Mérito

Mérito Rachel Cusk

Resenhas - Mérito

Tuyl 07/05/2024

Eu realmente não sei como a autora consegue escrever um livro tão denso e rico baseado "apenas" em diálogo e sem um enredo aparente. Fascinante.

cinnamongir1 01/02/2024

Mérito.
?[?] quando o sol está nascendo através da névoa, aquilo lá tem uma beleza impossível de traduzir em palavras. Essa ainda é a maior alegria que eu tenho, disse ela, mas tem também sua própria crueldade, pois no auge da beleza pode me dar a ilusão de que teria havido outras alegrias, maiores, caso essa não me tivesse sido entregue como o meu destino.?

ter escolhido o livro com a capa de concha em uma livraria de curadoria independente durante a minha viagem de férias foi um presente que eu me dei totalmente por acaso (obrigada universo!).

meu histórico de leitura, e a quantidade infinita de marcações, revelam o quão encantada e capturada fiquei pela escrita da Rachel Cusk.

simplesmente amei a trilogia! os personagens, diálogos, reflexões, contrapontos - em muitos momentos me senti parte das conversas, porque sei que ficaram cmg de alguma forma.

já são parte da lista de livros que faço questão de indiciar e compartilhar com outras pessoas, ?.

janeiro foi um mês especial e essas histórias são parte do motivo; não tenho como não dar 5 estrelas e é mais um favoritado.

dopaninha 11/12/2023

Ouvinte ou simplesmente eu
Achei impressionante a capacidade de captação da essência do existir. Uma vez um artista de quem gosto disse que se sua vida fosse um filme não teria protagonista e seria basicamente uma visão em primeira pessoa da vida.
Esse livro é isso.
Abismada com a capacidade de escutar da protagonista. Sua imparcialidade e facilidade de captar a verdade do outro.
Identifiquei-me com o que não conhecia...e percebi que tudo parte do sentimento.

Sarah 05/03/2023

O último de sua trilogia, Mérito foi para mim o livro de Rachel Cusk de mais difícil leitura, não pela sua escrita que segue o estilo de Esboço e Trânsito, a história de Feye é contada através das histórias que ela ouve.
O que me incomodou no livro foi a falta de divisões de capítulos, a tradução me incomodou, mas como não fiz a leitura no idioma original pode ser uma impressão minha

BaYoshiko 06/01/2023

Não é possível que seja da mesma autora dos outros volumes
Eu não esperava muito do livro visto a mudança repentina na qualidade da escrita e das histórias que compõe esse terceiro volume, mas p*** que pariu, o final conseguiu fechar com chave de m****. Nem na desesperança mais profunda com essa narrativa, eu imaginaria o que aconteceu!

Mel 23/12/2022

Mérito fala sobre justiça, talvez. Dando fechamento a essa trilogia, Mérito parece questionar se depois de passar pelos processos de transformação se recebe de fato o que merece, mostrando diversas situações em que os resultados e recompensas são deveras questionáveis, se tratando, por exemplo, do meio literário (onde a personagem esta inserida).
Ao contrário do que imaginei lendo Trânsito, aqui a Faye não muda sua postura de ouvinte e tem um nível de participação e exposição nos diálogos semelhante aos outros livros.

De forma geral, a trilogia parece mostrar que o real é algo sobre o qual não se consegue falar, como colocado em um dos diálogos, que aquilo que não se é capaz de descrever ou representar pode ser a verdadeira realidade, por isso a recusa da autora de explicar e dar um sentido claro.

Particularmente, achei essas considerações muito pertinentes, ultimamente tenho pensado sobre o quanto o real nos foge do controle e do entendimento, sobre o quanto é complexa a rede de acontecimentos da qual estamos inseridos e, sendo ela fruto de coincidências ou predestinadas, não a conhecemos o suficiente para fazer uma representação clara e fiel

Carla Verçoza 23/09/2022

No último livro da trilogia, acompanhamos Faye em uma viagem para um congresso literário.
Assim como nos livros anteriores, aqui o foco é sempre o outro, são as interações com as pessoas que encontra pelo caminho, desde o avião até o hotel onde ocorre o congresso que ela está participando, seus entrevistadores, guia turístico, sua editora e outros participantes. Continuamos sem saber muito sobre ela, apenas que o filho foi morar com o pai.
A forma como ela narra os diálogos é a grande atração da obra, são conversas ricas, profundas, que nos fazem sentir como se estivéssemos presenciando. Aqui o cotidiano é o que atrai.
Gostei e achei que a trilogia se encerrou muito bem!

"Não estava claro exatamente por que isso havia acontecido, acrescentou ela, tirando que tudo relacionado à literatura parecia estar encolhendo, como se o mundo dos livros fosse governado por um princípio de entropia enquanto tudo o mais proliferava e se expandia. Os jornais agora davam às críticas metade do espaço que davam dez anos antes e as livrarias não paravam de fechar, e com a chegada dos e-books houvera até uns pessimistas dizendo que os livros como entidade física poderiam deixar de existir por completo. Como o tigre siberiano, disse ela, nós vivemos sempre ameaçados de extinção, como se os romances também já tivessem sido ferozes e agora estivessem frágeis e indefesos."

Leticiametal 14/07/2022

Rachel Cusk escreve com uma frieza de quem não vive a cena, apenas a relata. Mas então relata a cena com tanta exatidão, que me comove. É uma observadora de pessoas, diálogos e ambientes atenta. Tão atenta que não sei se ela realmente relata algo que aconteceu ou se é tudo fruto da imaginação. Livro maravilhoso para encerrar a trilogia. No entanto, se alguém começar a ler achando que será atendido no seu desejo de alguma jornada do herói, ou arco semelhante, vai se frustrar.

Lívia 25/06/2022

Faye ?
Adorei a trilogia!

Creio que não dê para conciliar pressa e Rachel Cusk, principalmente nesse último livro.

Os livros são curtos e repletos de pensamentos profundos que são pincelados pela autora e você que se vire com a cabeça explodindo rs

Recomendo!

Maria 31/05/2022

Mérito
O último livro da trilogia continuou envolvente até o fim.
Novos encontros da Faye com diversas pessoas que, nas conversas informais, acabam por revelar com profundidade episódios de suas vidas.
A riqueza de detalhes com que Faye discorre sobre a vida de seus interlocutores não se repete ao falar de si. Continuamos a pouco saber sobre a enigmática personagem. O que ela expõe é entrevisto por brevíssimas frestas nos diálogos.
A narrativa continua envolvente, com
experiências compostas por sentimentos, sensações, impressões, intuições, palpites, suposições e hipóteses, e muitas vezes confusas, intricadas e difíceis.

@buenos_livros 05/02/2022

Mérito - Rachel Cusk ??
"Havia reparado, por exemplo, que meus personagens muitas vezes eram provocados a realizar façanhas de autorrevelação por meio de uma simples pergunta e isso obviamente o tinha levado a pensar na própria profissão, cujo elemento central era fazer perguntas."
. 12/2022
. Rachel Cusk ??
. Tradução: Fernanda Abreu
. Romance | 192p. | 2018
. @todavialivros
. Uma grande decepção. Ao contrário dos dois primeiros livros da trilogia, onde os diálogos e personagens parecem reais, nesse a protagonista tem um poder de que qualquer desconhecido ao seu redor se abra, mostrem sua intimidade e vulnerabilidade, sempre em tom professoral e pedante como se estivessem em uma dissertação acadêmica. Uma eterna lamentação sobre a vida adulta e o mercado editorial, onde todos personagens parecem ter a mesma voz.
. ????

Faluz 12/09/2021

KUDOS - MERITO - RACHEL CUSK
Um jorro de histórias que se entrelaçam num dia a dia.
A autora possue um controle das narrativas de modo a se encadearem de maneira simples e precisa adentrando cada angústia ou presença das pessoas que a cercam. De uma maneira as vezes estranha e outras muito familiar nos possibilitando imuiscuir-nos nessas situações apresentadas.
Um deleite.

Let Carvalho 31/07/2021

A Rachel cusk e uma das melhores escritoras da atualidade. Ela finaliza essa trilogia de maneira especial e linda.