Oleg

Resenhas - Oleg

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

Oleg, de Frederik Peeters
Conhecido por seu sucesso com “Pílulas azuis”, em que conta a sua relação com uma mulher soropositiva, Peeters volta a publicar uma nova história em quadrinhos sobre experiências aparentemente pessoais. Se em “Pílulas azuis” encontramos um personagem bem jovem, em “Oleg” acompanhamos momentos de sua vida 20 anos depois: uma autobiografia do contemporâneo.

A narrativa é formada por pequenas crônicas sobre a vida de Oleg. Pai de uma adolescente e casado há anos, o personagem principal se vê em um momento de bloqueio criativo - autor de histórias em quadrinhos, não sabe sobre o que pode escrever. Durante essa crise profissional, vamos vivenciando ao lado de Oleg alguns questionamentos e insatisfações desse “pai de família”, aparentemente comum.

A partir de ilustrações muito expressivas e interessantes, o autor traz uma grande parte de diálogos entre o personagem e sua própria consciência. São reflexões muito atuais e que revelam angústia da sociedade contemporânea: como lidamos como a tecnologia e internet, como encaramos o papel que nossa profissão exerce em nossas vidas, como se relacionar com o outro e, até mesmo, como enfrentar o nosso principal medo de perder pessoas que amamos.

É uma HQ extremamente atual e cotidiana que apenas confirma que histórias em quadrinhos não são feitas apenas para crianças e adolescentes, mas podem trazer debates relevantes e pertinentes. Gostei muito e fiquei com uma baita vontade de conhecer o seu sucesso “Pílulas azuis”! Você encontra os dois livros pela @editoranemo

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster

Nanda Lima 31/10/2021

Coisa fina
Peeters desenha muito pqp, em Pílulas Azuis ele parecia mais minimalista... Aqui ele desenha alguns cenários grandiosos, natureza, hiperdetalhismo e realismo. Que gibi maravilhoso: reflexivo, diz tudo nas entrelinhas sem ser professoral ou expositivo. Uma reflexão lúcida sobre a contemporaneidade. Coisa fina.
Douglas Finger 31/10/2021minha estante
??

Tales Martinelli 01/10/2021

Pura filosofia
Oleg é um quadrinho muito peculiar, ele basicamente conta o dia a dia da vida de Oleg, um renomado escritor de quadrinhos, juntamente com seus pensamento e devaneios criativos.

A parte gráfica é muito bem feita, com imagens bem criativas e que te levam junto aos pensamentos do protagonista, e na minha opinião esse é o ponto mais alto desse quadrinho.

Já a história eu achei meio estranha... Pareceu que o autor queria fazer reflexões muito filosóficas e subjetivas toda hora, o que deixou a impressão de ser meio forçado...

Em resumo foi um experiência legal, mas sinto que essa não é a melhor obra do autor, então ainda quero dar outras chances pra outros quadrinhos dele

DTG 23/03/2021

Autobiografia cotidiana
Você já parou para pensar que tudo no mundo muda rápido demais e que ao mesmo tempo o mundo viaja rápido demais pelo espaço?

Oleg é uma autobiografia de Frederik Peeters. O autor destrincha a celeridade da inovação tecnológica e demonstra sua insatisfação com a conexão exagerada.

A história mostra sua paixão pela família e uma busca de adaptação de estilo à realidade do século XXI.

Os traços da HQ são muito expressivos e cheios de detalhes.

Pri Paiva 30/05/2021

Reflexivo e muito bom!
"O autor de Pílulas azuis volta a contar sua história, vinte anos depois. Mas desta vez ele atende por ?Oleg"

?Bom, a pinta do personagem a gente vê mais tarde? Por enquanto imagino ele com minha cara, é mais fácil??

O quadrinho trata do cotidiano na vida de um "pai de família" e possui muitos questionamentos atuais.
Oleg reflete sobre seu bloqueio criativo, o medo em relação a profissão que se dedicou a vida toda, sentido talvez não ser tão bom naquilo que faz. A angústia com relação às tecnologias contemporâneas, também fica refletida na narrativa. Além de pincelar sua vida como pai de uma filha adolescente, ajudando-a com suas conversas e cumplicidade, o quadrinho retrata, também, o seu relacionamento ao lado da mesma mulher, seu amor, há mais de duas décadas e mostra o medo de perder as pessoas que amamos que está sempre presente em nós.

Oleg é uma arte. As ilustrações são expressivas, uma característica de Peeters.

Minha nota é 10/10

K-Roll 07/06/2021

Ta bom então
Eu amei o quadrinho "pílulas azuis" escrita pelo autor, mas quando eu fui ler este novo livro dele lançado cerca de vinte anos depois da obra anterior eu fiquei um pouco perdida na narrativa. Eu não consigo explicar muito bem o que deu errado na minha experiência dessa leitura é só que se daqui alguns dias alguém me perguntar sobre o que é essa história a única coisa que vou conseguir falar é que ela é sobre auto descoberta. Eu não vou dizer que a leitura é ruim, porque ela não é. Mas esse só que eu não consigo resumir o que foi que eu li. A história é interessante porém facilmente esquecível.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 04/07/2021

Alguns motivos para ler Oleg
Você precisa ler Oleg se...

Amou Pílulas Azuis.
Experimenta certa dificuldade em lidar com o imediatismo dos dias atuais, com o mundo hipertecnológico e com essa espécie de ode à superficialidade das coisas...
... Mas também já foi salvo um par de vezes pela tecnologia em qualquer de suas formas.
Já sofreu com um bloqueio criativo.
Enxerga cenas de filmes nas situações mais aleatórias.
A arte e as pessoas queridas são um refúgio para você.
Adora filmes antigos.
Acredita no amor duradouro.
Pensa que consumo ilimitado = destruição ilimitada.

Oleg é uma autoficção em quadrinhos do suíço Frederik Peeters, cujo protagonista é uma espécie de alter ego do próprio autor. Ele, o Oleg, é um quadrinista de 40 e tantos anos que está passando por uma crise criativa enquanto lida com a pressão e o desafio de acompanhar a era das redes sociais, da dispersão e da superficialidade, em um mundo permanentemente conectado e que, com tanto a ?oferecer? (e em quantidades ilimitadas), caminha rumo à destruição total.

É difícil resumir esta HQ em poucas palavras. Oleg é sobre a vida, o cotidiano, a dificuldade de criar e ter novas ideias e, ao mesmo tempo, estar rodeado por uma miríade de inspirações. É sobre amor, família e tudo aquilo que verdadeiramente importa.

site: https://www.youtube.com/alinetkm

Mi 16/07/2022

acho que biografia em metalinguagem é uma boa descrição para história. cheio de referências e fantasias é incrível.

Joana 02/10/2022

Tocante. Oleg me surpreendeu de uma forma muito positiva. É um história bem cotidiana, mas que revela camadas muito mais profundas.
Quero reler para tentar absorver tudo isso e quero ler outros livros do autor, acho que gostaria.
Uma boa leitura realmente

Pretti 15/12/2022

Bastante bom
Gostei muito da história e de como ele a construiu, mas a leitura acabou ficando um pouco cansativa, talvez por ter lido está HQ logo na sequência do Pílulas Azuis. Mas não tiro o mérito, é uma narrativa super metalinguística e reflexiva, muito bem construída.

Rebeca.lousz 19/06/2021

Uma grande declaração de amor
Livros simples me encantam, existe uma complexidade imensa atrás dessa aparente simplicidade e exatamente assim com Oleg.

Oleg é um quadrinista com bloqueio criativo e o livro acompanha a rotina dele dentro dessa janela de sua vida. Eu amei ir descobrindo aos poucos as relações e impressões do personagem com tudo a sua volta, desde pessoas próximas até comportamentos sociais.

É uma grande declaração de amor esse livro, a forma como os desenhos são retratados, a delicadeza nos gestos e nos quadros escolhidos pra cada cena é de uma beleza admirável.

Eu amei tudo dentro desse livro e amei a experiência de poder lê-lo.

@Marverosa 06/03/2022

Frederico não decepciona!
Sou suspeita pra falar, pílulas azuis é um dos meus Hq preferidos da vida, vim na expectativa de algo mais fraco e me decepcionei, supresa incrivelmente boa!
Frederick consegue manter o nível, desta vez entra na relação pai e filha e de sua própria relação com a escrita e processo criativo.
A expressão dos desenhos em alguns trechos é fantástica, diz tudo com uma imagem.
Mais do que recomendo

Bernardo (@vida.colecionador) 30/06/2021

Oleg
Um excelente quadrinho, que fica ainda melhor para quem leu também "Pílulas Azuis", do mesmo autor.

Cassianohammer 07/07/2021

O traço do autor melhorou muito se comparado a pilulas azuis. Aqui todos os cenários são mais completos e as pessoas melhor desenhadas.
Mas a história é mais simples que pílulas azuis, mas ainda assim é interessante, algumas reflexões que podemos levar para a vida.

Gaby @gata.literaria 08/07/2021

Estou absorvendo
Lindos traços, baseado em fatos reais. Muito diferente de tudo que já li. Gostei mas ainda estou absorvendo, as vezes ele viaja um pouco mas é tocante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5