Humanidade

Humanidade Rutger Bregman

Resenhas - Humanidade

Elaine Messias 14/05/2024

Visão otimista do comportamento humano
O autor passeia pelos registros históricos para demonstrar sua teoria de que o humano tem tendência a ser bom e virtuoso quando confrontado com desafios reais.

Kali 14/05/2024

Esclarecedor e otimista (até demais)
Um livro que incita reflexão e debate sobre a natureza humana e o futuro da sociedade. É uma leitura que desafia as percepções convencionais e pode inspirar uma abordagem mais positiva e engajada em relação aos problemas do mundo.

Luis 03/05/2024

Quando aprendi mais sobre a discussão das ideias de Hobbes e Rousseau, fiquei em dúvida se não havia nenhuma evidência atual que ajudasse a entender o estado de natureza.
Nesse livro, encontrei justamente isso. O autor busca provar o ponto de que o homem é inerentemente bom, e a sociedade o corrompe, com base em evidências científicas, como análises de comportamente dos individuso na época dos caçadores-coletores e pesquisas psicológicas que buscam entender a natureza do ser humano.
No fim, acaba sendo uma obra muito interessante e que agrega com reflexões importantes, principalmente em sua primeira parte.

Renata1004 26/04/2024

Excelente leitura
Algumas histórias, confesso, difíceis de acreditar que foram reais, mas como são inspiradoras... Que bom vê-las a partir de uma vertente positiva de compaixão, empatia, respeito...

beatrzzz 25/03/2024

Abordagem muito interessante e impressionante a bibliografia que o autor traz ao longo de todo o livro para fundamentar suas ideias. Pra mim, alguns dos momentos mais valiosos do livro foram quando o autor resgatou experimentos famosos sobre "a natureza humana" e dissecou as diversas falhas e manipulações por trás deles, demonstrando que muitos experimentos que dão força aos que pensamos sobre o ser humano até hoje não passam de farsas que receberam mais atenção publicitária do que rigor científico.

Gabrielle.Vilefort 22/03/2024

Será que por trás de toda história seja ela boa ou não, feliz ou triste, violência, catástrofe exite mesmo lado bom e positivo do serviço humano?
O homem é 50% e 50% mal qual dessas características que cada um queira que sobressaia em si e escolha própria.

Karla.Marisa 06/03/2024

Não esperava tanto
Eu não acho que acredito em tudo que ouvi nesse audiobook, nem acho que a intenção do autor fosse essa, que acreditassemos em tudo sem o questionar (mas esse livro não é sobre isso).
O autor traz histórias sobre como o ser humano não age como nos filmes ou nos noticiários, na verdade, na maior parte das vezes, as pessoas agem de forma muito boa. O autor fala inclusive de vários experimentos que são famosos por mostrar o pior do ser humano mas depois mostra como esses experimentos foram cheios de viés.
O autor também comenta sobre guerras, tragédias e traz soluções que devemos pensar.
Não me tornei super otimista ouvindo o livro, mas com certeza estou um pouco mais otimista! Recomendo!

Patricia 18/01/2024

Uma das leituras mais esclarecedoras.
Amei demais o livro e achei que os dados foram os mais esclarecedores e disruptivos que já li.
Genial como esclarece alguns estudos que são apresentados frequentemente com dados incompletos e que, ao saber desses estudos na íntegra, percebemos que podemos sim ser cada vez melhores, na verdade, percebemos que já somos muito melhores do que nos imaginamos.

lipelimma 09/01/2024

⭐⭐⭐⭐⭐ Temas importantes ou Representatividade
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

myhtuck 07/01/2024

Livro com muitas referências de como o altruísmo e a bondade fazem parte da natureza humana, embora muitas vezes não acreditamos nisso.

?Quando nos entocamos em nossas próprias trincheiras, perdemos a noção da realidade. Somos levados a pensar que uma pequena minoria de disseminadores do ódio reflete toda a humanidade.?

Nota: 3/5

Lc 04/01/2024

O homem não é o lobo do homem.
Esse livro prova que o ser humano não é podre por dentro e que somos bombardeados com essa ideia diariamente.
Trazendo argumentos históricos, científicos, biológicos e antropológicos o autor explica que a narrativa de que somos egoístas, corruptos e tudo que há de ruim nessa espécie é construída e espalhada de forma convincente, mas basta dar uma chance ao livro que você também será convencido(a) do contrário.
No fim, era Russeau e não Hobbes que acertou sobre a natureza humana.

Caioboeira 03/01/2024

Uma visão aprimorada sobre o Homo Sapiens
Humanidade nos traz de volta ao velho debate de ideias sobre qual a visão do Homem é a mais correta, a de Hobbes que definia o Homem como intrinsecamente mau, egoísta e ardiloso e a visão de Rousseau sendo de um Homem bom por natureza e que seria corrompido posteriormente pelas sociedades em que estão inseridos.

Bregman, como a próprio subtítulo do livro indica, abraça quase totalmente a ideia de Rousseau e para isso nos leva a uma jornada antropológica utilizando desde dados arqueológicos a experimentos psicológicos modernos recentes, às vezes desfazendo “verdades” populares para provar seu ponto de vista, como quando trata do Experimento de Milgram ou trata de crianças naufragas em uma ilha para contrapor O Senhor das Moscas de William Golding.

Com uma leitura simples e didática Humanidade é um livro fascinante e contrapõe muitas ideias de alguns de seus predecessores como Armas, Germes e Aço de Jered Diamond e até de Sapiens de Yuval Harari.

Ótima e recomendadíssima leitura aos que têm ânsia por entender melhor a natureza desse bicho complexo chamado Homo Sapiens.

Icaro 30/12/2023

Uma nova chance
Livro do mês de novembro de 2023 do nosso clube e indicado pela Yasmine.

Preciso admitir que uma visão otimista do ser humano não era algo que eu acreditava. Minha visão sempre foi hobbesiana, mas queimei muito a língua com esse livro.

Além de ser uma leitura muito instigante, o autor de fato nos faz pensar de forma positiva sobre onde estamos e como chegamos. Teoria do contato e a visão crítica de que o sedentarismo mais nos atrapalhou do que ajudou, foram capazes de reformular a minha forma de ver o ser humano.

Publicado e muito bem editado pela Editora Planeta, vale muito a pena a leitura para poder rever diversos estudos, conceitos e dogmas assentados na nossa sociedade.

Nota 9,5/10 ???

Jon 30/11/2023

Um novo horizonte
Esse livro nos apresenta a história da humanidade sob uma nova perspectiva. Ele nos oferece em cada capítulo, literalmente, uma versão otimista da humanidade. Vale dizer que este não é um livro de ilusões ou ingenuidade, ele tem os pés no chão e, na medida que defende a natureza boa do humano, reconhece suas falhas e faltas e como a humanidade tem se esforçado para se distanciar de sua versão boa e duradoura.

Sabrina.Lolli 21/11/2023

Este é um livro otimista, com uma visão ímpar do Ser Humano, o qual temos muito medo de acreditar, pois somos muito frágeis a frustações, preferimos esperar o pior e nos surpreender do que que nos decepcionar. Mas é um hábito que pode ser policiado e aplicado com responsabilidade, um jeito gostoso de viver e olhar seu semelhante. Da uma esperança que ainda temos uma chance!!! Vale muito a pena a leitura.