Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

1 | 2 | 3 | 4

eueduardalima 07/06/2024

Tenho prazer em ser vencido quando quem me vence é a razão.
Me surpreendi muito com mensagem, os poemas são muito lindos. Pessoa era dotado de um talento extraordinário.

Erich 13/04/2024

Uma obra curta que em belos poemas conta a história da velha Portugal e da era das navegações. A proposta parece ser "similar" ao enredo traçado nos Lusíadas (livro que não consegui ler em detalhe pois não gostei). Aqui, por ser um compilado de poemas temos uma beleza maior presente, pois a ideia é resumida em poucos e trabalhados versos.

Parte 1 - III - 1

Firme em minha tristeza, tal vivi.
Cumpri contra o Destino o meu dever.
Inutilmente? Não, porque o cumpri.

Parte 2 - III

E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

Parte 2 - X

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Taci.Souza 08/04/2024

"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!"
Uma leitura rápida que faz um resgate em verso da história de Portugal, destacando seus reis e famosos exploradores e navegadores. A poesia de Fernando Pessoa é lírica, melancólica e tocante. Em versos simples, sinceros e curtos, ele declama a beleza de sua pátria amada.

Fábia 29/03/2024

Mensagem é a prova de que não é preciso muito para encantar o leitor com conteúdo e profundidade ao mesmo tempo. São 44 poemas líricos, divididos em três partes, os quais são repletos de simbolismo e historicidade que nos remontam às terras e mares de Portugal. Um livro que reflete o passado com alguns dos mais belos versos da língua portuguesa.

becaesousa 06/03/2024

Não sou fã de poesia, mas a verdade é que Fernando Pessoa é uma leitura obrigatória para todo aquele que se preze

CAcera3 21/01/2024

?Valeu a pena??
Esse livro de poesias é uma ode à Portugal e grandes figuras portuguesas. As notas de rodapé, ou um pouco de conhecimento sobre a história do país, são essenciais para entender sobre quem e o que o poeta está falando. Há uma perspectiva apaixonada, mas ainda assim realista por parte do Pessoa ao escrever esses versos e nele comprovasse a maestria do autor em colocar beleza até nos assuntos que podem ser mais chatos ou pragmáticos.
Uma curiosidade sobre esse livro é que uma das mais famosas frases do Fernando Pessoa é de um dos textos presentes aqui. Falo do ?Tudo vale a pena se a alma não é pequena? presente no poema ?Mar português? que fala sobre as perdas e sacrifícios do povo lusitano pelas conquistas de sua pátria.
O único ponto que me desapontou um pouco foi não ver mais poemas dedicados às mulheres. N?Os Lusíadas do Camões há inúmeras figuras femininas importantíssimas e o épico citado é uma grande inspiração para Fernando Pessoa; no entanto senti falta da presença delas nos seus poemas.
De um modo geral essa é um leitura interessantíssima, bonita, rápida e instigante.

maria1691 20/01/2024

Mensagem | ?
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu." ? Gostei dos poemas, tanto que me surpreendi, pois achei que fosse gostar menos. Quero muito ler 'O livro do desassossego' dele!

Sofia 22/12/2023

Esse foi o último livro que eu li para a prova de literatura basicamente é um livro que tem várias poesias e inclusive tem um poema que fala sobre as navegações o que torna o livro muito interessante então super indico esse livro.

Aproveite sua leitura 5 ?

Regina Coelli 15/11/2023

Gostei muito, meu primeiro contato com a escrita de Fernando Pessoa. As notas de rodapé foram essências para que eu pudesse me situar, não é simples pois não conheço muito sobre a história de Portugal, mas essa leitura me encheu de vontade de ler Os Lusíadas. Valeu a pena, tiveram alguns poemas que achei lindos, como o da D. Filipa de Lencastre, de Nun?Alvares Pereira e mais alguns outros.

Euuu 13/11/2023

O livro em si é muito bom, dá pra ver e sentir os sentimentos do autor ao contar da historia da antiga Portugal.

Vini Laux 06/11/2023

Peróla da "terrinha"
Primeira obra de Pessoa que tenho o prazer de conhecer, e me pareceu bem interessante. O ufanismo português, em relação às Grandes Navegações e o papel que Portugal desempenhou nesse período, é absolutamente rico de histórias no imaginário popular e, essas histórias, são mais enriquecidas com a melancólica "saudade de um tempo que não viveu" do autor. Uma era de heróis, para os portugueses obviamente, que desbravaram corajosamente o desconhecido, traçando uma rota que não teria mais volta. Isso valeu para os dois continente que, enfim, se encontrariam de maneira nunca antes vista.

Kanandavn 27/05/2023

Sobre Portugal
Esse livro trata-se exclusivamente da história de Portugal, sobre seus impérios e "conquistas"...
É importante frisar, pois eu mesma iniciei o livro imaginando que as poesias eram sobre temas avulsos. É interessante lê-lo para ter uma compreensão melhor da história portuguesa mas também para notar o tamanho patriotismo que cega o fato de tais "conquistas" terem resultado na colonização (genocídio) de outros povos.
Mas também há um quê de angústia, e saudosismo pela grande potência que Portugal já chegou a ser, e hoje é apenas mais um país nesse mundo imenso.
Para quem gosta da temática recomendo a leitura, a escrita de Pessoa é belíssima :)

LauraFF 20/05/2023

Biografia Portugal
Fernando Pessoa nos oferece um livro onde cada poema se refere ou a um episódio ou a uma figura importante na construção de Portugal, é genial, deve-se levar em conta o ufanismo e a importância da religião.
Além disso essa versão tem notas de rodapé que trazem esclarecimentos sobre o personagem que inspirou a poesia, experiência completa mesmo se lhe falta acúmulo sobre a história de Portugal
Se tornou um dos meus favoritos, uma biografia poética do Estado português

1 | 2 | 3 | 4