1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Faffys 31/12/2023

Interessante
A estória te faz refletir e associar com tudo que está acontecendo.
Como um livro da década de 50 pode ser tal atual?
Vale a pena a leitura
Tais210 31/12/2023minha estante
Tenho o mesmo pensamento

manuella.rosasilva 31/12/2023minha estante
Acredito que seja porque não importa o tempo que passe, as problemáticas se mantêm

Carol 20/06/2021

Um clássico que eu não esperava ler
Eu nunca achei que gostaria de ler clássicos, especialmente de ficção científica. Todos os comentários atuais sobre o livro me fizeram criar uma certa curiosidade e assim começar a ler. Levei 1 mês e meio pra finalizar, no início achei o livro super rápido, o meio tem uma construção de ideias muito densa que acaba diminuindo o ritmo, e o fim ficou um pouquinho confuso pra mim. Acho que vale a releitura um dia. Enfim, uma leitura muito necessária.

Tati 25/09/2022

Uma distopia ficcional atemporal, não é a toa que é um clássico literário. Narra uma sociedade que vive sob um regime totalitário que controla a mídia e vigia de perto a vida das pessoas buscando identificar possíveis opositores do poder. A história, também controlada pelo Estado, é constantemente reescrita e d eum ponto de vista único que privilegia quem está no poder.
Junto com Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451, é um livro necessário pra entender um pouco de política e mundo.

jsilveira 30/01/2022

Leitura obrigatória
A verdadeira face do socialismo e do totalitarismo!

George Orwell descreve sem hipocrisia e com exemplos cotidianos, o que há por traz de ditaduras como a chinesa, a venezuelana e muitas outras: poder pelo poder. Projeto de perpetuação de uma elite no poder, sob o discurso de luta pela classe pobre.

Compre através do link: https://amzn.to/3oxAvIH

Kamila.Rodrigues 16/10/2021

Intrigante
Esta obra me fez pensar na importância da liberdade. Fico imaginando o quão terrível seria a vida sem poder expressar o que sente, fazer escolhas ou sequer pensar o que quiser.
Carol 16/10/2021minha estante
Tô doidinha pra ler!!!

Kamila.Rodrigues 16/10/2021minha estante
Recomendo!!

JurúMontalvao 30/05/2023

1984 não nasceu em mim
É uma pena pq tinha grande espectativa, mas acontece...e vida q segue.
Meu pensamento final foi: gente do céu, q coisa tosca!
Maaaaas, conhecendo-me a a mim mesma, é possível q eu não tenha entendido 99% do rolê, afinal meu cérebro é prole. O Orwell entende! ?

Natalia.Castro 22/07/2021

Todo mundo deveria ler
1984 é um clássico que parece ter sido escrito nos dias atuais. Um livro pesado, tem que ter estômago pra ler, mas que abre a sua mente e te mostra que, uma distopia, nem sempre se encontra tão longe da sua realidade.

DouglasPires 16/04/2024

Incrível
Esse é um daqueles livros que te faz repensar a vida. Por isso torna-se um livro essencial para ler antes de morrer.

LivroAleatorio 17/08/2021

Incômodo, angustiante, cruel.
Envolto em uma atmosfera densa, esse livro retrata um regime totalitário de um mundo em uma guerra infinita. Winston, um trabalhador do Partido, é funcionário do Ministério da Verdade e a única verdade que pode existir é a verdade do Partido. Assim sendo, seu trabalho é alterar os fatos para que a história conte a história que o Partido quer que seja contada. Não consigo chamar isso nem de fake news, porque não sabemos qual versão era real, ou se algumas delas é visto que as versões anteriores são destruídas. A verdade, é a verdade do Partido e todos são vigiados constantemente. Ter pensamentos contra o Partido é crime, amar alguém que não seja o Grande Irmão (líder do Partido) é crime, dentre outros, toda atitude suspeita ou emoção são crimes e diz-se que todos os crimes são pagos com a vida.
Ao ler a história me senti profundamente incomodada, mas acho que essa é a intensão do livro. O incômodo de ser vigiado, o incômodo de não poder vacilar nem por 1 segundo, a pressão de viver uma mentira, a ânsia por liberdade, o desejo de ter uma força rebelde, de ter melhores condições de vida, de se apegar ao que você considera ser verdade, mesmo que o mundo destrua suas provas.
A partir da segunda metade do livro o desconforto só cresce e se intensifica e em algumas partes a vontade de fechar o livro para fugir desse universo fica cada vez maior, mas ao mesmo tempo a esperança e a curiosidade nos mantém lendo até o fim.
Recomendo muito a leitura, mas saiba que você vai associar muitas coisas que vemos hoje com ele e isso vai ser desesperador e angustiante também. 1984 É um livro sobre o poder e a liberdade e como não devemos nos amolecer quando algo não nos agrada em um governo.

Nay =D 15/04/2024

Lacunas
A leitura até que começou de forma interessante, mas de repente começou a ficar confusa parecendo que faltava algumas partes. Não sei se foi essa a intenção do escritor, mas se foi conseguiu alcançar o objetivo com sucesso.

Monalisa.Ludwig 15/12/2022

Bom, mas cansativo
Sempre tive curiosidade de ler os livros deste autor. Vi pessoas comentando recentemente sobre este livro e a semelhança da ficção com nossa realidade atual.

Em vários momentos trouxe reflexão sobre a organização de uma sociedade regida pelo autoritarismo, o poder pelo poder, a manipulação pelas mídias. Mas acho que faltou um aprofundamento na história dos personagens, que acabou ficando muito superficial. E o final foi bastante vago, sem graça.

Leitura interessante, mas bastante cansativa.

LAvia196 29/12/2022

Não vou mentir, pra mim o livro ficou parado até uns 50% porém de certa forma isso não é ruim. A construção de mundo é boa e, tudo o que não acontece nas primeiras partes do livro, acontecem no final.
Sendo um livro distópico clássico do século passado, o final não me incomoda, pois retrata bem a realidade do que aconteceria em tal universo.

Iva 03/09/2021

Para refletir
Um daqueles livros que te fazem refletir do começo ao fim. E depois da leitura... principalmente se formos parar pra analisar os dias em que vivemos.
Infelizmente, algumas coisas não muito diferentes do que o livro aborda - em especial em alguns lugares do mundo, em algumas culturas

Mas vale muito a leitura se quisermos fazer diferente, se quisermos mudar nossa própria realidade.

feh oliver 18/06/2022

Uma leitura boa, porém não excelente
1984 é um dos livros clássicos mais bem falados. Eu já estava para relê-lo a muito tempo, mas resolvi fazer isso agora.

A primeira vez que eu li 1984 foi com 12 anos, então digamos que eu não tinha muita noção da grandiosidade das reflexões kkkkkkkk. É por isso que eu resolvi ler novamente, e acredito que tenha sido uma leitura satisfatória.

As reflexões são realmente muito boas, e o fato da sociedade narrada ali ter tantas semelhanças com a nossa, é assustador. O desenvolvimento do universo também é algo mto interessante visto que foi um livro escrito em 1949. Porém, na minha visão, o livro não é lá essas coisas.

Sim, as reflexões são ótimas. Porém a leitura é bem cansativa. Os parágrafos são GIGANTES e raramente a leitura virava algo dinâmico. Em alguns momentos, eu tive que pular as páginas (principalmente na parte do livro secreto) pq simplesmente não fazia sentido algum, e juro, não sinto falta nenhuma das páginas que eu pulei. Acredito fielmente que se a história fosse resumida em um conto, com certeza ficaria melhor.

Fora que eu senti muita falta de me aproximar dos personagens, o que não me gerou mto apego durante a história.

O final também me incomodou bastante. Foi como se o autor tivesse jogado qualquer final só para terminar.

Devido às reflexões ? que realmente são muito boas ? eu dou nota 3.5. Acho que faltou mais desenvolvimento dos personagens, mais dinamismo na história e o final foi muito sem graça.

Recomendo sim, porém não acho que seja uma leitura obrigatória. Existem muitos outros livros clássicos que realmente valem a pena ler.