O Assassinato de Roger Ackroyd

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Samanta48 20/05/2024

Primeiro livro que leio dessa autora, e como me surpreendeu .. pqp.. não conseguia largar por nada a leitura .. parece um livro atual .. nunca que esse livro ficou datado .. extremamente fluido
Além de que fui totalmente surpreendida pelo assassino .. nunca desconfiei que seria essa pessoa ..
No final fiquei assim ??

Martins_Mariana 19/05/2024

Agatha Christie tem seu jeito peculiar de deixar a gente igual barata tonta, tentando acompanhar as idas e vindas das narrativas.

Eu gostei deste livro. É parecido com a narrativa de A Paciente Silenciosa. Fiquei intrigada com as possibilidades do assassino.

Dyeni 18/05/2024

Agatha nunca decepciona. Assim como o livro que li dela anteriormente só fui descobrir o assassino no final. A maneira como é conduzida a história faz com que você tenha vontade de continuar lendo sem parar.

EloA145 17/05/2024

Todo assassino é provavelmente o velho amigo de alguém?
? O assassinato de Roger Acroyd?, de Ágatha Christie, é uma leitura extremamente cativante que mantém o leitor preso do início ao fim. A autora brinca constantemente com nossa linha de raciocínio, fazendo com que suspeitemos de todos os personagens em algum momento.

Hercule Poirot , o famoso detetive, está sempre nos dando pistas e pontos a serem pensados, desafiando nossa percepção e induzindo-nos a reconsiderar o que sabemos. O clima misterioso que permeia a história apenas adiciona à tensão e ao suspense, tornando a leitura ainda mais envolvente.

E então, chega o final. O plot Twist é simplesmente inesperado, revelando um assassino que estava na nossa cara o tempo todo, mas que fomos induzidos a ignorar. Este livro não apenas desafia nossas habilidades de detetives, mas também nos deixa maravilhados com a genialidade de Ágatha Christie em criar um mistério tão bem elaborado . ?

Marinamentiz 17/05/2024

Final surpreedente.
Incrível como a Agatha conseguiu mais uma vez nos surpreender nesse livro, o final é bem diferente de todos e por isso é o meu favorito dela.

ellapoet 16/05/2024

Nunca duvide de um cultivador de abóboras.
Eu fui uma tola. vi o maior spoiler antes de terminar pq sou uma besta ansiosa. não aconselho ninguém fazer isso. mas mesmo vendo o maior spoiler, esse livro não me decepcionou em nenhum momento. pelo contrário, me impressionei mesmo sabendo do q ia acontecer. eu não tinha lido um dela q tinha o poirot ainda e meu deus q homem incrível. eu vou admirar o melhor detetive do mundo pra sempre.

é um livro muito intrigante, fluído e divertido de ler. e mesmo depois de acabar eu fiquei esperando mais e eu sempre quero saber mais. como pode a agatha escrever assim, ter essa capacidade de me deixar tão focada nos livros dela e nas suas histórias tão interessantes. como sempre eu fico muito admirada, admiro muito a escrita dela. e já to ansiosa pra escolher o próximo q lerei. amo ficar totalmente focada nisso e tentar descobrir quem é o assassino
(por mais q na maioria das vezes eu erro).
enfim, messieurs et mesdames, leiam!!
é muito bom e vocês
não se arrependerão.

Carla Patrícia 14/05/2024

O Assassinato de Roger Ackroyd
E quando você acha que é uma coisa e no final Agatha dá uma senhora reviravolta. Que final surpreendente! Leitura boa, história com bom enredo e Poirot narrando os seus detalhes com sua massa cinzenta.

Maah 14/05/2024

Chocada
? Falling like the stars - James Arthur

Achei diversas vezes que estava descobrindo quem era o assassino, porém fui totalmente surpreendida no final. Achei genial como a autora criou a narrativa e te leva aos poucos a conhecer todos os personagens, desconfiar de todos e depois te mostrar que você estava olhando pelo ângulo errado. Depois ela vai respondendo todas as perguntas e completa todas as lacunas.
Final fenomenal!

Cida 13/05/2024

Suspeitei...
Realmente foi muito interessante chegar ao final com as conclusões de Poirot. Suspeitei em determinado momento, mas deixei de lado a suposição e acabei me surpreendendo com o final.

Vania.Cristina 12/05/2024

Quebra-cabeças de mistério, clássico, irônico e inovador
Aqui temos um dos maiores clássicos de Ágatha, considerado por muitos o melhor livro dela, com certeza um dos melhores. Eu arrisco dizer que quem gosta da literatura de mistério contemporânea vai gostar desse aqui, porque ele é um pouco mais ousado que a maioria dos livros da autora. Impressionante saber que foi publicado em 1926, e trouxe inovações para o gênero policial.

O narrador da história é o médico James Sheppard que mora com sua irmã, Caroline, na pequena cidade rural de King's Paddock. Ambos são solteiros maduros e Caroline é conhecida por ser sempre muito bem informada da vida de todos, mesmo sem sair de casa. E isso numa cidade que já é descrita por Sheppard como sendo fofoqueira.

Quando a história começa, uma viúva, de uma das famílias de maior prestígio, acabara de se suicidar. Logo nas primeiras páginas, outra morte misteriosa acontece, agora o assassinato de Roger Ackroyd, de outra família abastada local. A sobrinha de Ackroyd pede a ajuda do misterioso vizinho de Sheppard, que acabara de se mudar para a cidade. Descobrimos que trata-se do detetive aposentado Hercule Poirot.

Se na obra de Agatha Christie, Poirot é seu Sherlock Holmes, seu Watson costuma ser o Capitão Hastings. Mas nessa história Hastings está casado e morando na Argentina. Poirot chega a citá-lo algumas vezes, e manifesta tristeza pela distância do parceiro de tantas aventuras. Durante a leitura, percebemos que Poirot vê que Sheppard tem potencial de se tornar um parceiro substituto.

Esse livro de mistério é um quebra-cabeça clássico com vários suspeitos, todos com suas motivações. Cada um deles tem sua história paralela construída ao longo da narrativa. Aos poucos, as peças vão se encaixando até a revelação final. Não percebi nenhuma ponta solta, o trabalho de Ágatha é matemático.

Há uma cena, em especial, que mostra como a autora estava ousada e cheia de ironia. Trata-se do capítulo onde dois amigos aleatórios entram em cena para jogar Mahjong com Sheppard e Caroline. O diálogo que se segue narra os acontecimentos recentes na cidade e, ao mesmo tempo, os lances da partida jogada.

É praticamente um parênteses na narrativa, engraçado, instigante, irrelevante e banal. Mesmo assim, parece milimetricamente encaixado, um respiro antes do desencadeamento das descobertas que serão reveladas ao leitor.
Ana Sá 12/05/2024minha estante
Vou colocar no quero ler... Sempre fico perdido sobre por onde voltar a Agatha (só li mto jovem), vou usar sua resenha pra essa viagem de volta! Obrigada :)

Vania.Cristina 12/05/2024minha estante
Faça isso Ana. Depois vem contar pra gente. Fico curiosa com sua opinião.

Iris.Kawane 13/05/2024minha estante
Amo este, sempre indico pras pessoas

Vania.Cristina 13/05/2024minha estante
Iris, é bom mesmo

Carla.Floores 13/05/2024minha estante
Taí outra que nunca li. Vou colocar na lista. Parabéns pela resenha, Vânia!

Vania.Cristina 13/05/2024minha estante
Obrigada Carla. Talvez goste desse. Arrisque ?

pkonno96 10/05/2024

Não sou surdo nem burro, graças a Deus!
Roger Ackroyd é encontrado morto em sua mansão, após uma misteriosa sequência de mortes: Ashley Ferrars, que morreu envenenado (não se sabe se acidentalmente ou se foi assassinado por sua esposa) e completando a sequência, Miss Ferrars, sua própria esposa, que supostamente teria cometido suicídio. A história é narrada na perspectiva de Dr. Sheppard, médico da cidade, e o mesmo logo conhece o famoso detetive belga Hercule Poirot, que utiliza de toda sua perspicácia para desvendar a verdade por trás do assassinato.

Gostei muito desse livro e devo dizer que me surpreendeu. Fui totalmente tapeada a nível extremo, não suspeitei do assassino ou assassina nenhuma vez. Se o planeta dependesse da minha capacidade de dedução isso aqui já tinha virado pó. Pelo menos eU particularmente achei surpreendente e não suspeitei. Achei que a autora relatou de uma forma de bem fácil comprensão o que aconteceu na noite do crime, tudo foi se encaixando gradativamente e as informações não chegaram todas de uma vez.

Poirot é um personagem muito carismático e engraçado. "Mais oui. Eu ouvi. Não sou surdo nem burro, graças a Deus!!". Outros personagens como Caroline são ótimos também. Achei "engraçado" pois esse é o segundo livro da Agatha que leio, e no primeiro que li, também tinha o Poirot como detetive, mas nesse outro livro, ele não tinha esse carisma e humor, aqui ele tem bem mais, gosto muito mais dele agora.

E em nenhum momento da leitura me senti entediada ou quis parar de ler, a escrita é muito fluida e dinâmica, muito fácil de ler. Os capítulos são muito bem distribuídos. Enfim, recomendo esse livro para um público geral até, que gosta dessa temática criminal, detetives, etc. e também se quiser começar a ler os livros da Agatha, acredito que este seria um bom começo.

Sara 09/05/2024

Agattha Christie é top de mais
Personagens:????? obs:5 estrelas só por causa do Poirot
História:??
Fluidez:????
Plot:???

Eu não curti essa história tanto quanto eu queria porque infelizmente eu estava de ressaca.

Manu 05/05/2024

Eu realmente fico impressionada como a rainha dos crimes usa a narrativa para influenciar em nossos pensamentos. Livro extraordinário como sempre, Hercole Poirot segue sendo o meu detetive favorito!