Oleg

Oleg Frederik Peeters

Resenhas - Oleg

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lhyz 14/02/2024

"míope como uma toupeira"
Genial. Desde Pílulas Azuis, você consegue notar a genialidade de Peeters.
Nessa Grafic, não foi diferente. Aqui acompanhamos Oleg, um quadrinista, sua esposa e filha. Como é lidar com se sentir obsoleto? A pressão para entregar algo novo? A sensação de se afundar nas mesmas conversas? O medo de perder o seu amor? Como é olhar ao redor e ver todo mundo fixado nos seus celulares? O que é sentir o peso das catástrofes naturais e ainda ter que viver com as exigências da sociedade? É isso tudo... Ao mesmo tempo... de maneira genial.

Apenas leia.

Art 11/02/2024

Oleg (2021), é uma autobiografia do quadrinísta suíço Frederik Peeters adotando um falso nome para contar sobre dilemas familiares e artísticos em sua vida. Desde uma crise de criatividade até sua relação com sua filha agora adolescente e esposa. Acompanhado a isso, diversas reflexões sobre a modernidade tecnológica e social e as dificuldades que o personagem se encontra em lidar (e tentar fugir) de todas elas.

Edição da editora nemo e tradução de Fernando Scheibe.

Gisele 24/01/2024

Oleg, lego?
Ótima leitura, lindos traços e adorei que a história me fez sentir como se eu tivesse que estar tomando certas decisões dos personagens..

Dessoito. 06/01/2024

Uma HQ complexa e cheia de profundidade me fez refletir sobre filmes antigos e uso excessivo de tecnologia...

Bruda 10/11/2023

As imagens são incrivelmente expressivas! Confesso que comecei a leitura com a régua bem alta, por conta do Pílulas Azuis, e não me decepcionei.

Christiane.Sérgio 14/10/2023

OLEG...LEGO...GELO..

Brinquei muito com as letras. Nada a ver com a leitura. Ou sim? Tem uma parte em que a filha faz este tipo de brincadeira com Oleg.

Tão bom quanto Pílulas azuis.

Toni Bernardes 13/09/2023

Oleg:refletir sobre a vida comum e suas aflições com deleite
Foi um verdadeiro deleite me engajar nas brisas do Oleg sobre as situações e aflições que surgiam em sua vida ao longo da história. Talvez ser autobiográfico tenha tornado tudo ainda mais gostoso, pois me identifiquei muito com essa parte do jeito de ser dele, ao se perder em devaneios, pensamentos e ideias misturando os acontecimentos de sua vida com sua busca por inspiração para uma nova obra autoral. Foi lindo e reconfortante ver muitas questões que fazem parte das nossas vidas por um perspectiva que transborda imaginação!

Valentina208 13/09/2023

Amei o livro, o enredo é bom e o traço muito bonito. A história é emocionante, acho que tenho uma queda por quadrinhos franceses.

Rodrigo 12/08/2023

Necessário
Uma Leitura que nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos e o quanto é importante seguir atrás de seus sonhos.

Armando.Edra 29/06/2023

O marasmo do cotidiano é também uma fonte de inspiração
Impactado pela obra "Pílulas Azuis" de Frederik Peters, resolvi ler "Oleg", outra obra relevante de sua autoria que reflete sobre o cotidiano de um quadrinista e a formação do processo criativo.

Ao meu ver, o autor exprime nos balões os anseios da profissão em conseguir elaborar histórias cativantes e repletas de significados, mas também demonstra o quanto isso é difícil.

Os personagens presentes na HQ são carismáticos e repletos de nuances que atraem, de forma diferentes, cada leitor. No meu caso, eu me senti conectado com a filha de Oleg que tem uma mentalidade mais madura para fins artísticos do que a maioria de seu amigos.

Por fim, "Oleg" é uma leitura agradável e com boas discussões, mas não passa disso. Isso significa que ela não é boar? Não, porém creio que não seja uma leitura capaz de impactar todas as pessoas que a lerem.

Fenanda 02/06/2023

Como ilustradora, foi impossível não se identificar com o Oleg em muitos momentos. Em geral, foi uma leitura rápida e agradável, com alguns momentos tensos e até um pouco tocantes, mas em geral é um quadrinho bem tranquilo, pra refletir.
E claro, as ilustrações em preto e branco são lindas, adoro como o artista faz expressões, poses e gestos, sempre tão certeiro, um ótimo uso de linhas, contrastes e tudo mais. Definitivamente vou buscar ler mais obras desse autor! :)

Djeison.Hoerlle 06/03/2023

Pílulas Azuis foi o primeiro quadrinho que comprei. Eu sei, essa frase evoca um certo sentimentalismo. Acho que pelo fato de crescermos com narrativas românticas sobre o primeiro beijo, o primeiro porre, o primeiro amor e tantas outras primeiras coisas que de alguma forma nos marcam. E sendo o acumulador de papel que acabei virando, seria natural esperar que a primeira HQ produzisse o mesmo impacto. Só que isso não ocorreu. Em meio a alguns livros que peguei na Amazon, comprei também Pílulas Azuis, sem querer. E li querendo menos ainda. Mas li. E tão desinteressada foi minha leitura que, contrapondo os textões que escrevo atualmente, a única opini˜ão que expressei ao final dela foi "legal, até que é bacaninha", antes de dá-lo de presente à minha namorada da época e nunca mais vê-lo até ano passado, quando comprei uma nova edição.

E mais ou menos do mesmo jeito que comprei o meu primeiro quadrinho do Frederik Peeters - sem saber direito como - foi que comprei também o segundo. Oleg veio parar na minha casa enquanto eu testava o checkout da Amazon como estudo para um site que estou desenhando. Finalizei um pedido com um item barato qualquer da sessão de recomendados, e em dois dias, o interfone tocou. Só que ao contrário de Pílulas Azuis, este veio até mim em um momento oportuno.

A história baseia-se em um alter-ego do próprio Peters, um quadrinista assombrado pela falta de inspiração, pelas glórias do passado, que parecem um lembrete constante de que o que havia de melhor, já passou, além de também discorrer sobre a dificuldade de lidar com o imediatismo dos dias atuais. Sobre o primeiro tema, considero um atestado de falta de inspiração. É como uma redação sobre não saber o que escrever em uma redação: talvez tenha sido uma boa ideia, há uns 30 anos atrás. Mas se tratando das demais discussões, especialmente a última, me vi bastante instigado, já que esse receio com a tecnologia parece a todo momento criar deixas para o início de uma narrativa distópica. Ou talvez já estejamos vivendo uma.

Mas mesmo abordando tais assuntos, ainda é notória uma falta de objetividade em sua progressão. Tanto que é difícil considerar que algum dos temas citados seja de fato a temática central da história. Às vezes até parecem ser, só que aí vão sendo deixados de lado conforme o autor decide dar atenção a outro assunto, demonstrando pouco ou nenhum zelo em suavizar tais transições, procurando sempre refletir, mas nunca concluir algo de suas reflexões. São apenas pensamentos. Ilustrados, mas ainda assim, apenas pensamentos.

Este ponto pode incomodar os leitores mais habituados às jornadas do herói e outras narrativas mais tradicionais. Da minha parte, posso dizer que o saldo é positivo. Essa abordagem não linear traz uma organicidade que não lembro de ter visto em outra história, a não ser, talvez, na que eu mesmo vivo diariamente. Saber capturar isso já é por si só um grande mérito.

É um bom quadrinho, especialmente se você só tem 30 reais para gastar.

Paulo.Vitor 17/02/2023

Pequeno retalho do cotidiano do autor.
A HQ em si, não tem uma história muito complexa, com várias reviravoltas e cenas de tirar o fôlego, na verdade, muito pelo contrário. Oleg trata de uma história cotidiana sobre um autor que passa pela primeira vez por uma escassez de ideias, e graças a isso, começa a tentar diferenciar suas ideias, refletir sobre seu mundo de maneira diferente, pensar em críticas diversas e com isso, chega a conclusões e reflexões muito interessantes.

Gostei bastante do traço do desenho.
Paguei 28 reais, a edição é BEM bonita e vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5