Um pouco de ar, por favor!

Um pouco de ar, por favor! George Orwell

Resenhas - Um pouco de ar, por favor!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mary.Schoenherr 15/04/2024

Decepcionou...???
Eu normalmente leio os livros do Orwell consideravelmente rápido mas esse foi bem mais demorado, a parte sobre a Guerra e o pós Guerra são interessantes mas o personagem é extremamente chato skjskhskjs sei q esse era o objetivo um cara frustrado com a vida que no fundo não era qual ele queria, mas ele odeia a vida e a família o tempo todo, passa páginas e páginas falando sobre pesca o que torna a leitura entediante muitas vezes, enfim, não é um dos melhores livros no Orwell

Milah 17/03/2024

Eu ainda não entendi o motivo desse livro ter poucas estrelas ele é simplesmente incrível. Entretanto, você tem que passar por um momento específico de vida para conseguir entender ele e senti-lo

natonha 14/03/2024

Ao todo, o personagem é uma pessoa muito frustrada com a vida, odeia a esposa, os filhos e basicamente tudo ao seu redor. O que me fez continuar lendo foi a escrita do Geroge Orwell, que é bem fluída e te faz querer saber o que vai acontecer. A ambientação sobre a guerra/pós guerra é o que deixa o livro um pouco interessante.

Andrea.Portocarrero 11/02/2024minha estante
Leu rapidinho

Cauã 27/01/2024

Interessante
Esse livro traz reflexões relevantes e uma escrita cansativa e massante. Faltou objetividade e um final bem desenvolvido. E ainda não citei os vários comentários machistas de tamanho absurdo, sendo possível relevar pelo contexto da época em que foi escrita.

Foi uma experiência. Para quem não conhece as obras revolucionárias de George Orwell, recomendo que não comece por essa.

mille_milley 15/09/2023

Não há ar.
Para falar a verdade, eu não tinha nenhuma espectativa nesse livro, achei que iria ser um clássico como todos os outro, com palavras difíceis, capítulos longos e partes confusas. Mas me surpreendi, pois é um livro super fácil de ler, uma leitura rápida, capítulos curtos e história maravilhosa.
O questionamento sobre o passado e a mudança me tocou muito, quando o George viu como estava a cidade que ele passou a infância e a adolescência tinha ficado depois da guerra foi um choque para ele e com certeza para mim(o leitor). Tem algumas partes engraçadas, a maioria delas é com a Hilda, ela me lembra muito a minha mãe, seu jeito, suas desconfianças e o jeito que ela trata as crianças. O jeito que o livro conversa com o leitor é algo incrível, com perguntas, questionamentos, dúvidas e afirmações.

Em resumo, é um livro que eu vou levar no coração. Eu recomendo muito que leiam, é um livro fininho e super fácil de entender.

"Acho que era um bom mundo para viver. Eu pertenço a ele. Você também."

atmarsroom 06/09/2023

Cadê?
Um pouco diferente do padrão Orwell, a história não se desenvolve com a finalidade de um 3° ato. Demorei por volta de 1 ano para terminar o livro, apesar da pouca quantidade de páginas. A perspectiva histórica de vivência da 1° Guerra e iminência da 2° são interessantes, mas a trama deixa a desejar.

AlessandroNunes 27/08/2023

Clássico recomendado
? Um pouco de ar, por favor!
?? George Orwell (Editora Pé da Letra @editorapedaletra)
? 272 páginas
?34/2023
????????
?? Resenha:

Um livro reflexivo, por vezes, denso e com mensagens interessantes. Retrata, com maestria, as angústias, frustações e expectativas de um homem inglês às vésperas e durante o desenrolar das duas grandes guerras mundiais.
George Orwell (1903-1950) é considerado um dos maiores escritores da era contemporânea. Sua produção literária é altamente motivada por sua vivência em meio aos conflitos armados e de sua visão peculiar sobre o Império Britânico. Sua crítica social e política é tão convincente que faz com que suas obras sejam atemporais.
George, um corretor de seguros, relata sua infância e juventude em uma Inglaterra romântica. Com o amadurecimento, a vida muda, as responsabilidades de um adulto aparecem e as preocupações e ansiedade por uma guerra que se aproximam são os motivadores para que esse homem busque um descanso, um retorno às origens, um tempo somente para ele!
Nesse contexto, o protagonista viaja para os locais caros de sua infância, mas se depara com as mudanças do futuro, novas conjunturas e o desconhecimento das pessoas de um passado distante. Um momento que proporciona a George várias reflexões importantes sobre família, valorização própria, política e comportamento humano perante às crises.
Um livro que consegue expor a personalidade do autor, com vários questionamentos e análises sobre a situação de uma nação às vésperas de uma guerra de proporção mundial.
A leitura não é fácil. Alguns momentos enfadonhos, pois o autor descreve, com detalhes, toda a trajetória infantil e juvenil do protagonista, porém, ao folhear as páginas à frente e com o desenrolar da história, a narrativa vai ficando interessante!
Leitura clássica, recomendada!

Luisa575 18/08/2023

"Tudo vai acontecer. Todas as coisas que você tem em sua mente, as coisas das quais você tem pavor, as coisas que diz a si mesmo que são apenas um pesadelo ou que acontecem apenas em países estrangeiros." Só pra constar ?

haasscreams 01/08/2023

Orwell decepciona novamente
Para mim, acabou sendo só o relato de um senhor em crise da meia idade que não aceita que o mundo mudou. Entendi a crítica, mas achei entediante e sem personalidade. Demorei meses para ler, as descrições são arrastadas e o tom de escárnio presente em vários momentos me incomodou. Dá alguns repertórios bonzinhos, mas não recomendo a leitura.

Francyelle9 30/03/2023

Um pouco de Ar por favor!
Um homem pacato, relata sua história, onde cresceu, seu trabalho e família sempre se lembrando como tudo era melhor antes da guerra (1° Guerra Mundial), sempre obserando e pensando sobre como as pessoas se sentiam vive novamente o sentimento de guerra iminente (2° Guerra Mundial), decide reviver seus sentimentos de infância, arquiteta um plano de fuga da sua realidade para realizar sua vontade que imagina não poder ser compreendida por ninguém.

1 | 2 | 3 | 4 | 5