Os leões da Sicília Stefania Auci

Resenhas - Os leões da Sicília

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lívia 25/05/2024

E jamais teria feito diferente.
Essa frase resume todo o espírito do livro. Cheio de reviravoltas, onde a persistência e coragem de inovar da família Florio os levou ao topo do mundo e, mesmo com todas as revoltas e inseguranças, não deixou que se abalassem os ideiais,
Simplesmente um dos melhores livros que já li! Muito bem escrito, cheio de história, além de no começo de cada capítulo, a autora contextualizar com o que realmente estava acontecendo na época.
Em meio a brigas políticas, as lições de vida e de amor são impactantes e nos faz refletir: até onde devemos ir por um sonho?

Lívia 13/04/2024

E jamais teria feito diferente.

Amanda 05/04/2024

Acho que eu fui com muita expectativa nesse livro e me frustrei. Pra mim, ele força um pouco mais no tom documental e biográfico do que no literário, eu estava pensando que ia encontrar uma narrativa mais poética, que poderia deixar a leitura mais leve do que foi. A série no Star+ dá mais essa atmosfera lírica que o livro.

No geral, é um bom livro, pretendo continuar a série porque estou curiosa para ver o que acontece com a família.

Rayssa.Vidi 01/04/2024

- Estava em busca de um livro pra dar de presente pro meu pai.. e me deparei com essa ideia de um romance baseado na história real de uma família tradicional italiana. Meu Deus! Era isso!
- Pedi o livro físico, mas resolvi pegar uma amostra do livro pra ver se era bom.. e eu acabei comprando o ebook também.. não consegui parar na amostra.
- O livro é dividido em períodos do que a Casa Florio está comerciando na época. Antes do início de cada capítulo desses, é contando um contexto histórico geral daquela época. Aaah.. isso me ganhou total!
- Além de querer uma leitura diferente pro momento, eu encontrei em ?os leões da Sicília? uma leitura completa, contextualizada, real e incrível! Adorei saber mais sobre Paolo, Ignazio, Vincenzo, Giuseppina e Giulia..
- O livro não é feito pra você amar todos os personagens principais.. a ideia é entendê-los.. entender como uma vida de amargura pode te prejudicar, como funcionava a busca pelo dinheiro e influência.. uns personagens melhores que outros.. e diálogos muito reais! Baita leitura!
- SPOILER
- Minha opinião sobre os personagens: Ignazio primeiro era um lorde! Um homem completo, que deu respeito, que foi respeitado (na medida que se era possível) e abriu seu espaço e buscou por mais. Um querido!
- Paolo apareceu pouco, mas não era tão querido. Fazia o que tinha que fazer de um jeito mais brusco.
- Giuseppina é a personagem mais chata.. e ela dura o livro inteiro! Mas ao mesmo tempo, ela mostra muito bem uma realidade da pessoa que escolhe alimentar apenas rancor e mágoa. Ela poderia ser feliz com Ignazio, e escolheu apenas nutrir aquela saudade de uma Bagnara que não existe mais, e o rancor por Paolo tê-la tirado de lá.
- Vincenzo por sua vez já tinha um jeito mais bruto. A fruta não cai longe do pé, e apesar de ter sido criado por Ignazio, e reconhecer muito bem isso, ele tinha muito mais do jeito do Paolo e da raiva da Giuseppina.
- A pobre Giulia.. aaah.. essa como sofreu por um amor.. mas se manteve ali, sempre ao lado até ter o seu real reconhecimento.. arriscando que isso nunca acontecesse.. é um retrato real da época o que deixou o livro muito melhor, ao meu ver, mas foi triste de ler..

aeviiin 17/03/2024

Uma história geracional
Um livro para quem gosta de romances gestacionais e de contrução, aqui conhecemos diversos personagens de uma mesma família que estão construindo seu legado.
Com uma trama que vai tratar da construção do nome da família Foreo como comerciantes, mas também como uma família com todos os seus problemas, intrigas e desdobramentos. A autora sabe dosar na medida certa a trama financeira só livro e a particular dos personagens para que nenhuma se torne maçante. Ansiosa pelos próximos volumes.

Manu 09/03/2024

Eu gostei muitooo desse livro, apesar de ter sido meio cansativo e lento em alguns momentos, mas acho que foi necessário e faz parte desse tipo de livro. Com certeza me prendeu e sei que tem ainda mais dois livros sobre a família Florio, mas fico me perguntando se vou conseguir me apegar aos personagens da mesma forma como esse livro conseguiu

Cesar Garcia 02/03/2024

Um livro sobre família
O livro que conta a saga da família Florio na Sicília é um épico que fala de amor, luta, ganância, traições e que cobre fatos históricos da Itália do século XIX.
Bem escrito e muito fácil de ler, a saga da família Florio nos mostra personagens humanos, com atitudes nem sempre boas, mas com uma vontade ferrenha de ter seu lugar no mundo.

Julia.Marcondes 29/02/2024

Isso sim é romance histórico!!!
Amei amei amei amei.
A gente que, às vezes se acostuma a ler só romances simples e levinhos atuais (que a gente ama, by the way), facilmente esquece da riqueza de ler um romance histórico, com uma história densa, fantástica, que não foca em um par romântico em si, mas na história de um lugar, de uma família, de um contexto e uma época.
E esse livro é excelente, simplesmente. Uma história complexa de uma família importante da história da Itália, que te faz entrar totalmente no século XIX!!!
Vale a pena demais ?

Carolfreitasnf 28/02/2024

Os leões da Sicília
Aqui acompanhamos não exatamente um personagem, mas uma família. Na maior parte do livro vamos acompanhar Vicenzo Florio, mas a história é sobre a Família Florio, família essa que inclusive existiu e foi de fato muito influente e importante na cidade de Palermo.

Gostei bastante do livro, principalmente do fato de que no começo de cada capítulo a autora nos traz o contexto histórico do que estava acontecendo na Sicília e arredores no período em que aquele capítulo se passa.

Achei o livro um pouco parado e em algumas partes até arrastadinho, mas isso acredito que se deva ao fato de que ele aborda bastante questões de política e politicagem. O foco do livro não é um romance e sim o surgimento e a construção de um verdadeiro império, o império dos Florio.

Mas existem umas partes que me emocionaram, que me deixaram com raiva e até mesmo apreensiva, não são muitas, mas elas estão presentes. Apesar de não ter me sentido muito apegada a algum personagem específico eu gostei de acompanhar a saga dessa família, não sei se vou ler a continuação imediatamente, mas com certeza quero saber a conclusão dessa saga.

Leticia 27/02/2024

Maravilhosa saga da Família Florio
Adorei esta história. Este é o primeiro volume. Fala das dificuldades dos irmãos Paolo e Ignazio na chegada em Palermo, seus desejos e ambições de alcançar a alta sociedade local. Inspirado em fatos reais.

Manu 22/02/2024

Os leões da Sicília
Gostei muito desse livro, foi uma surpresa! A sinopse dele não me atraiu muito, mas logo de cara gostei da escrita da autora, e era fascinante acompanhar a escalada social dos Florio, assim como as relações familiares. O livro tem vários saltos temporais de alguns anos, o que pode ser um pouco frustrante, as vezes queria ler mais sobre uma situação, mas é bom que deixa a leitura bem instigante, eu estava sempre querendo saber qual seria o próximo passo.
Estou bem inclinada a continuar a série, algo que nem cogitava antes.
Enfim, boa leitura!

M. Júlia 11/02/2024

Raiva, estresse e mais raiva
Eu senti um ódio avassalador da maioria dos personagens, os que eu não sentia raiva, eu sentia pena.

Contudo, eu adoro obras com a temática no desenvolvimento e subida familiar pelo trabalho. Tentei relevar a maioria das atitudes dos personagens, que hoje seriam totalmente inaceitáveis, e entendê-las como reflexo de uma tempo passado, que não deve ser julgado com base no tempo presente.

No fim, foi um livro muito interessante, também pela narrativa histórica e de reconstrução que a autora insere, mas sobretudo pelas dinâmicas familiares e contraditórias.

Fer 02/02/2024

?Se para você uma pessoa é a razão de viver, não há nada que você não seja capaz de enfrentar. Porém, se estar ao lado de uma pessoa é uma obrigação ou, pior, um dever que você sente que precisa assumir, então não, não deve faze-lo. Porque haverá dias em que vocês não vão conseguir conversar e haverá brigas, vocês se odiaram mortalmente e, se não há algo que os una aqui - toca-lhe o peito - e aqui - acrescenta, e roça sua testa - se vocês não encontram algo que realmente os una, nunca estarão tranquilos. E não estou falando do respeito recíproco ou do frenesi dos beijos, mas do afeto, da certeza de poder ter a mão de alguém para apertar todas as noites, ao seu lado na cama.?

maryfirst4 01/02/2024

Um favorito pra vida toda!
que livro foi esse?!?!!! eu tinha expectativas altas para esse livro, mas ele superou tudo que eu algum dia imaginei para ele
os personagens foram extremamente bem desenvolvidos; eu amei como o livro foi escrito de diferentes pontos de vista e como trocava de um pra outro sem avisar.
acho que a única coisa que eu não amei tanto sobre esse livro foi a divisão dos caps, que eram enormes e as vezes deixavam a leitora (eu) um pouco desmotivada?
como eu fiquei apaixonada pelo ignazio!!! ele é tão incrível e eu fiquei tão mal pelo forbidden romance dele com a giuseppina????
uma das minhas coisas favoritas no livro foi como em cada começo de capítulo o livro nos dava um contexto histórico e como cada momento da história encaixava nesse contexto histórico
eu to morrendo de vontade de ler o segundo e o terceiro e dar cinco estrelas para os três! a casa dos florio já tem um lugar especial no meu coração??

Caroline1321 31/01/2024minha estante
Que resenha MARAVILHOSA! Esse livro é perfeito demais mesmo ???? tu vai amar os outros 2 também Camis!

1 | 2 | 3 | 4 | 5