Grimório das Bruxas

Grimório das Bruxas Ronald Hutton

Resenhas - Grimório das Bruxas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mercia50 18/05/2024

Livro fantástico, muito bem documentado, todo referenciado.
É importante salientar que tem um viés acadêmico e não místico.
Dá para entender muito da história e do contexto político e social.
Senti falta de uma visão da América latina e da África, novamente um forte viés europeu de estudo, já que a maioria deles se concentra em estudar esse contexto na Europa.
Quem tiver dicas de livros que adentrem mais essas questões em outros continentes, a sugestão é bem-vinda.

Mirella 15/05/2024

Desmistificando as Bruxas!
O livro reúne todo um contexto histórico das bruxas e da magia, desde o Egito até os tempos modernos.
Muito do que falam sobre as bruxas não passa de mito, dentre outras coisas que também são reais.
Muitas das mulheres "viraram" bruxas na boca dos vizinhos e até dos próprios maridos que abusavam delas, para que fossem punidas de alguma forma. Muita coisa horrenda foi realmente inventada, nossa.

imeowfilms 22/04/2024

Eu demorei MUITO pra ler ? mas não significa que é um livro ruim!!! O meu tá cheio de post-it, marcações e anotações por mais que eu tenha ficado super confusa várias vezes durante a leitura. A edição é lindíssima ?

Camila 22/04/2024

Por ser um livro mais sobre pesquisas e histórias ele é mais cansativo. Mas mesmo assim vale a leitura.

Ale 20/04/2024

O livro retrata como foi a origem, a perseguição. Desde o começo até os dias atuais. Foi feita uma pesquisa muito interessante e profunda. Pra quem deseja conhecer a história, esse livro é muito bom.

Peter.Molina 01/04/2024

Bruxaria atemporal
Nesse livro grandioso, o autor nos conta uma história detalhada da bruxaria, desde aspectos sociológicos, políticos, passando por questões religiosas, disputas de poder e muita mitologia. Não ha nada de maligno no livro, mas sim um compêndio imenso sobre a história da bruxaria através dos séculos, com várias informações acadêmicas, relatos de julgamentos e estudos cientificos sobre o tema. A quantidade gigantesca de informações pode dificultar a leitura, destinada aos apreciadores do tema. A edição é primorosa, repleta de lindas ilustrações que enriquecem a leitura. Ao final temos um glossário com uma seleção de filmes muito boa sobre o tema, mais de 50 páginas de referências bibliográficas utilizadas pelo autor, e um conto de horror e feitiçaria do melhor estilo. Excelente livro pra quem gosta da temática.

Maria Rosa 20/03/2024

História
Muito bom e traz muitas informações interessantes, mas fica muito repetitivo. Em várias páginas parecia estar relendo o trecho, ficou cansativo. Fiz várias anotações para continuar minha pesquisa.
É muito interessante ver como a sociedade lida com a existência da magia e suas aplicações, ao longo das épocas e em cada região, e como foi influenciada pela religião e pela política.
Fica evidente que a mulher não pode se destacar, sem sofrer retaliações, apesar de homens também serem acusados e condenados por bruxaria.
Vale a leitura e análise, por se tratar de um tema muito complexo.

MariLê 07/03/2024

Histórico e encantador.
Demorei alguns dias para pegar o ritmo do livro, mas sempre que pegava ficava imersa. Ele propõe propostas bacanas em como o preconceito e a religião criaram um monstro que impacta na vida de pessoas reais - em principal mulheres - até hoje. Não releria entretanto.

Vasconcelos 23/01/2024

Um verdadeiro Grimório com conhecimento místico de bruxaria
Ronald Hutton não poupou tempo em sua pesquisa e elaboração do seu livro ?Grimório das Bruxas?. A obra me ensinou coisas que eu nem imaginava sobre a aparição da bruxaria na sociedade humana.

O conteúdo entregue no livro e o mais completo possível. Recheado de fundamentação teórica, relatos, imagens e tudo que há de melhor para trazer um conteúdo completo e lindo para os leitores.

Hutton nos entregou um verdadeiro livro-reportagem, digo isso com propriedade de uma jornalista que teve como seu Trabalho de Conclusão de Curso um livro-reportagem. O trabalho de procurar fontes e conversar com elas, ir em busca de material histórico e no final juntar todos os dados coletados em uma narrativa concisa, fluída e que pode agregar informação para seus leitores é sensacional!

Em alguns momentos era tanta informação que eu recebia, que fiquei com um pequeno burnout, mas isso não me impediu de continuar a ler nem que fosse apenas 10 páginas por dia. Tudo para conseguir concluir uma obra feita com tão esmero por Ronald Hutton e a editora DarkSide.

No mais a diagramação é maravilhosa, tirando algumas páginas nas quais apareciam letras que formavam a palavra ?Bruxas? no final. Essas letras foram diagramadas com cores muito escuras que dificultavam a leitura daquelas páginas.

Sinto que agora posso participar de provas sobre qualquer temática da história da bruxaria! Afinal, li um rico livro sobre as Bruxas.

19/01/2024

Um mergulho na história
Este foi o primeiro livro de não ficção que me empolguei para ler e quis tanto ter. E minhas expectativas foram superadas.

Mergulhar na história para entender sobre a figura da bruxa foi realmente empolgante, mas, claro, tudo isso foi segundo o conceito de que é alguém que usa magia para fazer mal aos outros.

Mas isso não deixou menos interessante! Eu adorei entender mais sobre tantos clichês e falas que perduram a bruxa como uma figura ruim. Também gostei de entender o papel do cristianismo na formação dessa figura.

Foi uma jornada histórica muito proveitosas e eu adorei casa capítulo!

O livro tem uma narrativa mais acadêmica, sim, mas não é difícil de ler ou compreender. Além disso, a edição é belíssima e tem conteúdos extras que adorei.

Granx 07/01/2024

Nhe
Pelo título, eu esperava algo mais "bruxesco", não que seja um livro ruim, pelo contrário, ele traz embasamentos históricos muito enriquecidores.

maria cueca 05/01/2024

Bruxaria
É fato que esse livro desmente muita coisa e bota em prova a história e a origem da repressão ao obscuro, entretanto problemas de sequência cronológica e a tentativa de um olhar geral me incomodaram muito.

Yuri219 28/12/2023

Magia
O livro é simples perfeito!
Pra quem gosta desse mundo das bruxas, o livro vai ser uma obra prima, os cara conseguiram trazer pesquisas e fatos pra um único livro.
Tem histórias das bruxas e contos mostrando como tudo começou e como é.

King Nikolai wife 27/12/2023

Assim, é um livro histórico e tals então tipo n tem o que comentar, pq foram só relatados fatos e é isso.

Gelinskið¦ 22/12/2023

O livro trata sobre a história da bruxaria, de uma maneira claramente feita para estudo histórico, então acaba sendo uma leitura bem cansativa mas mesmo assim muito interessante. Gostei muito do livro e o autor cita as referências de tudo que é falado no livro, isso torna com que o conteúdo seja um pouco mais confiável para quem está em busca de estudar sobre a bruxaria

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6