Intolerância religiosa

Intolerância religiosa Sidnei Nogueira

Resenhas - Intolerância Religiosa

Amanda 12/01/2021

Adorei. Todo mundo deveria ler pra acabar com pré-conceitos
O autor não fala só de intolerância religiosa, ele fala também um pouquinho da filosofia das religiões afro, inclusive fiquei bastante curiosa e vou procurar ler mais sobre o assunto (estou aceitando indicações)... Vou ler novamente, acho que há mais para extrair do livro!!

Thayane28 07/02/2023

Ótimo livro para iniciar o estudo do tema
Esse livro no formato de bolso é excelente para nos introduzir na temática da intolerância religiosa bem como traz a luz a discussão do racismo religioso, tão evidente hoje nos debates políticos.

Sucinto, atende aquilo que propõe.

Antonio Gonçalves 22/05/2022

Mais uma obra importantíssima da linha feminismos plurais. Sidnei Nogueira, neste livro, desmitifica a ideia de intolerância religiosa quando tratado da religião de matriz africana, impondo o racismo religioso como demarcador principal, sendo o termo que melhor responde a ideia de "intolerância" sofrida pelas religiões não hegemônicas; com isso, vai dando corpo e uma lógica centrada para aquilo que a sociedade, hoje, conhece por "intolerância religiosa", o que seria esse tolerar? Por que o correto é dizermos racismo religioso? São essas e outras perguntas/dúvidas que serão respondidas por Sidnei, afim de trazer um esclarecimento para que seja implementado politicas que visem de fato a problemática preponderante da nossa sociedade.

"Um espaço de existência, resistência e (re) existência" .

vasilisamorozko 09/01/2021

Uma Grande Aula Sobre A Intolerância
“Ouve-se muito que “é preciso tolerar a diversidade”. A expressão, aparentemente, progressista e bem-intencionada, desperta a indignação de alguns tolerados. Não, não é preciso tolerar ninguém. “Tolerar” significa algo como “suportar comindulgência”, ou seja, deixar passar com resignação, ainda que sem consentir expressamente tal conduta. Quem tolera não respeita, não quer compreender, não quer conhecer. É algo feito de olhos vendados e de forma obrigatória.”

#11 - Essa coleção é de longe um dos melhores projetos que conheço, os textos são cheios de informações que são passados de forma simples e de fácil compreensão. Esse livro é ótimo para quem quer conhecer mais sobre o tema.

Mila 21/01/2023

Intolerância religiosa
Hoje no dia 21 de janeiro dia de combate a intolerância religiosa, conclui e aqui estou a refletir sobre o quão religiões de matriz africana é perseguida no Brasil, o que se sabe é que toda e qualquer atividade desenvolvida por negros é vista como impura. Dentro da religião temos perseguição a pessoas de santo, terreiros invadidos, destruidos e incendiados. Não se vê por aí pessoas de outros cultos serem agredidas e mortos, o nome disso é intolerância e preconceito.

Elba.Fernanda 18/05/2023

Um livro muito bem escrito com inúmeros dados que comprovam as teorias apresentadas pelo autor. Excelente leitura para quem busca mais conhecimento sobre os motivos que levam à intolerância religiosa, principalmente em relação às religiões de origem africana.

Carol 23/05/2023

Estímulo à reflexão
Sidnei Nogueira faz uma análise espetacular sobre intolerância religiosa, em um momento marcado por diferentes níveis de confrontos e desrespeitos pelas diferenças.

Este livro e o "Crer ou não crer", do Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal, se complementam. O mesmo ocorre com o livro "Sociologia das religiões", de Jaen-Paul Willaime. A análise é críticas dos autores desses livros focam em diferentes pontos que nos fazem refletir sobre nossa realidade e nossas crenças e se completam.

Não devemos nunca ficar em apenas um tipo de análise, reflexão. É muito importante ler texto maravilhosos, como esse do Sidnei Nogueira, para ampliar nosso conhecimento.

null 26/08/2020

Mesmo sendo uma leitura teoricamente rápida se torna mais lenta pois traz muitas informações.
Algumas partes tive que ler mais de uma vez para entender.
Ótima leitura para quem quer se aprofundar no assunto.

V i c t o r y 04/02/2022

Leitura bem essencial, nos apresenta os significados, as crenças, desconstrói pensamentos antes colocados...