Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

lucaschristyan. 01/09/2021

Primeira leitura do Gabo
Esse livro foi meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, e que contato feliz!

Me surpreendi com a fluidez com a qual consegui ler o livro, além disso, a capacidade do autor em manter o leitor interessado na história, mesmo já explicando o fim nas primeiras páginas

Aline Oliveira 26/02/2024

Noventa páginas, um título que já avisa o acontecimento e mesmo assim estou em um misto de revolta e tristeza.kkkkkkkk Gabo do céeeeeeeeu.

A história prende demais, que aflição esse povo todo sabendo e não falando nada, ou falando e não passando a mensagem. Achei injusto no final, mas genial demais. E quanto mais leio sobre, melhor fica.
Cleber 26/02/2024minha estante
Falou pouco e disse tudo :)
Tbm adoro as histórias do Gabo

Raquel.Furchinetti 26/02/2024minha estante
Esse livro é fantástico. É incrível que mesmo já sabendo o que vai acontecer o livro tenha um desenrolar que te prenda tanto.

Jessie / @livrosmeusmimos 02/09/2021

Achei que o titulo era uma mentira!!!
Em 1981 Gabriel Garcia Marquez publicava sua novela, Crônica de uma morte anunciada.
Esse foi meu primeiro contato com o colombiano Gabriel Garcia Marquez, e foi uma grata surpresa.
Me vi envolvida na história e muito curiosa com o seu desenrolar.
Esse é o tipo de livro que enquanto menos souber mais gostosa é a leitura.
Estou empolgada para ler os demais livros do Gabo.

site: https://www.instagram.com/p/CSgqRG5rsMS/

Maria4556 23/06/2021

Comecei não gostando e terminei do mesmo jeito, só que triste pelo cara que é morto
Dieyze 16/07/2021minha estante
Curti bastante essa leitura, foi meu primeiro livro do Gabo.

Atenasis 05/08/2021minha estante
Nossa vou ter que ler pra escola agora

Mariana113 25/05/2024

Um autor grande, um livro enorme
Existem situações em que pensamos : "eu deveria ter feito alguma coisa".
Este é o sentimento ao ler esse livro. O autor inicia o livro já deixando claro que Santigo Nasar irá morrer, será uma estratégia? Porque a partir deste momento você não se preocupa com a morte de Santiago, mas o que o levou até a morte e como ela se deu.
A gente fica se perguntando, como o vilarejo (e o próprio Santiago) sabendo da morte não fez nada?
Ora, ora... não fazemos isso o tempo todo? não negligenciamos milhares de mortes? o próprio Estado e as esferas de poder não tapam os olhos a todo momento para mortes tão anunciadas?
São muitas reflexões, é um texto que nos chama para realidade, eu indico fortemente.
Gabo é incrível!

Guilherme 08/06/2023

Confesso que ainda não consegui decidir se gosto ou não de Gabriel García Márquez... Sua escrita é diferente... O fato é que me prende, a impressão que tenho é de que a história está sendo contada por um senhor idoso num bar onde a história vai saindo assim, sem preocupação, onde as vezes detalhes que não são importantes para a história, mas que chamaram a atenção de quem conta são descritos, e você que entenda como quiser... Ainda assim achei o livro bom, não pela história em si, mas pela forma como é contada.

Natalia Noce 08/02/2021

Eu comprei no impulso o box do Gabriel García Márquez sem nunca ter lido nada do autor porque ele era simplesmente lindo demais (tem vídeo nos destaques) então antes de me aventurar nos outros romances maiores, Cem Anos de Solidão e Amor nos Tempos do Cólera, resolvi pegar esse pequenininho aqui. E que surpresa boa!!!!

A história é contada através das lembranças do narrador e dos relatos que ele foi acumulando durante diversos anos das pessoas que moravam em sua vila. Como facilmente podemos ver as lembranças são muitas vezes conflitantes e exageradas o que torna a narrativa muito interessante, pois não podemos ter certeza absoluta do que realmente aconteceu.

A forma como o autor escreve é muito gostosa e poética e me deixou com muita vontade de me embrenhar mais em suas histórias. Não vai demorar muito para eu pegar os romances que vieram no box.

E aí, qual deve ser o próximo? Amor nos Tempos do Cólera ou Cem Anos de Solidão????
~Coppi~ 19/02/2021minha estante
Eu fiz literalmente a mesma coisa que você. Comprei o box pela beleza e pela vontade de conhecer García Márquez. Comecei hoje o livro e estou amando

Natalia Noce 19/02/2021minha estante
Esse box é um absurdo de lindo...foi bem difícil resistir mas não tô me arrependendo

Helô 22/02/2021minha estante
É um box maravilhoso também comprei pela beleza embora conheça Cem anos solidão. Estou pensando em reler.

Marcia 22/08/2023

Minhas impressões sobre o livro
Publicada em1981.
História baseada em fato, em um crime que realmente aconteceu e nos mostrará a hipocrisia das pessoas, a fraqueza do padre, o pouco caso do prefeito...
Um livro curto e muito interessante que, como em outras obras do escritor, me deixou admirada com a maestria da escrita. Nesse livro fiquei mais admirada pois prende nossa atenção mesmo revelando tudo nas primeiras linhas. Começamos a ler ja nos é contado sobre o assassinato, o motivo e quem praticou.
O assassinado foi Santiago Nasar, amigo do narrador, que inconformado com a história, retorna a cidade para entender, tentar compreender tudo, mesmo ele estando la no dia do crime e tendo vivenciado de perto essa tragédia.
O narrador vai reconstruir os fatos conversando com as pessoas que estiveram com Santiago no dia, horas antes dele morrer. Também terá acesso aos documentos, relatório da polícia e vai ouvir as versões das pessoas ,o que estavam fazendo, onde estavam e porque não fizeram nada sabendo que a morte foi anunciada, muito bem anunciada.
Os assassinos falavam a quem quisesse ouvir.
As pessoas tem culpa?? Foram omissos? Se foram, qual o motivo? E será que Santiago Nasar era culpado?
Durante a leitura vamos compreendendo e criando nossa visão.
Gostei muito desse livro e deixo minha sugestão de leitura.
Valeu!!!
Nadia.Duarte 23/08/2023minha estante
Meu livro favorito do Gabo

@LuanLuan7 08/02/2022

Um triller com o final já anunciado.
Se tem uma coisa que eu não esperava era um triller escrito pelo Gabo. Mas é exatamente isso que temos nessa obra.

?No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5:30h da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo?. É assim que a história começa: com o anúncio de uma morte iminente.

No entremeio temos uma cidade do Caribe, com negros e árabes vivendo num mundo católico e conservador. Tudo se abala com a chegada, misteriosa, de Bayardo San Roman e seu propósito inusitado.

No decorrer da história, cada um dos personagens principais recebe seu desfecho: Ângela Vicário, Bayardo San Roman, os gêmeos Vicário etc, o que é surpreendente, visto que a obra tem somente 96 páginas.

Mais impressionante ainda foi como o autor conseguiu um desfecho tão impactante, mesmo com uma morte já anunciada desde a primeira página.

Terminei o livro lendo freneticamente, sentindo toda a tensão do momento e sem acreditar em como tudo se desenrolou. Gabriel Garcia Márquez sabe mesmo brincar com nossas emoções.

Kanandavn 05/08/2023

Morte mais que anunciada
Gabriel Garcia Marquez nunca decepciona!
Nessa crônica podemos notar a sua habilidade não só com livros densos. A história é contada por um jornalista sobre uma morte que ocorrou em um povoado, como o próprio nome da obra já diz. O livro é genial, engraçado e intrigante, como a morte que foi amplamente anunciada ainda assim se efetivou.
E claro com vários momentos de reflexões profundas que se você não prestar bastante atenção passa despercebido nos diálogos banais do dia a dia nos personagens.
Gênio.

Matheus656 30/03/2022

Incrível
Transgredindo a narração linear, à moda machadiana, Gabo anuncia a morte de Santiago Nasar.

A partir desse momento, é como se olhássemos um espelho quebrado, uma pintura de Picasso; Em que através de pontos de vistas distintos, no qual se fundem o passado, o presente e o futuro, acompanhamos o narrador em seu esclarecimento sobre a morte anunciada.

Peter.Molina 05/04/2023

A fatalidade nos faz invisíveis
O livro conta a história dos últimos momentos de Santiago Nasar antes de ser assassinado. No caso, várias pessoas sabiam do que ia acontecer mas nada fizeram. O narrador vai trazendo lembranças daquele momento, os motivos, as incertezas e principalmente as emoções e sentimentos de todos. A narrativa é chocante, às vezes poética e lírica, mas impressiona pela forma como uma simples história é narrada com maestria. Um livro curtinho, bom para conhecer Gabriel García Márquez.

thaísa 16/02/2022

escrita fluida e direta.
Meu primeiro contato com o autor e eu simplesmente me encantei com uma narrativa fluida e fora do convencional.

Ao anunciar, logo no início, o desfecho do livro, Gabriel Garciaz Marquez nos surpreende com o suceder dos fatos e as divergências entre as histórias contadas pelos personagens sobre a noite e o motivo da morte de Santiago Nasar. Trata-se de uma trama completamente conectada, na qual há muitos detalhes e características singulares para cada personagem, tornando a leitura cativante, de modo a instigar a curiosidade do leitor.

Gabriel 21/08/2021

A morte anunciada
E assim começou o spoiler..

Gabriel García Márquez abre "Crônica de uma morte anunciada" basicamente com o anúncio: Santiago Nasar morre no final da história. Porém, não sabemos como e o porquê.

Durante as poucas páginas, Gabo narra em primeira pessoa a perspectiva de alguns moradores da pequena cidade sob a morte de Nasar. E neste contexto, o autor pode ter realizado uma crítica ao individualismo das pessoas ao redor de Santiago.

Apesar de sabermos o final de tudo, Gabo instiga o leitor com os passos que cada personagem realiza na história em que todos sabem da morte, menos aquele que irá morrer.

A leitura é bem fluida, sem grandes construções ou complexidade do texto literário.