1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Natalia.Laguna 23/05/2024

Excelente
Livro completamente atual, te faz refletir sobre todas as tecnologias que usamos hoje e o quanto somos refréns delas.

Bruna.Gabrille 13/05/2024

Apenas um prelúdio para "Julia"
Assim que soube que Sandra Newman havia lançado uma versão feminista de "1984" sob a perspectiva da personagem Julia, corri para revisitar a obra de Orwell.

Para quem já leu, sabe das inúmeras problemáticas na forma como o autor abordava o protagonismo feminino e o relacionamento grotesco de Winston Smith e Julia, a qual era tão "sem importância, secundária e manipulável" (embora fosse extremamente mais inteligente e ligeira que o próprio protagonista), que nem um sobrenome ganhou.

No geral, todos conhecemos esse clássico da ficção científica (mesmo que por alto), da distópica sociedade da Oceania, comandada pelo Grande Irmão e suas teletelas. Embora parta da crítica a regimes totalitaristas, é apenas dessa forma como a obra deve ser encarada, uma ficção.

Nunca antes havia tido paciência para audiobooks, principalmente porque minhas experiências anteriores foram terríveis! Leituras brancas e sem emoção, mas devo aplaudir essa versão que, além de muito caprichada, com boas atuações (na sua maioria), também contou com efeitos sonoros. Quase como uma rádionovela ou audiosérie.

Agora com a obra mais fresca no HD, vamos de Julia!

Arlete.Lety 01/05/2024

Cansativa
História cansativa, optei pela versão audiobook. Mas não é ruim, conteúdo que nos faz refletir sobre os abusos de regime de ditaduras.

DouglasPires 16/04/2024

Incrível
Esse é um daqueles livros que te faz repensar a vida. Por isso torna-se um livro essencial para ler antes de morrer.

Nay =D 15/04/2024

Lacunas
A leitura até que começou de forma interessante, mas de repente começou a ficar confusa parecendo que faltava algumas partes. Não sei se foi essa a intenção do escritor, mas se foi conseguiu alcançar o objetivo com sucesso.

Naná 04/04/2024

Excelente. Foi diferente do que eu esperava, mas acho que por eu ter sempre uma esperança otimista. O livro traz reflexões profundas sobre a verdade, a importância da memória e do passado. Além disso, me fez pensar sobre o paradoxo da nossa impotência/nosso poder enquanto indivíduo num coletivo. Foi uma leitura mais lenta a princípio, mas que me manteve presa da metade pro final. Recomendaria a qualquer um, independente de se gostar da estória, apenas pelo exercício da reflexão.

Faffys 31/12/2023

Interessante
A estória te faz refletir e associar com tudo que está acontecendo.
Como um livro da década de 50 pode ser tal atual?
Vale a pena a leitura
Tais210 31/12/2023minha estante
Tenho o mesmo pensamento

manuella.rosasilva 31/12/2023minha estante
Acredito que seja porque não importa o tempo que passe, as problemáticas se mantêm

Cristiane 09/08/2023

Absurdamente bom!
Um livro atemporal, uma leitura que merece ser refeita muitas vezes ao longo da vida, pois ensina muito de uma forma envolvente, tratando de assuntos importantes de representação histórica sem ser algo massante e cansativo.
George Orwell sabia muito bem o que fazer com as palavras, o que fica evidente nessa obra, quando nos apresenta uma sociedade em que o Governo tem total controle sobre a sociedade, de forma assustadora e abusiva.
É impossível visualizar um final feliz para os personagens, e ao passo em que o narrador vai descrevendo as características desse Governo e a forma como eles manipulam a sociedade, mais o leitor se convence de que tudo vai dar errado para o protagonista.
Os elementos usados pelo autor para descrever esse universo, bem como as definições irônicas criadas pelo partido para explicar as diferentes formas de controle são tão absurdas e temíveis, que se torna quase impossível não se assustar com o quanto é grotesca a lavagem feita na mente das pessoas.
Um livro sensacional com uma história bastante reflexiva sobre o uso inconsequente do poder.
Recomendo muito!

JurúMontalvao 30/05/2023

1984 não nasceu em mim
É uma pena pq tinha grande espectativa, mas acontece...e vida q segue.
Meu pensamento final foi: gente do céu, q coisa tosca!
Maaaaas, conhecendo-me a a mim mesma, é possível q eu não tenha entendido 99% do rolê, afinal meu cérebro é prole. O Orwell entende! ?

LAvia196 29/12/2022

Não vou mentir, pra mim o livro ficou parado até uns 50% porém de certa forma isso não é ruim. A construção de mundo é boa e, tudo o que não acontece nas primeiras partes do livro, acontecem no final.
Sendo um livro distópico clássico do século passado, o final não me incomoda, pois retrata bem a realidade do que aconteceria em tal universo.

Monalisa.Ludwig 15/12/2022

Bom, mas cansativo
Sempre tive curiosidade de ler os livros deste autor. Vi pessoas comentando recentemente sobre este livro e a semelhança da ficção com nossa realidade atual.

Em vários momentos trouxe reflexão sobre a organização de uma sociedade regida pelo autoritarismo, o poder pelo poder, a manipulação pelas mídias. Mas acho que faltou um aprofundamento na história dos personagens, que acabou ficando muito superficial. E o final foi bastante vago, sem graça.

Leitura interessante, mas bastante cansativa.

Tati 25/09/2022

Uma distopia ficcional atemporal, não é a toa que é um clássico literário. Narra uma sociedade que vive sob um regime totalitário que controla a mídia e vigia de perto a vida das pessoas buscando identificar possíveis opositores do poder. A história, também controlada pelo Estado, é constantemente reescrita e d eum ponto de vista único que privilegia quem está no poder.
Junto com Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451, é um livro necessário pra entender um pouco de política e mundo.