Ali Babá e os Quarenta Ladrões

Ali Babá e os Quarenta Ladrões Galland




Resenhas - Ali Babá e os Quarenta Ladrões


12 encontrados | exibindo 1 a 12


lauraods1 20/10/2023

Quem tem uma Morgiana na vida tem tudo
Relendo esse clássico da infância percebi que Morgiana a serva é muito mais protagonista do que o próprio Ali Baba.
Gabriel.Moreira 16/02/2024minha estante
Exatamente




Fernando Tôrres Campos 29/06/2023

Surpreendente
Uma leitura fácil, agradável e com muitas surpresas. Considero interessante que se nos perguntarem sobre algumas histórias como por exemplo: A Brande de Neve, Os Sete Anões, entre outros, vamos dizer que conhecemos, mas se nos pedirem para contar não saberemos. Esse é um dos que eu já ouvi falar, mas não conhecia de fato sua história. Muito aprendizado em poucas páginas.
comentários(0)comente



Gabriel.Moreira 02/04/2023

Superou TODAS as expectativas
Eu tenho esse livro na estante a mais de 10 de anos e o meu eu criança nunca se interessou por ele pois achava a capa extremamente feia...agora crescido eu estou fazendo uma limpa na minha biblioteca lendo TODOS os livros que eu não le ainda, e me daparo com uma preciosidade dessa,Não devemos julgar o livro pela capa.
Apesar de ser um "clássico universal" como a própria capa do livro diz e eu me senti lendo uma história contemporânea em relação a escrita; E em relação a história ela é muito boa também,a melhor personagem é a Morgiana a fiel serva da casa de Ali Babá que é super empoderada,inteligente e eu amei porque tipo em tese esse é um livro que deveria ser "retrógrado" em relação as mulheres e quando eu comecei a leitura eu tive o preconceito de achar que seria um conto machista mas não ele até que está bem a frente do seu tempo,e eu fiquei tipo: não se deve mesmo julgar antes de dar uma chance.
Sem falar da imersão na culltura muçulmana e do Oriente Médio que é perfeita,quem diria que sésamo é na verdade um outro nome para gergelim, e que o sal na cultura de lá pode denunciar inimigos dentro de nossa casa, amei o conto foi super legal de ler e ele é bem curtinho então eu le em uma só manhã e valeu a pena.
comentários(0)comente



priscila1016 30/12/2022

Ali babá e os qurenta ladrões
Peguei esse livro para ler no meu tempo livro no trabalho e não me arrependi.
Muito bom ver esse edição de uma história clássica.
comentários(0)comente



Foks Petro 17/04/2022

Aladdin bom sqn
Não gostei do livro por quê a historia é muito chata e acho quê teria gostado porque aladdin é ums dos meus filmes favoritos.
comentários(0)comente



Thainá Brandão 10/12/2021

Que interessante
Mais uma experiência pelo áudiobook e, sinceramente, muito satisfatória. Não conseguiria cumprir essa leitura de outra forma, uma vez que a escrita é enrolada demais, todavia, amei!
comentários(0)comente



Heidi Gisele Borges 17/03/2021

Os contos dos livros As Mil e Uma Noites foram escritos há muitos anos, não se sabe exatamente por quem. É uma coletânea bastante conhecida no Oriente Médio e passou a ser difundida no Ocidente depois da tradução de Antoine Galland (1646-1715) para o francês em 1704, e conta a história de Sheherazade, uma mulher que depois de ter se casado com o sultão, que mandava cortar as cabeças de suas noivas no dia seguinte ao casamento, foi mais inteligente e todas as noites contava uma história, tomando o cuidado de interromper no momento mais interessante, deixando o marido sempre curioso para saber do final. Assim ele acaba se apaixonando pela esposa.

Em Ali Babá e os Quarenta Ladrões acompanhamos a história de Ali Babá, um pobre lenhador que precisa trabalhar muito debaixo de sol e chuva para sustentar a sua família.

Certo dia, enquanto corta lenha, se aproximam vários homens, mas Ali Babá consegue se esconder a tempo, subindo em uma árvore, também para saber o que tantas pessoas queriam ali.

Logo, percebe que são ladrões, então passa a ficar apreensivo. A sorte é que eles não percebem os três burrinhos parados ali perto. O que parece ser o chefe abre caminho por entre os homens, para em frente a um rochedo e grita: "Abre-te Sésamo!" Ao falar a tão conhecida frase - quem nunca a ouviu? - faz rolar uma grande pedra em uma passagem na montanha. Todos entram e passam um certo tempo lá.

Depois que os quarenta ladrões se vão, é a vez de Ali Babá, que já sabe o segredo da porta secreta, entrar. Ele consegue e lá dentro descobre um tesouro imenso! Para não dar muito na vista de que esteve ali, pega somente moedas, assim também seriam mais fáceis de negociar sem chamar a atenção de ninguém. E que fosse uma soma que pudesse dividir com conhecidos. Pega seus três burrinhos carregados de lenha e vai para casa.

Já em casa, mostra o tesouro à esposa, ela acredita que ele roubou alguém, mas depois tudo foi explicado e ficam bem. Então a mulher vai à casa de Cassin, seu cunhado, pedir um medidor grande à sua esposa.

Cassin e a mulher ficam bastante intrigados com a situação, pelo tamanho do medidor, eles não teriam tantos produtos para colocar nele. Então acabam por descobrir que o medidor serve para colocar moedas e saber, por alto, quanto de dinheiro eles têm.

Enquanto isso, os quarenta ladrões se dão conta de que falta ouro no esconderijo.

A ganância sobe à cabeça dos cunhados e a partir daí todos passarão por desafios, princípios desviados e demonstrações de amizade.

A história é rápida e simples, de leitura bastante agradável.

Ali Babá e os Quarenta Ladrões é a terceira história que leio e, sem dúvidas, me prendeu como os outros: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa e História de Simbad, o Marujo. Leia e se encante com essas histórias tão ricas.

Beco do Nunca
http://www.becodonunca.com.br/


site: http://www.becodonunca.com.br/
comentários(0)comente



Bela Cris 18/02/2019

Deu vontade de ler "As mil e uma noites"
Ótimo livro para quem quer iniciar o hábito de ler. Com uma linguagem simples e fácil de entender conta uma das histórias do livro "As mil e uma noites". "Ali Babá e os quarenta ladrões" mostra a cultura mulçumana, a esperteza de uma mulher para salvar sua "família", expõe a fatalidade que atinge aquele que é invejoso e ganancioso e a paz que encontra quem é generoso e bondoso.
comentários(0)comente



Ana 13/02/2018

Com grandes riquezas chegam grandes perigos
Ali Babá é um lenhador pobre que leva a sua vida de forma honesta, o quanto pode ser.
Até que um belo dia, como que por acidente, sua vida muda radicalmente.
Com estas simples palavras: ''Abre-te, Sésamo'', as portas de uma caverna misteriosa cheia de tesouros abrem-se para ele, que fica rico da noite para o dia.
Mas também, além de rico, ele torna-se o alvo principal da ira dos 40 larápios que haviam descoberto a caverna valiosa antes dele...
Nesta história, destaca-se a valiosa amizade de uma bela criada que livra Ali Babá
da ira dos ladrões, com sua esperteza, como nunca se viu.
Esta é uma história que vem fascinando gerações há séculos, e posso entender o motivo. Quem nunca sonhou em ficar rico sem esforço e através de mágica?


comentários(0)comente



Gisa 24/08/2015

Vale a pena conhecer
Por mais estranho que possa parecer eu não conhecia direito a história de Ali Babá. Mas ajudando meu marido com a mudança para a minha casa, encontrei nas suas coisas este livro. E claro que fui me aventurar e conhecer esta história.

Como eu não devo ser a única pessoa aqui que ainda não conhecia a história, vou falar um pouquinho sobre ela.

Ali Babá e os Quarenta Ladrões conta a história de um pobre homem que um dia encontra em uma caverna um grande tesouro e resolve tomar para si algumas destas moedas.Tempos depois, descobre que esse tesouro pertence a quarenta ladrões e que eles estão dispostos a tudo para recuperar a parte da fortuna que Ali Babá se apoderou.

Existem inúmeras adaptações desta história. Há filmes, desenhos, livros e mais livros. A versão que eu li era de um projeto de doações de livros que o governo fez para as escolas. Então ao final do livro, ainda encontramos algumas explicações sobre determinados fatos da história e até algumas questões históricas, o que torna o livro ainda mais interessante. Sem falar que ele é cheio de ilustrações e as páginas são acinzentadas e a letra é muito confortável para ler.

Por se tratar de um livro voltado para o público juvenil, a escrita é muito leve e eu li bem rapidinho. Mas acredito que todo o tipo de leitor gostaria de conhecer esta história que fala sobre o perigo da ambição.

Se eu pudesse fazer uma alteração no livro*, seria o nome. Sem sobras de dúvidas, o personagem que rouba a cena é a empregada de Ali Babá. É graças a ela que o livro tem determinado desfecho. E tudo o que ela ganha é um casamento com o mocinho bom partido que até então nem havia aparecido. Machismo? Magina. Sim, eu entendo o contexto cultural. Mesmo assim não quer dizer que eu concorde.

Então ignoremos este fato, o livro é extremamente bacana. Não sei como havia vivido tanto tempo sem conhecer esses quarenta ladrões, hehehhe.

*Pessoal, andei pesquisando e vi que há várias versões desta história. Em algumas versões não há a empregada e o inteligente é mesmo o Ali Babá. Então meu comentário é para a versão que eu li.

Por isso se você ainda não conhece, trate de achar uma adaptação para você conhecer. Vale a pena. Juro!!!

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/08/ali-baba-e-os-quarenta-ladroes-antoine.html#comment-form
comentários(0)comente



Inlectus 19/04/2009

Muito bom mesmo.
Não é sem motivo, que esse livro atrevessou os tempos, sempre fazendo muito sucesso. É uma leitura de fato muito divertida.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR