Cartas de C. S. Lewis

Cartas de C. S. Lewis C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de C.S. Lewis

almeidalewis 31/07/2021

Intimidade
Nesse conjunto de escrita pessoal está contido muitos detalhes da vida privada de C.S.Lewis ,seus principais pensamentos, sentimentos reflexões sobre os mais variados assuntos,como foi seu percurso de vida ( amigos,faculdade,sua família,seus passos até chegar no cristianismo, crítica literária,o desenvolvimento dos seus principais livros...).As cartas estão em ordem cronológica e nelas podemos acompanhar o amadurecimento das ideias de lewis,sua vida acadêmica,enfim para aqueles que já conhecem lewis essa literatura é uma pérola de detalhes que acrescentará ainda mais na compreensão da construção de algumas de suas obras das circunstâncias da sua vida que elas foram desenvolvidas seu relacionamento conturbado com seu pai e muitos mais detalhes.
Gabrielle 01/08/2021minha estante
Meu livro está a caminho, não vejo a hora de ler!

almeidalewis 01/08/2021minha estante
Nesse Gabrielle tem muito mais detalhes do que todo meu caminho diante de mim ?... a parte do relacionamento dele com o pai...O contexto do desenvolvimento de suas principais obras ?...os anos finais de sua vida ????

Rogério 08/11/2021minha estante
Tenho gostado demais desse livro. Em determinada altura pensei em desistir, porque há muitos assuntos que não são do meu interesse, mas de um modo geral é maravilhoso muitos dos insights do Lewis sobre a fé cristã. Tenho que reler todas as marcações que fiz. Muitas pérolas!

almeidalewis 08/11/2021minha estante
Eu gostei muito Rogério dos pormenores, pois conheço lewis há quase duas décadas e desejava muito saber esses detalhes da construção da vida, do saber e dos relacionamentos dele para entender melhor. Esse era um material inconcebível há duas décadas atrás.Eu tinha curiosidade por esse lewis como ele se relacionou com essa realidade ( faculdade, vida doméstica, relacionamentos com amigos e família )... Eu entendo que esse coletânea de cartas não agrade a muitos leitores, no entanto para aqueles que o conhecem há um tempo oferece um leque maior para a sua compreensão. Boa leitura Rogério ?????

Taty 26/11/2021minha estante
Se gostou desse acho que vai gostar de o dom da amizade biografia sobre Lewis e Tolkien

almeidalewis 26/11/2021minha estante
Sim,?.creio que sim ?.

marcosm 16/07/2022

Cartas de C. S. Lewis
Nunca sei como responder àquela pergunta: "com qual personalidade da história você gostaria de conversar por alguns minutos?". Muito provavelmente, seria o 'Jack' Lewis.
Não sei descrever o prazer de ler estas cartas. Já tinha lido, há muito tempo, Cartas a uma senhora americana e amado. Muito mais do que esperava gostar de um livro de cartas. Este segue na mesma linha, mas é muito maior e francamente não queria que acabasse. Não concordo com algumas das posições dele, mas a gentileza e a facilidade com ele se mostra atencioso. E todos os livros que menciona... Enfim, vou manter este na cabeceira e vez por outra reler algumas destas cartas.

Marques 24/01/2022

19/01 - Cartas de C.S. Lewis
esse é o segundo livro de teor biográfico que leio sobre o autor. e é, digamos, uma narrativa crua. temos aqui em mãos cartas, textos íntimos, que esse querido autor enviou para outras pessoas ao longo de toda sua vida. essa seleção, realizada por seu irmão, nos mostra que Lewis colocava em prática muito daquilo que dizia em seus trechos. é sensacional poder ver essa outra face do autor e reconhecê-lo da mesma forma.

não foi uma leitura prazerosa. confesso que penei mais do que em Todo Meu Caminho Diante de Mim, uma série de diários do autor. ainda assim pude aprender e levar muito do que ele tinha para ensinar para minha vida. ainda assim deve-se salientar que Lewis foi fruto de seu tempo e, sendo assim, tinha uma série de pensamentos típicos de um homem conservador inglês do meio do século XX. a leitura deve sempre ponderar esse fato e, assim, utilizá-lo para extrairmos o melhor que o texto tiver a oferecer.

só uma coisa que não gostei muito: temos grandes partes de TMCDdM ao longo das cartas. embora a ideia de contextualizar pareça legal, senti que tem umas 50 páginas de coisa que eu li duas vezes.

7,5/10 - ainda assim é um livro bacana e instrutivo

Thiago 03/10/2021

Desperdício de tempo...
O livro é extremamente decepcionante, tanto por seu conteúdo quanto pelo trabalho de edição.
Com relação ao conteúdo, temos um livro que se diz de cartas contendo enormes trechos de diário do autor, muito similares a "Todo meu caminho diante de mim", o que foge da proposta inicial. Há uma ênfase muito grande na juventude de Jack. Isso faz com que percamos (ou tenhamos menos, proporcionalmente) os momentos de sua maturidade, comentários sobre suas obras e sobre suas ideias mestras. Há muitas cartas desinteressantes, parecendo que o objetivo é, simplesmente, conhecer "o homem por trás do autor" ao mostrar um excesso de trivialidades.
Quanto à edição, este é mais um (consigo me lembrar rapidamente de "Aquela Fortaleza Medonha", mas há outros) em que há erros crassos. Na mesma página, escreve-se o nome de Spenser de forma correta e com C, erram-se nomes de destinatários (Edward vira Edwards e Lockley vira Loockley), usa-se "mesmo" como pronome, não se usa pronomes da forma correta, um sem número de descuidos... Destaco o uso das notas de rodapé explicativas. A coleção é marcada por tentar explicar os contextos, mas, há alguns volumes, as explicações são rasas, repetitivas ou inúteis. Há mais de uma nota sobre Milton e sobre o Paraíso Perdido, além de duas sobre Byron na mesma página. A do Dr Johnson só é inserida praticamente no último terço do livro (sendo que ele é citado várias vezes antes). Não há nem a preocupação em manter as mesmas traduções dos títulos de seus livros. A editora publicou "O Problema da Dor", "Além do Planeta Silencioso" e "Aquela Fortaleza Medonha" (este último com uma explicação enorme sobre a escolha do termo). Contudo, o tradutor fala de "O Problema do Sofrimento", "Longe do Planeta Silencioso" e "Esta Força Medonha"...
Em suma, uma pena. A ideia da coleção é maravilhosa, trazer edições de luxo recheadas de explicações de um dos autores mais magistrais do século XX. No entanto, não sei o que houve, se a pressa de lançar vários volumes rapidamente ou se alguém com padrões menos elevados de qualidade ou mesmo conhecimento linguístico aprofundado, acabamos com alguns produtos bem abaixo do esperado.

iarakessia 11/01/2024

Cartas de cs lewis
Como o título já entrega o conteúdo, não tem muito o que se dizer. Muito bom ter acesso às cartas do Lewis. Da pra ir notando a mudança de tom com o passar dos anos, mas não a diminuição da sabedoria. Incrível ver como ele citava livros e livros.

Leitora 07/05/2024

É muito interessante ver a evolução dele conforme os anos foram passando. Foi triste ver ele logo após a morte do pai e da esposa