Terra fresca da sua tumba

Terra fresca da sua tumba Giovanna Rivero

Resenhas - Terra fresca da sua tumba

tiadodudu 04/05/2024

Bonito e mórbido
Segundo livro que leio dessa escritora boliviana, sua escrita consegue encantar apesar dos personagens instáveis, ambientes idílicos com presenças asquerosas ou macabras que representam a natureza da mente humana.

Amanda2086 29/03/2024

Exige coragem
Longe de ser uma leitura fácil. Os contos fazem a gente perder o ar e sentir que tá olhando nos olhos do medo que são vestidos de morte, abuso, violência, loucura e outros absurdos sombrios. O jeito que Giovanna Rivero escreve parece feitiço, um feitiço latino americano dos bons.

ellie.0 14/02/2024

Esse livro é incrível. É uma coletânea de histórias curtinhas, falando um pouco sobre os problemas dos personagens de uma maneira gótica para quem gosta. Misturar problemas que acontecem com os pensamentos pertubados e aterrorizantes dos personagens. O que mais chamou minha atenção foi o 'pele de burro', que é o maior conto, porém o mais intenso.

sucafonsec 19/11/2023

A linguagem extremamente visual de Rivero foi importantíssima para entrar melhor em seu universo literário, uma mistura de Bolivia e o mundo, como se os bolivianos levassem sua terra em seu sangue, em suas mentes e onde tocassem. O fio temático que liga todos os contos é a morte, não trabalhada com ideias cristãs de partida e saudades, mas como algo mais ordinário e portanto, muito humano. Todos nascemos, todos morremos. Um lindo livro, impactante, cheio de fantasia, mas também de muita realidade, como acontece sempre aqui na América Latina, nossa realidade não é nada convencional, que até parece mentira ou ficção.

Dani 29/06/2023

Rápida opinião
Primeiro livro da autora boliviano que eu leio e gostei da experiência. São vários contos envolvendo mistérios e assuntos difíceis da vida. Foi o livro para discussão do clube do livro e foi ótimo pois cada conto trata de um assunto delicado e podemos debater-los.
Alguns eu gostei mais que outros e poucos foram ok. Adorei a experiência.

Clara 16/06/2023

Macabro, impetuoso e verdadeiro.
Ao mesmo tempo em que termino esse livro com o peito apertado, também o faço com o meu estômago caótico - o âmago da carcaça desse ser - e, travessamente, com a mente limpa.

Enquanto, a minha alma se enternece, o meu corpo se abate. É curioso, certamente, essas diferentes manifestações, principalmente, após ler as "notas finais" muito bem feitas, além de verdadeiras, sobre o repúdio internalizado pela morte.

Sobre como o nosso corpo já está muito bem programado a se sentir pungente, são contos fortes, diretos - novamente - verdadeiros. Mesmo assim sendo, a nossa alma se mostra tão diferente a isso, é muito difícil explicar o que é terminar de ler algo com o peito apertado, é muito particular, é muito singular; é a sua alma se revelando. Ler isso, penso eu, é realmente importante.

Seis contos.
Dois completamente brutais;
O terceiro regado a dor, angústia e uma revolta miseravelmente familiar;
Um complicado, meio confuso, nublado, mas mesmo assim, me fez derramar duas, talvez três lágrimas;
Outro tão emaranhado em culpa autoinflingida e um profundo desejo de perdão, clandestinamente encoberto pela a áspereza e repulsa de duas pessoas que nunca falaram sobre isso;
E o último, é sincero, simples, direto, é sobre como tudo pode acabar muito rápido.

romulorocha 04/06/2023

Terra fresca de sua tumba, de Giovanna Rivero - 8/10

Editora: incompleta/ jandaíra
País: Bolívia 🇧🇴
192 págs

Este romance de estreia de Giovanna no Brasil possui com seis contos. Cada um deles tem como tema central, a morte. No entanto, o que torna este livro especial não é a temática em si, mas a forma visceral como a autora descreve e apresenta seus personagens, dotados de avidez, espiritualidade e simplicidade. Em Terra fresca da sua tumba, os leitores podem esperar uma linguagem poética e instigante. Vale demais a pena a leitura!

#resenhasdoromulo
#literaturaboliviana #terrafrescadesuatumba #giovannarivero

Rittes 29/04/2023

Vida e morte entrelaçadas
Diferente, rico, estranho... tudo isso se aplica ao livro de contos da escritora boliviana Giovanna Rivero, grata surpresa que chega pela primeira vez ao Brasil numa bela edição conjunta pela Incompleta e Jandaíra. Apesar de sua prosa sofisticada, as histórias entrelaçam vida e morte em imagens tão diferentes que é impossível parar de ler. Literatura de alto nível. Mais do que recomendado.

Helen247 28/03/2023

Ninguém escreve contos como os latino-americanos
Alguns dos contos mais perturbadores e estranhos, de nos deixar desconfortáveis, que eu já li. E essa foi a intenção da autora, cutucar o leitor e fazê-lo pensar sobre algo natural que é um tabu tão grande: a morte.

anaartnic 16/03/2023

Como vai poder viver sem morrer?
Intensidade. Faltava fôlego para ler as palavras tão potentes de Giovanna Rivero, o livro é uma promesa cumprida com maestria por meio de seus seis contos. Ela não passa ao leitor somente uma visão multifacetada da morte, mas um panorama um tanto (vergonhosamente) desconhecido sobre a Bolívia.

Eu não poderia escolher um conto que mais gostei, pois cada um possui ima particularidade e um ponto específico que me chocou ou impressionou, isso ao ponto de eu ficar horas pensando nas histórias, sejam acontecimentos ou pequenas frases.

Rivero não se prende a uma estrutura de escrita, ela simplesmente formata a história da maneira que mais toca o leitor, por vezes opta por um discurso mais sentimental, uma narração mais seca, um testemunho numa igreja pentecostal, sempre com nuances de iminência. Iminência do fim de uma vida, ou do começo de uma morte?

Os elementos culturais sulamericanos se apresentam de forma familiar, sem exigir explicações, pois é sobre um povo, uma história, raízes e veias. Alguns dos contos estavam bem longe da Bolívia, mas era possível ter esse sentimento conterrâneo, da expressão deuma cultural que Rivero passou com maestria.

Nunca foi tão belo ler sobre a morte, jamais foi tão confortante o desconforto da Terra fresca da sua tumba. Não vejo a hora de conhecer mais de Giovanna Rivero.
Danic.Coelho 17/03/2023minha estante
Uau!

Carol 11/01/2023

De luta e de luto
Perturbador, inebriante e doloroso. Faltam adjetivos para caracterizar a experiência que é ler Terra Fresca da Sua Tumba. É uma mistura caótica de sentimentos viscerais da existência humana, entre a resignação e a revolta; entre a melancolia e a culpa. Meu carinho especial vai para o conto ?Socorro?, uma síntese perfeita das intenções de Giovanna Rivero com a obra. Vale a leitura, vale a absorção, vale a experiência.

Aegla.Benevides 28/12/2022

Vi alguma nota que dizia que ?Terra fresca da sua tumba foi escrito quase em transe?, e não vejo forma melhor de descrever esse livro. Unindo o mágico ao rotineiro e o surreal ao cotidiano, Giovanna escreve esses seis contos como se de uma vez só: embora as histórias não sejam conectadas, a aura que permeia cada uma delas é a mesma.

A dor, a solidão, o gótico, a perturbação e uma pitada de erotismo fazem parte da construção desse livro, numa escrita completamente original tendo em vista as influências latinas. Já havia visto comparações de Giovanna a Gabo, e, tendo a conhecido, diria que ela traz uma visão mórbida do realismo mágico, apostando bem mais na realidade que precisamos pintar de mágica pra amenizar as feridas do caminho.

Assim, me surpreendi - ora positivamente, ora negativamente - com o que conheci da autora nos enredos: alguns são bem mais desenvolvidos, outros parecem se arrastar além do necessário. Gostei especialmente do primeiro, que traz a conversa de uma mãe com o colega marinheiro que acompanhou a morte do seu filho em um naufrágio; no entanto, outras temáticas ferozes são abordadas nos demais, como o incesto, o abuso sexual e psicológico e até um pouco de distopia no último conto.

Ainda que eu acredite que prefira conhecer a Giovana romancista (me pareceu que ela voa além quando não possui tanta limitação de palavras - não à toa, o conto que dá nome ao livro tem quase 60 páginas), é uma escrita que vale a pena conhecer pela riqueza dos detalhes e dos sentimentos tão presentes na América Latina de Rivera.

Cris 19/12/2022

O livro é bom mas acho que peguei no momento errado talvez eu volte a ler em outro momento. Os contos incomodam cada um a sua maneira estejam ciente disso antes de começar.

Diego Vertu @outro_livro_lido 09/12/2022

Dividido em 6 contos, o livro de Giovanna Rivero traça um paralelo entre os realidade e a fantasia e entre o belo e o macabro. A linha que une esses contos é a morte e como as famílias lidam com ela além disso o livro tem várias descrições sobre a Bolívia e seus encantos.
Confesso que esperava mais deste livro. Os contos são excelentes mas acho que se a autora tivesse diluído em um romance tinha nascido uma obra prima. Gostei muito da ambientação e como ela aborda os temas gatilhos. É interessante ver também como a morte é tratada principalmente nos países sul-americanos, achei a escrita um pouco confusa o que levou a descontar uns pontinhos.

Vinder 05/12/2022

Livro excelente de uma escritora sul-americana. Nessa livro de 6 contos, a escritora Giovanna Rivero escreve sobre morte e relações familiares, sempre relacionando com seu país, a Bolívia.