Eu não sei quem você é

Eu não sei quem você é Penny Hancock

Resenhas - Eu não sei quem você é

Miri 04/04/2021

?O que eu aprendi nas últimas semanas, é que, no fundo, a gente nunca conhece uma pessoa de verdade. É impossível. Coloque uma pessoa num contexto diferente do que ela está acostumada e essa pessoa vai revelar certas características que nem ela mesma imagina que tem?.

Ana 06/07/2021

Acho que gostei. Foi um livro que me prendeu bastante e o fato da autora intercalar os capítulos para cada personagem me fez querer ler mais rápido pra saber o que iria acontecer.

helocaum 19/03/2021

Angustiante
Polêmico, com uma temática muito sensível e extremamente delicada, tenso e dramático, mas um livro surpreendente.
Desafia nossa escolha de lados, as certezas que criamos acerca de tudo que está acontecendo na história... não consegui parar de ler e vou carregar esse livro um bom tempo na minha cabeça, muito profundo. Não conhecemos ninguém.
Queria conseguir descrever em palavras as sensações que esse livro me causou, mas sou incapaz. De tirar o fôlego!

Mariana Eiras 20/09/2021

Questões profundas para refletirmos
A leitura me prendeu do início ao fim. São tantas reviravoltas que você fica esperando a próxima para saber quem está falando a verdade. Muitas questões importantes sobre consentimento são abordadas, visões de adolescentes e adultos. Importante para refletirmos.

Tânia 19/03/2021

Apesar de ser um livro relativamente extenso, li em poucos dias, pois é uma daquelas histórias que te envolvem de tal maneira que é difícil de largar o livro. Ao longo do romance o leitor é levado a acreditar e desacreditar na acusação - que é o ponto de partida do enredo - diversas vezes, em um ciclo que só chega ao final na conclusão do livro. Os personagens são complexos, falhos, e muito bem desenvolvidos. Não existe mocinho nem vilão, apenas pessoas imperfeitas tentando fazer o melhor de uma péssima situação.

Ana P. 20/03/2021

envolvente, mas...
?Eu não sei quem você é? te deixa intrigado ao decorrer dos acontecimentos, além de apresentar temas MUITO importantes como depressão, consentimento sexual, entre outros. No entanto, o desfecho do livro não me agradou. Por trazer temas fortes, esperava outras ?lições de vida?. É um livro com alguns erros de continuidade, mas muito envolvente.

Nayara Pereira 03/04/2021

Quer conhecer alguém? Coloque ela em uma situação de extremo desconforto.
Quando recebi o livro, fiquei muito animada por se tratar de um assunto tão relevante que precisa ser discutido e ser frequente na atualidade: o consentimento.
Achei interessante a história bem escrita, porém as vezes corrida as vezes detalhada..enfim é boa.
O que foi mais interessante nessa leitura foi a percepcção que realmente todas as pessoas quando postas em uma delicada situação de desconforto podem mostrar novas faces, o ditado de ninguém conhece ninguém....dá até pra fazer uma reflexão do "já aconteceu comigo uma vez".
Leitura que flui bem...o livro te envolve no enredo.
Gostei.

Ju Vignon 25/03/2021

Angustiante, mas intenso.
O livro é realmente muito bom. Apesar da angústia enorme do meio pro final, vale muito pela intensidade com que nos envolvemos nos sentimentos junto com os personagens. Um livro pra refletir sobre nossas relações, nossos sentimentos, como julgamos os outros, como nos comportamos em situações adversas, enfim, apesar da angústia, valeu a pena cada tensão sofrida.

Rosana Miyata 25/03/2021

O tema é extremamente importante, mas não gostei muito da escrita, apesar de ser disposto em capítulos alternados entre as personagens, o que eu acho que ajuda na leitura, achei que o tema não foi tão bem explorado, alguns personagens foram explorados muito superficialmente. A leitura no início foi bem arrastada para mim, começou a melhorar mais para o final.
Angela Soares 26/03/2021minha estante
Também não senti profundidade na maneira como o estupro foi abordado! Não senti emoção nas personagens! Foi bem previsível (pra mim) o que aconteceu com Saul...
Enfim, não gostei do desenrolar da história, num certo ponto achei um desserviço as vítimas de estupro que já são sempre desacreditadas...

Rosana Miyata 26/03/2021minha estante
Concordo com você Angela. Era um livro que tinha tudo para ser muito bom, mas a autora devia ter focado mais na questão do estupro, ao invés disso, quis trabalhar várias questões diferentes ao mesmo tempo e meio que deixou a desejar em todas elas, não se aprofundando em nenhuma das causas.

Alice 25/03/2021

Eu não sei quem você é
Eu adorei esse livro. Ele nos traz um tema muito importante que precisa ser falado! O assunto é delicado mas eu gostei da forma que os personagens lidaram com tudo. Fiquei bem emocionada enquanto lia!! A história é muito instigante e te da aquele anseio em continuar a leitura. Tão instigante que até hoje foi o livro que eu acabei lendo com mais rapidez. Super recomendo!!

Conça 04/04/2021

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
(Eu não sei quem você é) foi a minha primeira leitura da autora Penny Hancock. Logo no começo percebi que se tratava de uma obra belíssima dentro do contexto da sua atuação profissional e que teria muita experiência para tratar do assunto. Nascida e criada em Londres, é escritora, jornalista e professora.

Não sei se considero a temática do livro como thriller, mas ele carrega um mistério assustador porque os personagens são do mesmo ciclo. Uma obra profunda sobre relações e um tema que assombra muitas mulheres em pleno século XXI.

Apesar das personalidades quase opostas, Jules e Holly são melhores amigas desde os tempos de faculdade. Holly é professora de escrita criativa, Jules é empresária. Holly gosta de ficar em casa, Jules adora festas. Elas compartilham tudo, desde detalhes do cotidiano até segredos e confissões. Holly é a única sobre o caso extraconjugal de Jules. Jules apoiou Holly quando ela perdeu o marido subitamente. Saul, o filho introspectivo de Holly, e Saffie, a filha rebelde de Jules, cresceram juntos, com apenas três anos de diferença.
Quando Saffie faz uma denúncia grave contra Saul, nenhuma das duas amigas está preparada para o impacto devastador que o fato terá na amizade e na vida das suas famílias. Quem você conhece melhor? A sua amiga mais antiga? Ou o seu filho? Em quem você deve acreditar quando um acusa o outro de um crime horrendo?

A narrativa é dividida em capítulos, Holly na primeira pessoa e Jules na terceira pessoa. Essa foi minha primeira impressão do livro que mais me chamou atenção, apesar do histórico que normalmente as narrativas na primeira pessoa não são confiáveis, tive total confiança mais na narrativa de Holly do que na de Jules.

Na minha concepção Holly é a personagem principal da trama, ela tem um senso crítico apurado e um nível muito elevado nas considerações que denota amor, justiça e relações em geral. Inclusive, foi a personagem que mais se aproxima do que defendo e acredito. Já Jules, achei egoista e muito pouco sensata nas ponderações, ao contrário de Holly, ela era só emoção e razão quase zero. Saffe e Saul, são dois adolescentes em fase de afirmação e construção da personalidade dos futuros adultos, ricos de elementos dos dramas vivenciado por muitos da mesma idade que já descreve as características de pontos extremos no enfrentamento das adversidades, sejam por medos, insegurança, revolta, dentre outros...

A abordagem dos temas são históricos e polêmicos quando se fala em afeto, educação, relações humanas e, mais ainda, abuso sexual. Na minha opinião, os assuntos foram bem inseridos na obra que denotou uma realidade nos acontecimentos e não permitiu brechas para contestações sobre como mudamos nossas atitudes e pensamentos conforme atravessamos determinadas situações de conflitos. Ah, gostei de Penny inserir as aulas básicas do curso de escrita. Foi uma leitura perturbadora perceber a posição de vulnerabilidade das mulheres em casos de abuso sexual, ao mesmo tempo, profundo e chocante se deparar com a dimensão do quanto ainda é preciso ser feito para reverter esse problema social e cultural. Como leitora, sofri várias emoções que transbordaram sentimentos inúmeros, trazendo reflexões e questionamentos sobre o quanto podemos aprender e extrair todos os gatilhos que essa obra tem de mensagem para um novo aprendizado.
Uma ressalva, não gostei do desfecho das duas amigas foi surreal e prematuro.

?O que eu mais aprendi nas últimas semanas, é que, no fundo, a gente nunca conhece uma pessoa de verdade. É impossível.?

E esse é o maior motivo pelo qual recomendo a obra.

Bia 26/03/2021

Viciante
Meu Deus que livro!
Não dá pra largar ele, você se envolve com a história, com as amigas. Tem um suspense, drama familiar muito forte. Você a cada página tem várias teorias, nossa eu gostei muito desse livro!