Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Mariana113 25/05/2024

Um autor grande, um livro enorme
Existem situações em que pensamos : "eu deveria ter feito alguma coisa".
Este é o sentimento ao ler esse livro. O autor inicia o livro já deixando claro que Santigo Nasar irá morrer, será uma estratégia? Porque a partir deste momento você não se preocupa com a morte de Santiago, mas o que o levou até a morte e como ela se deu.
A gente fica se perguntando, como o vilarejo (e o próprio Santiago) sabendo da morte não fez nada?
Ora, ora... não fazemos isso o tempo todo? não negligenciamos milhares de mortes? o próprio Estado e as esferas de poder não tapam os olhos a todo momento para mortes tão anunciadas?
São muitas reflexões, é um texto que nos chama para realidade, eu indico fortemente.
Gabo é incrível!

Cafe_Fili 22/05/2024

Um livro incrível
A história te prende do início ao fim. De certa forma o livro é muito inquietante porque a morte do personagem principal é realmente anunciada e ninguém consegue evitar. Um alerta sobre deixar para os outros o que vc pode fazer.

pwhset 21/05/2024

"- Santigo, filho, o que houve com você?
- Me mataram, querida Wene."

Cara, que história foda, a fluidez dessa narração é de uma simplicidade perfeita.
A história que tem como foco praticamente um acontecimento que durou cerca de 5 horas, traz essa sensação de urgência e rapidez que facilita a leitura em duas sentadas. O sentimento de ansiedade faz a gente engolir cada passo de cada personagem dessa cidadezinha e cada um com sua perspectiva dos fatos torna tudo fresco e flexível em cada linha que aparece.
Amei principalmente a escolha da narração ser terceirizada, o ponto de vista de Santiago Nasar nunca é colocado em foco, pouquíssimas falas irrelevantes dele são abordas, reforçando o sentimento, de como dizem, "mortos não atiram" e não se defendem. Simplesmente apaixonado por esse.

oslivrosdagiu 16/05/2024

Engenhoso Gabo
Gostei porém não tanto quanto "O amor nos tempos do Cólera", mas a escrita fluida, o jogo de palavras e a narrativa envolvente não deixam a desejar nessa crônica. A morte anunciada pela engenhosidade de Gabo vira uma bela história pra se contar.

Eduardo1550 02/05/2024

Belíssima obra
Foi o meu primeiro contato com obras do Gabriel Garcia Márquez, fiquei encantado com a escrita do autor, a forma como os personagens são apresentados, fiquei imaginando cada cenário descrito no livro com uma grande quantidade de detalhes. Apesar do livro já começar anunciando a morte do personagem principal, o livro nos prende até o fim, com uma rica precisão de detalhes e acontecimentos, desde o planejamento à execução do assassinato.

rcssa 29/04/2024

Foi o Nobel que ganhou Gabo e não o contrário.
Gabo tem um modo único de escrever. O livro é eletrizante! É impossível largar a leitura enquanto não se sabe o que acontece no final, mesmo sabendo que Santiago Nasar irá morrer.
O livro aborda de forma escancarada uma sociedade cheia de preconceitos, machismo e falso moralismo que fica inerte a imitente morte do jovem Santiago Nasar (que eu, particularmente, desejei que morresse desde a página 15). O que interessa na narrativa é o desenrrolar de como o evento do assassinato dele acontence.
Enfim, é por essas histórias e por outras que foi o Nobel que ganhou Gabo e não o contrário.
É um ótimo livro para quem quer começar a ler Gabo!

Deb_ 25/04/2024

Achei bom
A história é boa (e eu gostei que é toda contada como se fosse uma grande fofoca), mas não foi uma leitura que me prendeu ou me fascinou.

Acho que coloquei muita expectativa nesse livro :(

luahmoller 25/04/2024

O título ja diz muito sobre a história, mas mesmo assim, eu torci para que fosse diferente, para que alguém conseguisse ajudar ele. Simplesmente muito bom. Espero ler mais da literatura latino-americana logo ?

Ana Savagnago 31/03/2024

Impressionada!
Uau!
O livro é riquíssimo em detalhes, chega a ser assustador... Muito bom como os demais livros do escritor!!

Lili 12/03/2024

"A fatalidade nos faz invisíveis"
Me indicaram esse livro para o meu primeiro contato com o autor. E adorei a experiência, não tive dificuldades com a leitura e pude observar e apreciar a forma fluida e jornalística investigativa de Gabriel Garcia Marquez em contar uma morte anunciada. É incrível que no início já sabemos o que acontece e mesmo assim ficamos totalmente envolvidos com a história até o final...
Uma excepcional história que traz temas como vingança, honra, a falta de empatia, justiça, valores, crenças e culpa.

Camile 06/03/2024

Primreiro que leio do autor
Primeiro contato com Gabriel Garcia Marques e posso dizer que gostei
inicilamente achei a escrita meio enrolada, isso porque não havia entendido qual era o papel do narrador, mas depois que peguei o jeito a leitura fluiu

eu passei o livro todo achando que o cara tinha "merecido" a morte pra no final descobrir que ele provavelmente não tinha comido a mulher, fiquei com ódio kkkkk

foi um livro super curto, li em três dias

nota: 4/5

claraaguiar 03/03/2024

Crônica de uma morte anunciada
"Principalmente, nunca achou legítimo que a vida servisse de tantos acasos proibidos à literatura para que se realizasse, sem percalços, uma morte tão anunciada."

Minha primeira experiência de leitura com o famoso gabriel garcia marquez!
Achei a premissa do livro interessantíssima e, apesar de saber desde o início o que aconteceria no final, o autor conseguiu me prender da mesma maneira, de forma que me vi tremendo de ansiedade no final mesmo sabendo que ele morreria. (????) além disso, o livro possui um caráter meio jornalístico investigativo apresentado na história pelo seu narrador personagem, e mesmo não tendo um plot twist, algumas revelações pra mim foram bem bombásticas!! enfim... adorei a escrita e recomendo demais!

Aline Oliveira 26/02/2024

Noventa páginas, um título que já avisa o acontecimento e mesmo assim estou em um misto de revolta e tristeza.kkkkkkkk Gabo do céeeeeeeeu.

A história prende demais, que aflição esse povo todo sabendo e não falando nada, ou falando e não passando a mensagem. Achei injusto no final, mas genial demais. E quanto mais leio sobre, melhor fica.
Cleber 26/02/2024minha estante
Falou pouco e disse tudo :)
Tbm adoro as histórias do Gabo

Raquel.Furchinetti 26/02/2024minha estante
Esse livro é fantástico. É incrível que mesmo já sabendo o que vai acontecer o livro tenha um desenrolar que te prenda tanto.

Patty Lima 21/02/2024

Narrativa curta, mas engenhosa. Desde as primeiras linhas anuncia o desfecho. Personagens bem formuladas. Descrições rápidas e narrativa fluida que leva o leitor a chegar cada vez mais perto da "morte anunciada", ao mesmo tempo que parece se desviar dela cada início de capítulo.