.

Porém, a propriedade contém segredos e coisas que a rodeiam.
A governanta ficará responsável de salvar as crianças do mal que as espreitam.
Justi 14/12/2022minha estante
Excelente

Karolina 31/08/2022

Gostei
O livro é muito bom, mas senti falta de aprofundamento de alguns personagens e narrativas. Recomendo para quem gostou da Mansão Bly, mas vá em mente que é apenas o mesmo estilo, mas coisas bem diferentes.

Andrea 07/07/2022

Não gostei tanto
A história se inicia envolvendo o leitor por todo um mistério envolvendo a mansão e seus empregados, com crianças o tempo todo contando mistérios a governanta. Porém, a mesma não fazia ideia do que aconteceu com os outros empregados e as crianças estranhas a deixavam assustada com todas aquelas histórias de espíritos. Da metade para o final o livro se torna cansativo e confuso. Por ser um clássico do horror, este deve ter dado "medo" na época, porém hoje em dia achei sem graça.