A Escola do bem e do mal

A Escola do bem e do mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do bem e do mal – Vol. 5

CarolDamaso 17/06/2021

Tudo dando errado, nada dando certo
Depois de tudo que acontece no quarto livro e nesse, nem vale a pena colocar premissa nessa resenha, até porque, eu tenho muita coisa pra falar, então vamos nessa:
Uma palavra: UOU! Todo o começo parado do quarto livro (pra mim, que reli) se redime aqui. O livro não da um minuto de paz tanto pro leitor tanto quanto para os personagens. Se tem uma coisa que esse povo desconhece, essa coisa é paz. O enredo te prende, te faz ficar questionando TUDO que a gente viu no quarto livro, achando numa boa que era verdade.
Esse livro chega e literalmente passa uma borracha com toda a força em todo mundo que a gente "achava" que conhecia. Eu NUNCA ia conseguir adivinhar vários dos plots, como o da mãe de alguns personagens. Inclusive, pra quem gosta de um livro mais focado em plots e reviravoltas CHOCANTES e menos no romance, esse é O livro.
Recheado de mistérios e suspense, esse livro chega a ser quase um livro investigativo, já que os personagens estão se aprofundando mais e mais no passado do Leão e da Cobra. As alternâncias na "linha temporal" deles também é um negócio incrível. As "viagens no tempo" e os cristais temporais abordados nesse livro são perfeitos, e deixa a gente cada vez mais fascinado para saber O QUE CARVALHOS QUE TÁ ACONTECENDO. Inclusive, a expansão do universo nesse livro é surreal Eu adorei como mencionam personagens que a gente achou que tavam enterrados, esquecidos, de volta pra narrativa, como Aric e Evelyn Sader (por mais que só em memórias). Japeth e Aric, entendam, na minha mente fanfiqueira enlouquecida, vocês já foram um casal SIM! Os dois são o pior tipo de Mal possível, se merecem, então eu shippo! Por mais que o Japeth seja um filho de uma VACA, tem umas coisas do passado que assim, eu não vou negar, chorei. Soman, é bom você me dar mais mimos deles, do Willian e do Bodgen e da Hester e da Anadil no próximo, senão já viu.
Agora vocês me perguntam: "Ah, mais Carol, se o livro é tão bom, por que você deu 4.5 estrelas?" Pelo simples fato de que, eu senti falta da participação de alguns personagens que eu gosto MUITO, como as bruxas, o Hort e por que eu achei alguns pouquíssimos plots um pouco previsíveis. Cá entre nós, a gente quer tombar bem tombado nos plots, não é? Mas foram muito poucos, então pra MIM, tá de boa.
O livro super superou minhas expectativas, eu AMEI, e ao que tudo indica, o último livro vai ser INCRÍVEL, eu to mto ansiosa pra terminar essa série. O livro é mto bom, eu gostei bastante, e mal posso esperar para comprar o último, em inglês mesmo. Essa foi minha opinião sobre o livro, e até a próxima!
"Não. Isso não é amor. Amor não é se fechar ou se esconder onde tudo é perfeito. Amor é enfrentar o mundo e seus desafios juntos, mesmo que falhem." pag.58
"Uma pessoa que não tem inteligência para escrever a própria história sempre se sente à vontade para criticar a dos outros." pag. 83
"Mas na verdade, a ilusão de um rei é tudo que eles precisam para governar a si mesmos" pag. 254
"Enquanto sonhava com aqueles castelos de contos de fadas, nunca tinha se dado o trabalho de perguntar o que acontecia dentro deles." pag. 345
"Todos os dias, o meu mundo exige sacrifícios. Sacrifícios que podem ser horríveis. Mas quero um futuro melhor para pessoas como eu, um futuro em que até um padeiro ou pedreiro tenha a oportunidade de contar a sua história. Para saberem que são importantes. Para terem orgulho das próprias vidas." pag. 353
Caramba! Que resenha maravilhosa! Fiquei interessada. Amo um plot kkkkk

CarolDamaso 17/06/2021minha estante
To pegando o jeito das resenhas, que bom que gostou. Se vc ala um plot essa é a série, ta lotado, principalmente nesse aqui

*se você ama

vanessaabrum 17/06/2021minha estante
Me inspiro nas sua resenhas quando faço as minhas rsrs devagarinho vou pegando o jeito

CarolDamaso 17/06/2021minha estante
Own, obrigada, tudo é questão de tempo, suas resenhas são muito boas, vão ficar cada vez melhores, com certeza! Obrigada pelo comentário!

Eu que agradeço!

richard 09/02/2023

A leitura foi bem mais envolvente, a escrita mais madura e com um desenvolvimento bastante notório.
Pra mim foi o melhor da saga ate agora, a história sendo mais "séria" mesmo tendo plot twist tão iconicos como o do rei dos gnomos (não vou superar isso)
Gosto bastante dos personagens inseridos nesse livro e no anterior, Willan com o outro (esqueci o nome) reizinhos do tarô! Nicola é uma versão da agatha vamos ser sinceros ne? mas é o que tem... e os novos vilões, o novo enredo, achei incrível!
Mas de novo, tenho a mesma reclamação e indignação..., não deixam a sophie se desenvolver, o tedros o tempo inteiro acusando ela e sendo ingrato, isso me irritou bastante, e vamos ser honestos mais uma vez, tedros nao tem um bom desenvolvimento, tem? ao contrário de sophie.
mas novamente digo, de todos os livros da saga até agora, esse foi o melhor.
Viiny 22/10/2023minha estante
Nossa, sim, o Tedros NUNCA evoluí, é tão insuportável que chega a ser chato, que caro chato...ao contrário da Sophie que realmente teve um bom desenvolvimento e evolução como personagem

richard 23/10/2023minha estante
o tedros é um banana forçado, parece aqueles homens adultos que a mulher tem q ficar ensinando como agir

Viiny 23/10/2023minha estante
Simmm, por deus! Isso é irritante

Atena0 26/01/2022

Sim, meus olhos lacrimejaram.
Essa história com toda certeza fez minha mente dar nós, mas me surpreendeu, eu fico impressionada cada vez mais, conforme vou lendo os livros da E.B.M. Me apeguei em alguns personagens, e em um dos vilões também, fiquei muito triste com a morte dos personagens, e espero que mais ninguém morra (principalmenteo o Hort rs). A trama se desenvolve em torno de mistérios do passado dos pais dos alunos, e mostra que o passado é o presente e o presente é o passado, tenho certeza que qualquer um que ama contos de fadas com mistérios que te deixam perdido/a vai adorar mais um livro da escola do bem e do mal.
mædu 26/01/2022minha estante
adoro essa saga

Verônica 26/01/2022minha estante
só falta esse livro pra eu completar a saga ??

Giselly.Guilhermino 17/06/2023minha estante
Tô lendo esse!!! Nooosssaaa comecei hj e já tô nervosa rs,

Não é o Gabriel 12/06/2021

Meu eu só me fodo vsf
Nossa eu devo ser masoquista só pode, eu não sei pq continuo lendo essa bosta ainda eu só me fodo nessa merda, odeio todo mundo nesse livro e me odeio tbm e odeio minha mãe por ter me ensinado a ler, assim eu não teria lido esse livro, eu tô chorando de um tanto meu.
Tipo, pq?? Sophie vc errou mais eu t perdoou, Agatha, vc deveria sumir. Tedros, eu te odeio.
Enfim, o autor gosta de me fuder, mas a gente continua lendo pra chorar mais e depois falar mal.
Beijos.
Dora Alves 27/06/2021minha estante
Amei essa resenha

Agatha 18/01/2022minha estante
Comecei o primeiro livro várias vezes mas nunca terminei, é bom msm??

Bryna 21/02/2022

Confesso que no começo a leitura estava meio cansativa, mas depois foi fluindo muito bem. Mais uma vez o autor surpreende o leitor com seus plots.
Déia 21/02/2022minha estante
QUERO LEER

Bryna 21/02/2022minha estante
Leiaaaa

Luað 13/05/2023minha estante
Esse livro é realmente incrível! E o plot então? É sem palavras!

Silvana 13/05/2023minha estante
A série é perfeita demais

Caroline.Yukorvic 09/04/2021

Ainda bem que eu não desisti da série. O que o quarto livro tem de ruim, esse tem de bom. Maravilhoso! Ansiosa para o próximo (e último, espero) livro.
Munn 27/08/2021minha estante
Acho que é impossível desistir depois daquele final

Menezes 27/11/2022minha estante
Sim já foi tarde o rhian Na real eu acho que só foi criado para colocar o povo da floresta contra o Tedros tirando isso ele não tinha motivo para existir tanto que quando o Tedros descobre que rhian morreu ele afirma que o seu verdadeiro inimigo nunca foi rhiane e sim o japeth

Lara 01/04/2022

MDS
QUE LIVRO FOI ESSE?! tava com muito medo de ler esse depois de me decepcionar muito com o quarto livro, mas esse me fez lembrar do porquê eu li 4 livros da saga. Não consegui descansar até que cada coisinha se encaixasse e achei toda a trama muito bem desenvolvida e me surpreendeu muito. Tô tão ansiosa pro último livro e espero que dê tudo certo, pq oh livrinho pra dar tudo errado !
Bia 01/04/2022minha estante
Que bom que vc gostou abandonei a série, mas queria muito voltar!!! Foi um incentivo!

Leitora de Narnia 20/05/2023

No começo eu não entendi nada...
E no final parecia que tava no começo kkk

O que falar desse livro?
Ele é incrível, mas eu ainda não entendi nada.
Bruna.Portoghese 20/05/2023minha estante
Esse não é o volume 1

bia 14/01/2023

a escola do bem e do mal 5
cara, eu tenho dois comentários específicos sobre a série de maneira em geral, o primeiro eh que parece que sempre tem um livro ?mais o menos? seguido de um ?muito bom?, o 2 foi mais o menos, pro 3 ser muito bom, o 4 foi mais o menos, pro 5 ser muito bom. o outro comentário eh sobre como esse autor SABE escrever finais de livros, espero que ele saiba escreve finais de sagas tão bem quanto.
cara, amei as migalhas de hophie, surtei em todas, o autor sempre teve em mente que ia ser eles dois no final!!!
e falando nisso, eh incrível como você percebe que cada cena foi meticulosamente pensada com antecedência, apesar de ter algumas coisas que são comentadas, esquecidas e relembradas muito tempo depois, como o ?desenterre-me?, ainda assim, tudo eh pensado, não parecia algo como ?veio da minha cabeça na hora e eu escrevi?, eh realmente pensado.
sobre o capítulo extra, eu gostei mais dos comentários do autor do que o capítulo em si, acho que a história ficou realmente melhor sem a existência daquele capítulo, mas achei divertido do mesmo jeito ler um capítulo perdido (e os comentários do soman são incríveis cara KKKKKKK).
obs.: continuo achando a nicola uma personagem meio desnecessária, apareceu só pra fzr ciúmes.
bia 14/01/2023minha estante
motivos de porque não sou muito fã da nicola:
1º- a personagem é introduzida como sendo uma fã do Hort, mandava cartas e tudo mais, chegando a ser um amor platônico, e aí essa personalidade muda de uma hora pra outra, e ela começa a tratar o Hort sarcasticamente, com um humor ácido, sem aquele romantismo todo.
2º- ela me lembra muito a Agatha, então qual a necessidade de enfiar outra cópia da Agatha, sendo que já existe a própria?
3º- o Hort não se apaixonaria por uma Agatha 2.0, e isso me faz entrar no 4º tópico:
4º- é muito forçado esse romance, chega a dar dó, porque NESSE livro a gnt vê o Hort pensando na Sophie o tempo todo, é aquele típico ?eu deveria amar ela, porque ela me ama e me trata bem, mas eu não consigo?.
5º- se o Hort não consegue amar ela, qual foi a necessidade de adicionar ela? porque na trama ela fez exatamente duas coisas, ensinar a Agatha a ?velejar?, o que outro personagem poderia ter feito e acompanhar o Hort em Foxwood, que o Hort poderia ter feito sozinho.

Helena1004 26/05/2022

??O Passado é o Presente e o Presente é o Passado??
ok, nao sou de fazer resenhas mas esse livro foi tão incrível que eu decidi fazer

queria começar enaltecendo a sophie, todo mundo falava ??espera q ela melhora?? e passava 5 livros e ela nao melhorava, mas nesse livro daq um milagre recaiu. ela evoluiu tanto q ouso dizer que ela foi a personagem mais importante, isso nao quer dizer que ela nao errou, pelo contrário, mas os erros foram sempre pensando nos outros e nao apenas nela mesma, ela estava disposta a dar sua vida tantas vezes e eu to me sentindo uma mãe orgulhosa da minha menina
o desenvolvimento dos personagens, principalmente dos vilões. vou tentar não dar spoiler nessa parte mas foram com certeza dois dos mais bem escritos vilões que eu já vi, uma relação de amor e ódio com eles
os plot twists. completamente insanos, impecavelmente escritos e detalhadamente perfeitos, assim como todos da série. se vc se acha inteligente leia esse livro que vai te provar o contrário
acho que foi um dos únicos da série que nao acabou de uma forma extremamente desastrosa pra te deixar emocionalmente danificado, mas acabou melhor ainda, to sem fôlego com o final

nao estou nada pronta pro último livro, essa série em pouco tempo se tornou o meu lar e vou ficar sem chão, sem teto, sem casa quando terminar, mas esse livro aq foi tão perfeito de uma forma tão linda e eu amei e surtei em cada segundo. leiam escola do bem e do mal!!!
sofia 26/05/2022minha estante
SIM SIM É SIMPLESMENTE TUDO

Gigi 13/01/2024minha estante
Amei sua resenha senti as mesmas coisas com esse livro

Loba Literária 09/09/2021

Chainani veio com tudo nesse livro. Depois da decepção que foi o 4º, O Cristal do Tempo foi um dos melhores da série. Os plot twists foram plot twists de verdade, e o autor corrigiu algumas coisas do quarto livro (como acompanhar a Nicola e dedicar capítulos só a ela, que eu achei uma personagem que nunca precisaria ter sido criada). Muitos trechos do livro foram lindos de se ler, principalmente o capítulo da Dovey. Fiquei animada para o sexto livro.
Virtch 26/10/2021minha estante
o capítulo da Professora Dovey eu chorei tanto ?

Giovany0 18/05/2024

Eu amo demais essa saga, não tenhl muito oq dizer, é perfeita. Estou feliz e triste que logo logo ela vai acabar, este é o quinto livro de seis