Aqueles da Bíblia

Aqueles da Bíblia André Daniel Reinke

Resenhas -

Paulo.Sergio 20/05/2024

Segundo de uma trilogia!
Terminei o segundo livro da trilogia de @andredanielreinke "Aqueles da Bíblia"
É muito top, cheio de referências e mesmo assim numa linguagem de fácil compreensão!
Neste livro ele trabalha o desenvolvimento do próprio povo de Israel desde os patriarcas, onde ele denomina de migrantes, ao tempo um pouco posterior à vinda de Jesus!
É simplesmente sensacional!
@thomasnelsonbrasil

Saul 17/05/2024

Repetitivo, eu diria
Demorei muito para terminá-lo e tive dificuldades de permanecer lendo o livro até o fim, no entanto não gosto de parar no meio algo que já comecei. Então, fiquei arrastando a leitura por um período considerável até finalizar. E este é o motivo principal:

Tendo em vista que o público que lerá este livro será, majoritariamente, estudiosos da Bíblia, o livro repete muito as histórias já conhecidas pelo público-alvo do livro. O autor apenas apresenta as mesmas histórias bíblicas de uma perspectiva diferente, com um estilo literário mais narrativo e poético talvez, trazendo algumas sutis curiosidades que as pessoas talvez não saibam.

Se não houvesse uma repetição narrativa daquilo que o público-alvo já conhece, o livro seria menor e traria informações mais pertinentes em termos proporcionais. Porque, obviamente, não descarto a riqueza de detalhes e conhecimento que o autor tem e traz através do livro, pois o livro é, sem dúvida, muito útil para alguém que está começando nos estudos bíblicos. Entretanto, devido a muita repetitividade contida nele, em termos proporcionais, as informações relevantes tornam-se poucas em relação à história que as pessoas já conhecem.

No fim:
1. Se você já tem um bom arcabouço de conhecimento acerca da Bíblia, tem uma boa Bíblia de Estudo etc.: eu não recomendo o livro.
2. Se você está começando nos estudos bíblicos e procura um bom livro, com linguagem acessível, com informações relevantes: recomendo o livro.

De toda forma, compreendo o estilo literário do autor, não o achei ruim, inclusive acho que ele traça a história bíblica (incluindo o período intertestamentário) através de um panorama geral muito consistente e com muita maestria, descrevendo toda a história de maneira interligada e contínua; só não foi tão relevante para mim devido a argumentação acima de quem que já possui determinado conhecimento acerca do assunto, não encontra muita coisa nova.

Linhares 02/02/2024

Pra quem gosta de arqueologia e histórias bíblicas esse livro é um prato cheio!

O Autor usa de fontes históricas, bíblicas e arqueológicas para contar a história de Israel, desde sua origem com o patriarca Abraão, até a destruição do segundo templo causada pelo império Romano.

camila2911 27/01/2024

O André tem um dom de transformar um livro denso, cheio de referências históricas, políticas e sociais sobre um povo extremamente complexo em um assunto que pessoas leigas podem simplesmente entender. É difícil, mas é muito interessante.

Gabrielle 23/11/2023

"Saber dos pormenores acerca das culturas de outros povos que influenciaram Israel, bem como enxergar as várias nuances da formação do povo de Deus no Antigo Testamento, é quase como descobrir uma nova Bíblia."
Essa frase está no prefácio do livro, dita por Rodrigo Bibo e faço minhas as suas palavras.
Os livros do André Reinke me deram ainda mais gosto pela leitura da Palavra. Hoje entendo um pouco mais as atitudes daquelas pessoas, muitas coisas que me causavam estranheza, ao entender o contexto da época, já não me causam mais.
Agora, ao abrir a Bíblia, meu "imaginário" tem mais recursos.

Nidia Lysney 03/07/2023

A exemplo de seu antecessor, a leitura de Aqueles da Bíblia constitui uma experiência enriquecedora. André nos apresenta o processo de formação do povo da Bíblia, propondo, inclusive, nomenclaturas diferentes e muito interessantes. Minha paixão por história e minha espiritualidade foram devidamente alimentadas com essa leitura.

AksaDFC 14/04/2023

No início a leitura parece um pouco complicada, aconselho a buscar as imagens no Google para a história e a arqueologia fazer sentido na sua cabeça, o capítulo dos Macabeus foi o que eu menos gostei, mas em geral eu recomendo o livro para aqueles que gostam de Bíblia com evidências arqueológicas e históricas.

Loloveggie 05/04/2023

Ótimo livro de estudo
Leitura densa. Para quem quer ler de forma rápida talvez não seja uma tarefa fácil, mas considero isso algo bom, pois é uma livro para ler e refletir nesses estudos, olhar a bíblia em conjunto e entender o contexto da época. Realmente durante a leitura parece que imergimos na história.

Monica Diniz 22/03/2023

Livro excelente para se entender a fé judaica e cristã .
André Daniel Reinke é uma obra que explora a história e os ensinamentos dos personagens bíblicos do Antigo e Novo Testamento.Nos
fornecendo informações sobre suas histórias e suas contribuições para a religião e cultura cristã. O autor também discute a importância e relevância dos ensinamentos bíblicos para a sociedade moderna.O autor evita julgamentos e interpretações dogmáticas, apresentando os personagens e suas histórias de uma forma ampla e inclusiva.
Uma linguagem simples e clara, tornando a leitura fácil e agradável, contem muita pesquisa de como os povos vivia
m .Me ajudou a compreender melhor o contexto histórico, cultural e religioso da formação do povo de Israel e da própria emergência da Bíblia Sagrada.
Acho muito importante conhecer a histó
ria por trás das coisas em que a gente admira
É um livro excelente para se entender a fé judaica e cristã e a sua transformação desde a origem, culminando nessa diversidade de crenças dentro das duas religiões

Lucas.Tonim 31/12/2022

Melhor que o primeiro
Na segunda obra de André Reinke, ele conseguiu superar a qualidade da primeira obra, é um livro denso cheio de informação

Sandro 25/08/2022

Aqueles entre nós...
Enquanto no livro "Os outros da Bíblia" o foco estava nas nações que se relacioram com Israel, neste o foco está em Israel, ou seria Hebreus? Ou seria Judeus? ?
André Reinke vai passar pela história, partindo de Abrão, contando a história bíblica sob uma ótima mais próxima do contexto da época. Ou seja, um olhar menos anacrônico dos acontecimentos.
Quando eu compreendi a "pegada" senti que era uma teologia bíblica "diferente". Agora "Por que diferente?" Bom, só lendo para saber.

Pucca.Farion 08/08/2022

Livraço!

Acompanhamos a formação do povo da Bíblia por uma lente história, mas sempre com base bíblica. O autor situa as histórias bíblias na cronologia histórica, dando um panorama do que estava acontecendo no mundo durante os livros bíblicos e como era a vida do povo de Deus.

Ele traz questões muito interessantes, como a língua que eles falavam, como era sua forma de governo, o porque do preconceito com os samaritanos, entre outros. Após a leitura muitas passagens bíblicas fazem muito mais sentido.

Uma ótima pedida para quem quer entender mais da bíblia ou para quem ama história.

"A formação do povo de Deus na perspectiva bíblica, histórica e teológica.
Nossa leitura da Bíblia é profundamente influenciada pela maneira como imaginamos o passado. Ciente disso, o autor nos propõe uma nova imaginação dessa narrativa, trazendo as pesquisas acadêmicas da arqueologia e da historiografia para compor o contexto de formação do Israel antigo.
André Daniel Reinke busca compreender esse povo na especificidade de cada época, explicitando as muitas identidades tão belamente descritas nas páginas da Bíblia. Por isso, ele pergunta: o que diferencia e o que aproxima o mesopotâmio Abraão do levita Moisés? Que relação de continuidade cultural há entre o danita Sansão e o efraimita Samuel? Quais são as ligações deles com o judaíta Davi ou com o judeu Paulo? E com o galileu Jesus? Eles falavam a mesma língua? Como os antigos israelitas se relacionavam com as culturas vizinhas? Como era a compreensão de Deus em cada tempo?
Essas são algumas questões exploradas em uma ampla pesquisa, com pinceladas da história dos impérios e das influências políticas, culturais e religiosas dos outros povos sobre Israel. Entre assimilações e rupturas, o povo narrado na Bíblia foi constituído em muitas identidades, algumas desaparecidas na poeira do tempo, outras vivas até os nossos dias. No meio dessa história encarnada na realidade, veio a revelação divina, registrada no testemunho desse povo sobre a invasão de seu Deus na história.
Este livro é uma obra fundamental para que o leitor possa compreender melhor o contexto histórico, cultural e religioso da formação do povo de Israel e da própria emergência da Bíblia Sagrada."

Rebeca 27/07/2022

Uma nova visão
O livro nos traz uma nova visão do povo da Bíblia, judeus, israelitas, judaitas, hebreus... O livro diz quem são cada um deles, talvez não mude a forma como o chamamos no dia a dia, mas nos auxilia a entender melhor a Bíblia, um bom livro histórico/teológico, demorei um pouco pra ler pois são muitas informações e datas

francisbins 07/05/2022

Uma leitura interessante
Demorei pra termina-lo, creio que o assunto tratado é muito denso para uma leitura corrida, tem bastante citações de fontes e parece coeso.
Sera uma boa fonte de pesquisa futura com certeza.
É preciso ressaltar que o autor não apresenta todas as possibilidades, ele escolhe uma posição sobre determinada ocorrência e a segue, nada que tire a qualidade do livro, mas é importante ter em mente que existem discussões em aberto sobre várias coisas citadas no livro.
O que me incomodou um pouco foram as introduções, cada capítulo possui vários subtopicos geralmente os primeiros ele vai descorrer sobre algo que acontece através dos anos daquele periodo, e depois ele volta pra tratar dos povo da Bíblia, sempre ficava meio confuso em qual época do tempo ele estava falando, já que o texto te levou bem no futuro, e depois volta para o passado, é um pouco confuso, lá pelo meio de cada capítulo eu conseguia me localizar mas foi algo que me deixava perdido.

Matheus 29/04/2022

Excelente livro
Primeiro de tudo fica como dica a leitura do livro "Os Outros da Bíblia" antes desse, pois dará um background maior sobre os povos que aparecem na história descrita em "Aqueles da Bíblia".

O texto é muito bem organizado em ordem cronológica, o que nos ajuda a entender todos os contextos em torno do povo de Deus ao longo da história. O autor não abusa de termos técnicos, trazendo maior leveza na leitura.

Um dos pontos que me chamou atenção foi a preocupação com a formação da identidade do povo de Deus em todo o percurso, apresentando toda a diversidade que sempre esteve presente na construção daqueles no qual a bíblia se refere.