Sociedade vigiada

Sociedade vigiada Ladislau Dowbor

Resenhas - Sociedade vigiada

vagnerrg_ 01/01/2022

Esse livro aborda questões fundamentais sobre como a tecnologia tem alterado nossas formas de vida, dando ênfase à questão da vigilância e ao uso dos nossos dados. Cada um de nós deixa uma espécie de pegada digital, que pode ser utilizada (e é) para rastrear hábitos e, numa possibilidade mais profunda, ousar dizer quem somos a partir dos nossos hábitos digitais. Cada atitude no universo digital gera uma quantidade de dados que não sabemos ao certo como são utilizados pelas grandes empresas do Vale do Silício e por governos, mas que tendem a nos cercar, seja com sugestões de compras ou, o que é muito pior a meu ver, como vigilância e controle. Governos têm utilizado mecanismos de vigilância que rompem constantemente nossa privacidade. Acho que o livro arranha um pouco essa superfície de tentar compreender como a privacidade tem sido afetada pelo uso indiscriminado dos nossos dados; embora não seja tão denso quanto eu gostaria, consegue trazer uma quantidade de informações e alertas bem pertinentes. Acho que vale como introdução ao tema (tenho postado aqui na minha timeline outros textos que, a meu ver, merecem mais atenção). Pra mim, da leitura fica o reforço da necessidade de termos dados criptografados e sobre como é urgente pensarmos em mecanismos de controle que visem uma integridade da rede.