O Impulso (eBook)

O Impulso (eBook) Ashley Audrain

Resenhas -

rlc.blurryface 04/06/2024

Intenso
Já imaginava que esse livro fosse ser exatamente como o título sugere. Um compilado de atitudes impensadas que te empurram diretamente para um lugar onde você poderia ter evitado estar. Enquanto lia, fui relembrando do livro "Precisamos Falar Sobre Kevin", sobre essa maternidade pouco comentada, que muitas pessoas têm medo de admitir que existe. Embora seja bastante desconfortável imaginar que uma conexão mãe-filho seja tão distante ao ponto de levar uma criança a cometer absurdos, não deve ser ignorada a possibilidade de isso realmente acontecer. Talvez não nas proporções descritas na história, mas na vida real, a distância numa relação familiar pesa a ponto de definir aspectos de uma personalidade. A psicologia explica.

Quando lemos sobre os antepassados de Blythe, entendemos isso. A autora trouxe uma linhagem de mães desajustadas, que não tiveram a opção de serem as mulheres que pretendiam, antes de tudo. Cada uma seguindo impulsos que as levaram a um papel que nunca quiseram cumprir. Não justifico a irresponsabilidade materna nessa história, mas me compadeço pelas mulheres que não puderam sonhar outros destinos mais felizes para si mesmas. Teriam poupado uma vida após outra de amargura entre mães e filhas... infelizmente, o mundo ainda não nos permite plenamente decidir por nossos corpos qual futuro eles terão. "Todas esperamos ter uma boa mãe, nos casar com uma boa mãe, ser uma boa mãe".

Violet? Uma infeliz surpresa. Extremamente plausível, bem medida. Uma personagem bem intrigante. Não acho que Blythe merecia essa filha. Não acho que Violet merecia essa mãe. Não sei se havia como consertar as coisas no início da história ou em algum momento dela. Não consigo imaginar. Só sei que o final foi muito esperado, aquela frase que faz você terminar o livro querendo muito saber "o que aconteceu??"

Amanda3913 03/06/2024

Segunda vez que leio esse livro, e gostei tanto quanto a primeira. Acho uma história muito reflexiva sobre a vida, maternidade e as relações familiares. É bem pesado, mas eu gosto de como tudo isso foi abordado.

Rafaela 03/06/2024

Livro de mulheres loucas
Demorei algumas páginas para pegar o fluxo, mas gostei! Gosto muito desse estilo de livro, mas se não for sua vibe, provavelmente você vai querer abandonar...

Blythe não teve uma boa relação com sua mãe, Cecília, assim como Cecília não teve uma boa relação com sua mãe, Etta. Um livro que traz muitas reflexões acerca da maternidade, como se dá o amor materno? É um instinto? É algo criado socialmente? Toda mãe ama seu filho?

Blythe percebe que sua filha Violet tem algo errado, mas será que uma criança é capaz de cometer tais atos? Uma mãe deveria pensar assim de sua cria? Mas será que ela não carrega algo de sua própria criação, já que o pai não enxerga Violet dessa forma?

Uma mãe cansada, solitária, com falta de afeto e compreensão. Uma mãe que de certa forma tenta estabelecer para seus filhos um lar saudável, mas que sabe, lá no fundo, que sua filha não é quem demonstra ser para seu marido, mas como provar quando todos a tiram de desestabilizada?

Leiturascomthays 02/06/2024

Faltou enredo, suspense e uma história. Ficou chato demais toda a história e nada de novo aconteceu. Ficou por isso mesmo

Bela 02/06/2024

Tive muita dificuldade com esse livro, quase desisti várias vezes na primeira metade, mas da metade pro final me prendeu porque queria entender o que estava acontecendo. Cenas muitos gráficas, relações extremamente toxicas, assuntos delicados abordados de forma crua, maternidade não romantizada (as vezes como uma experiência digna de filme de terror, que deixa qualquer um que pensa em ter filhos com dúvidas). Enfim, cumpre o papel de thriler, mas definitivamente não é meu estilo. Se todos os personagens fizessem terapia, o livro acabava na primeira página

eiller 31/05/2024

E SE EU NÃO AMAR MEU FILHO? TEM ALGUM PROBLEMA?
Gosto muito de livros que trazem reflexoes acerca da vida. É muito fácil olhar ao redor e ver mulheres com anseio pela maternidade, como se ser mãe as completasse, como se isso fosse o ultimato para a definição do que é ser mulher para uma sociedade.

Mas é muito interessante também ver que nem sempre isso ocorre com a beleza que se é esperada. As vezes é muito mais complicado do que se imagina.

E em outros casos, o instinto materno não existe. A capacidade de amar um filho mais que outro é um fato ao qual todas as mães estão sujeitas. Mas isso não é dito, não é discutido. Principalmente em voz alta. E não cabe a nós julgar isso. Embora também sabemos que não é assim que a sociedade trata esses casos.

Gosto muito como a autora aborda esse tema, de maternidade indesejada nos colocando como expectadores de uma vida ao qual, pelo menos pra mim, não me permite o julgamento acerca de como os fatos se desenrolam.

Excelente leitura. Recomendo muito.

Tayanne0 29/05/2024

Primeiro livro que leio da autora e já amei, ansiosa para os próximos. Leitura fluida, acredito que facilmente ajudaria na ressaca. Recomendo

Yasmin 27/05/2024

Desesperador!
Do início ao fim o livro me prendeu e despertou meu interesse, eu devorei ele em poucos dias. O sentimento de desespero e ansiedade me acompanharam durante toda a leitura, fora a raiva desenfreada de alguns personagens rs. É um ótimo livro, te faz questionar o ponto de vista da protagonista e sua própria percepção do livro, recomendo demais. Só não dei 5 estrelas pq eu gostaria de um final mais amplo, explicado, mas entendo que terminou de forma perfeita de acordo com toda a narrativa do livro.

Sra Parker 22/05/2024

Ela tava certa
A leitura realmente não me prendeu no início, mas já do meio pro final ficou interessante.

Os casos vão se confirmando a medida que a Violet vai crescendo e formando a sua personalidade doentia.

Gostei muito desse final.

((Não deu pra mim fazer meu último histórico pq deu erro????

anealinep 18/05/2024

Mix de emoções
Confesso que me faltam até palavras pra descrever a magnitude desse livro. Você sente raiva, tristeza, mágoa e duvida de si mesma junto com a personagem.

Devorei esse livro. Eu precisa entender e saber o que estava acontecendo e o fim me pegou MUITO desprevenida?..

Nah 16/05/2024

Pesadíssimo
Blythe é uma jovem mulher que sonha em ser escritora. Casada com Fox, ela escreve contos que nem sempre são publicados. Apesar disso, ela leva uma vida feliz ao lado do marido; mas tudo muda quando ela engravida.

Tudo parecia correto até ela se ver em trabalho de parto. Após o nascimento de Violet, é com pesar que Blythe percebe que a filha aparenta não gostar dela. Para piorar tudo, ela percebe que a filha não é como as outras crianças. Ou será que suas impressões são apenas fruto de sua imaginação?

Enquanto Fox repete com convicção que Violet está apenas passando por uma fase, Blythe não sabe se confia nas palavras do marido ou na própria convicção. E quando tudo parecia estar perdido, Blythe se descobre grávida mais uma vez. Porém, o nascimento de Sam, ao contrário do que Blythe espera, pode não ser o respiro em meio à incerteza e aflição de seus dias.

No livro, acompanhamos a relação de Blythe com a maternidade ao mesmo tempo em que vemos como as mulheres de sua família lidaram com a responsabilidade de ser mãe ao longo das gerações.

O livro fala muito sobre a importância que ser mãe acarreta e mostra que talvez nem todas as mulheres estejam prontas para essa experiência, que acaba se tornando um fardo. Com uma narrativa envolvente e um suspense bem construído, o livro mostra aquele que pode ser o pior lado da maternidade.

Definitivamente não é uma leitura para qualquer pessoa a qualquer momento. O livro aborda muitas situações que podem trazer gatilhos, principalmente se lido por uma mulher em processo de gestação. Por isso, recomendo muita cautela em sua leitura.

Por vários momentos durante a leitura, me lembrei do filme Precisamos Falar Sobre o Kevin e decidi que preciso ler a obra original o mais rápido possível. Acho que O Impulso traz uma trama crua e visceral. Isso, somado à escrita forte da autora, torna o livro uma obra e tanto, embora não seja aconselhável a todos os públicos.

Thaysa16 15/05/2024

Livro bom!!!
Esse livro me prendeu muito, senti pena e raiva. A personagem Blythe me pegou muito, consegui me colocar no lugar dela e sentir sua dor, chegou a ser desesperador p mim ?ver? td q ela tava passando, o luto, a raiva, a solidão, a culpa.. é uma escrita q te envolve.
Esse livro fala muito sobre como a figura materna é importante na vida de uma pessoa, sobre como traumas são criados desde os nossos primeiros momentos de vida, só q muitas vezes não sabemos de onde vem pq não lembramos.
O final deixa em aberto p vc pensar oq pode ter acontecido -eu não gosto mt disso, gosto de final fechadinho por isso 4 estrelas- e Deus q me perdoe mas q raiva dessa guria. Kkkkk é difícil pensar q nem toda criança tem a inocência da idade?

Amanda 13/05/2024

É bom
Livro bom, a escrita é fluida e te prende desde o início.
A criança é o próprio d!abo kkkkk
Se eu fosse mãe dessa menina, eu nem sei oq faria sério, tive muita raiva.