Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa

Resenhas - Grande sertão veredas

Tico Menezes 20/05/2024

Por todas as vidas!
"Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas ? mas que elas vão sempre mudando."
Essa, que talvez seja uma das mais lindas citações da literatura universal, se aplica perfeitamente na conversa sobre adaptações e releituras de obras clássicas. Grande Sertão: Veredas em quadrinhos vem numa edição belíssima, com o cuidado gráfico que a obra merece e abraçando novos leitores, cativando novos olhares com a história trágica e energizante de Riobaldo e Diadorim.

Essa é daquelas obras que marcou pelos diversos choques que causou no público. A linguagem repleta de metáforas, regionalismos e um estilo ousado, a crítica ao militarismo como forma de ordem e disciplina, o comentário sensível sobre as opções de vida - ou a falta delas - em vivências periféricas e, principalmente, a coragem e precisão na composição e existência de Diadorim.
O olhar acolhedor e acolhido de Guimarães Rosa para os sertões e as vidas que nele residem tornam as observações de Riobaldo e as perspectivas dos coadjuvantes ainda mais realistas, palpáveis e brasileiríssimas. Há muito da nossa história, das nossas dores, das vitórias e amores que compõem as estrofes da nossa canção como povo. Os caminhos trilhados são doloridos e têm beleza, as perdas são sentidas e revelam natureza, o texto é provocativo e provocante e a certeza de que estamos acompanhando uma história que moveu gerações e ainda verá textos e debates se disseminando dessas palavras.

Gigante, Guimarães Rosa é um gênio que desafia certezas e ignorâncias com a mesma faca afiada da vivência, da experiência e da liberdade.

tilito 27/04/2024

Eu gostei da experiência de ler uma hq de uma história de literatura. Acho que foi uma boa pra introduzir futuramente pra ler o livro. As artes são muito bonitas, e os diálogos e textos escolhidos são muito lindos. Mas a escrita do Guimarães Rosa é realmente bem difícil nessa história, fica um pouco confuso de acompanhar em alguns momentos.
É uma história pesada em alguns momentos ?

mandyy 25/04/2024

Que obra prima
Que hq incrível, eu li esse livro a um tempo e até hoje eu lembro da ansiedade de estar lendo, como eu comecei a notar a diferença no comportamento do protagonista, como eu fiquei intrigada pelo diadorim, a situação de tudo, as dificuldades e como eles encontravam a alegria pouquíssimas vezes.

Os desenhos são lindos, a linguagem é o vocabulário criado torna tudo muito íntimo.
Eu amei cada segundo da obra e amei o final.

Com certeza é um dos meus Hqs favoritos

Ana 11/05/2024minha estante
Livros difíceis que só a Laurinha lê

Luiza.Silva 07/01/2024

Lindíssimo
Um dos meus livros favoritos, e a HQ não decepcionou. História fiel à original e ilustrações maravilhosas.

Recomendo ler o livro antes do romance gráfico.

Heraldo Izidoro Gouveia 04/12/2023

SUR - PRE - EN - DEN - TE!
Primeiramente, é um clássico, né?! O que por si só já vale a pena! Ou nas palavras de Riobaldo "viver é negócio muito perigoso (...) Explico ao senhor; o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem - ou é o homem arruinado ou é o homem dos avessos." Seja qual homem for, as veredas do sertão rosiano escondem amores, guerras, pazes, religiosidades, aforismos, lirismos, saudades, medos e alegrias. Suplanta a sensibilidade e aguça a percepção dos leitores que podem ser classificados em apenas duas formas: os que já leram Guimarães Rosa e àqueles que não conseguiram ler apenas uma vez só. Não por acaso, Tom Jobim 'escutou' música quando leu o renomado autor de Grande Sertão. O roteiro de Guazzelli e a arte de Rodrigo Rosa, nessa edição gráfica, afloram os buritis do lugar e adornam ainda mais este romance que fora pensado, escrito e publicado, pela primeira vez em 1956 (terceira fase do Modernismo brasileiro). No entanto, ainda hoje, guarda seus 'encantos' para aqueles que ousam se embrenhar nas páginas, ou melhor, nas veredas desse universo denominado: Grande Sertão.

Cris Moraes 25/09/2023

Espetacular!
"Grande Sertão: Veredas" é aquele clássico nacional que você ama ou odeia logo de cara. Romance magistral de João Guimarães Rosa, a obra possui um enredo forte, sensível e inesquecível. Originalmente, a obra pertence a terceira fase do Modernismo Brasileiro e possui um caráter experimental. Não possui divisão em capítulos e é um longo monólogo do protagonista narrador. Para contar a história de Riobaldo em suas próprias palavras, Guimarães Rosa praticamente desconstrói a língua portuguesa. E isso mexe de forma definitiva com todo aquele que se atreve a viver as aventuras narradas por tantos personagens icônicos.

Esta edição em quadrinhos está muito bem feita e serve como uma espécie de apresentação à obra original. A adaptação do roteiro ficou muito boa, além de que as imagens conseguem propiciar uma imersão do leitor no imenso universo sertanista criado pelo autor. Vale muito à pena conhecer esta obra nacional tão maravilhosa!

Bruna 17/09/2023

5 estrelas com certeza!
Obrigada Deus por ter dado o dom da escrita à Guimarães Rosa!

Mais uma vez lendo GSV, agora na versão em quadrinhos, e mais uma vez a experiência foi maravilhosa! Passei meses esperando o preço do livro baixar um pouco e valeu a pena.

Amo o Riobaldo e mantenho minha teoria sobre Diadorim. Amo o romance dos dois. Amo como o sertão é retratado na história. Amo os conflitos e reviravoltas entre os jagunços. Amo tudo em GSV.

Um ponto negativo: sei que seria muitooo difícil, mas queria que tivesse a versão completa da história em HQ.
Senti falta de algumas cenas (da criança que ele retrata no início do livro, do rio de sangue, de algumas declarações de amor feitas para Diadorim...).

http.babysnt 31/07/2023

O livro tem cultura e tals mas eu sou de minas, não entendi nada nem do início, nem do meio e nem do fim kkkkkskksks

Maria 10/05/2023

Grande sertão veredas
Não entendi 🤬 #$%!& nenhuma, só li pq tenho que fazer prova do colégio sobre, a única parte legal é o final ?

Rodrigo 30/01/2023

Adaptação sensacional!
Uma adaptação sensacional e deliciosa!
A cada página me sentia dentro do livro e vivendo aquele enredo forte, sensível e inesquecível.
Arte maravilhosa que deu tão certo que quero reler o livro comparando com esse romance gráfico.

Cris 10/12/2022

Essa edição é belíssima!

Aqui temos a adaptação da obra de Guimarães Rosa para hq e o trabalho realizado foi esplêndido.

O protagonista, Riobaldo, conta a sua história e, acima de tudo, a grande perda da sua vida.

Fernanda Melo 26/10/2022

Travessia;
Li Grande Sertão: Veredas esse ano e ele se tornou um favorito da vida, quis ler a HQ pra visualizar tantos personagens ricos e bem construídos da obra do Rosa, acho que deu muito certo e complementou a leitura, por isso, sempre recomendo ler o livro primeiro e depois a adaptação, seja de qual forma for. Achei que os tons terrosos combinaram muito e deram ainda mais vida para o sertão.

Carol 28/09/2022

Não acredito que demorei tanto para ler esse romance gráfico de Grande Sertão, um dos meus livros favoritos de toda a vida. O projeto é incrível e ainda muito fiel à obra. Recomendo fortemente.

Veri 26/07/2022

Linda edição
Como resumir um livro tão denso em uma história em quadrinhos? Pois assim como fizeram em Grande Sertão: Veredas - Romance Gráfico.

As ilustrações são maravilhosas e adicionam muito. Claro que muita coisa ficou de fora, mas para isso tem que ler o Guimarães Rosa oficial?