Copo vazio

Copo vazio Natalia Timerman

Resenhas - Copo Vazio

oz. 02/04/2024

Um livramento?
*?ah sabe, apesar de tudo isso, acho que ele ainda gosta de mim? ESSE HOMEM TE ODEIA MINHA FILHA*

Essa resenha é apenas reclamação baseada na minha humilde opinião. Avaliei o livro com uma estrela pela tentativa de enredo que, olhando de longe (muito longe mesmo), pode ser alguma coisa.

Logo de cara, já não gostei da escrita. De primeira impressão ela passa uma visão promissora (eu, particularmente, nunca tinha lido um livro com uma narrativa na perspectiva do futuro).

O primeiro capítulo começa a contar fatos que ainda vão acontecer, é diferente. ?Um dia, Mirela abrirá a porta de casa, sairá à rua, sem a mínima ideia de que irá reencontrar o amor de sua vida?. Não é tão meloso assim, mas é um ótimo início para um livro.

Porém, o negócio desanda; a narrativa não é só na perspectiva do futuro ? o tempo fica alternando entre passado, presente e futuro. Eu costumo gostar disso, mas nessa história, só consegui ficar com raiva. Parece que a autora quer fazer o mistério sobre o que aconteceu com o relacionamento deles, alternando entre os tempos... SIMPLESMENTE NÃO ACONTECE NADA.

A história gira entorno de uma mulher sofrendo por ter levado ghosting de um homem que ela conheceu na internet. O absurdo nem é isso; ela ficava tentando forçar um relacionamento sério do qual o cara claramente não estava a fim. Ele se esquivava dela de todas as formas possíveis, a própria o descreveu como evasivo em suas respostas.

Ele era tímido, pois não queria tirar fotos ao lado dela. Era reservado, pois não revelava muitos fatos sobre sua vida pessoal. Era antissocial, pois não queria apresentá-la aos familiares e amigos. Isso é claramente sinal de que uma pessoa não quer nada sério.

Não dá para sentir pena dela em nenhum momento do livro. Ela é muito neurótica e não largava a mão de dizer que o cara a amava, sendo que o relacionamento deles é muito superficial. A única coisa mais profunda que achei foi quando ela falou que ele tem um pausao e fodia com ela por horas a fio. Ah, ele é muito bonito e tem olhos azuis (não posso esquecer). Os dois não tiveram nem uma conversa séria, não dá para levar esse livro a sério.

O final só me fez acreditar que a protagonista inventou tudo na cabeça dela quando estava selecionando os homens no aplicativo de namoro (ela tinha esses devaneios às vezes). Por isso, a pergunta vai para o Pedro: um livramento?

A autora conseguiu abordar levemente a importância da responsabilidade afetiva, uma conversa teria resolvido tudo entre eles. Façam terapia, crianças.
C4nteiros 02/04/2024minha estante
Lembrei do dia em que a autora esteve aqui na universidade e todo mundo babando pelo livro e eu: rapaz, tá certo isso? FAÇAM TERAPIA

Loh 02/04/2024minha estante
Te entendo, tortura em forma de livro, ainda fui bacana dei duas estrelas, repensando se valeria a nota, não pela escrita, mas por dar um ódio de ter escolhido pra ler.

Squep 02/04/2024minha estante
Não li esse livro, mas achei a resenha incrível! Já sei que não vou querer ler kk

Naraliz 02/04/2024minha estante
Já ouvi falar que esse livro é ruim mesmo

Tai 02/04/2024minha estante
Obrigada pela resenha, já tinha considerado ler esse livro, agora já sei que NemLi&NemLerei

maymay° 09/04/2024minha estante
Queria ter lido essa resenha antes de GASTAR DINHEIRO comprando esse livro BOMBA PODRE ?????

20/03/2021

Pedros
Um romance sobre abandono, responsabilidade afetiva, dor emocional, descobertas e aprisionamento. Tão bem escrito que é possível sentir na pele a dor da personagem. Orgulho dessa mulher brasileira chamada Natália Timerman.
Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Um livro voltado para as dores e sentimentos de abandono

Carlena 27/12/2023minha estante
Livro envolvente. Retrata a dependência emocional mas também sobre o abandono e frieza que para mim beira a um sadismo do personagem chamado Pedro. E quantos não fazem isso na vida real? A rede social também muito presente no livro e a angústia do estar perto e ao mesmo tempo longe. Achei fascinante o livro.

-Koraline 02/09/2023

Quem tem gatilhos com ghosting, cuidado.
Mas esse livro é bem bom, a narrativa é bem detalhada em sentimentos, e por enquanto esse foi o único livro com bastante repetição que funcionou, até como um artíficio para demonstrar a obsessão da protagonista. É um livro com um enredo bem diferente do que estou acostumada, com um final bastante realista.

kaarine 25/09/2023

Triste essa realidade
Eu nem sei como começar a falar desse livro, ele tem gatilhos de ghosting, é de um abandono imenso e no que a Mirela sentiu, pensou e agiu referente a isso na vida dela.

A real é que foi torturante "estar" na cabecinha dela e ter que ficar: meu deus é realmente assim, é isso que acontece, infelizmente já aconteceu comigo, eu fui uma Mirela ou até pra alguém um Pedro em algum momento e isso é desesperador.

É uma estória com antes e depois e é uma reviravolta em todos os caps, um turbilhão de pensamentos e sabe o que me pegou bastante?? são as reflexões que insistiam em ficar na minha cabeça de que a gente gasta/perde tanto tempo se dedicando, amando e desejando algo que tá na cara que não é pra nós?? eu tô castelando isso até agora.

É um livro intrigante e real, de muita dor e tristeza, é angustiante não saber que fim levou o homem e eu fiquei matutando o tempo todo que diabo tinha acontecido com ele e no final fica um vazio, assim mesmo, como deveria ser.

leiam
readingwmalu 25/09/2023minha estante
QUERO MT LER ESSE

kaarine 25/09/2023minha estante
vc vai passar mal amg kkkkkk

Nadia 07/05/2024

Bem vazio
Não consegui me conectar com a história e nem com os personagens. Achei a busca de Mirela por respostas entediante e quando finalmente parecia que algo interessante poderia acontecer o livro acaba.

Guilherme 27/12/2022

realmente, tem pessoas que a gente nunca se esquece? livro bonito, mas esperava mais. gostei do estilo, da forma como a história é contada e da finalização, mas ao mesmo tempo a autora conta uma história que poderia ter muito mais caldo, toda a narrativa da protagonista sofrendo pela negativa do amor eterno parece exagerada não porquê não poderia ser daquela forma, mas sim porquê falta uma justificativa para essa reação absurda. de qualquer forma, gostei, leitura gostosa e que terminei em algumas horas, recomendaria a amigos.
Vann.Deodato 27/12/2022minha estante
Concordo. Mas minha nota foi menor ainda. Queria mais "caldo", como vc falou.

Janaina Edwiges 26/10/2023

"Qualquer pessoa pode ir embora a qualquer momento"
Copo vazio retrata com perfeição a dificuldade de se lidar com a rejeição, sentimento que aflige tantas pessoas na sociedade contemporânea. O abandono é praticamente uma dor física. A pessoa se sente culpada, busca desesperadamente por respostas e a mente fica obcecada pelo outro. Ela corre atrás, se humilha, começa a aceitar migalhas afetivas e se vê cada vez mais frustrada, com a autoestima arruinada e sem amor próprio. E é exatamente dessa forma que a protagonista Mirela passa a viver seus dias após o afastamento repentino e sem explicações de Pedro.

Esta história nos mostra o quanto pode ser doloroso escolher uma pessoa e perceber que ela não te escolheu de volta. Uma das razões desta leitura ser tão marcante é que, ao olharmos a vida de Mirela de fora e testemunharmos a situação humilhante a que ela se submeteu, conseguimos compreender ainda mais que afeto e atenção não devem ser cobrados, mas entregues de maneira espontânea.

Tenhamos sempre em mente que não devemos forçar nossa presença a quem não faz nenhuma questão. Saibamos o nosso valor.
Vanessa.Castilhos 26/10/2023minha estante
????

CPF1964 26/10/2023minha estante
????

Fabio 28/10/2023minha estante
???? parabéns pela resenha, Janaina!!!

Janaina Edwiges 13/11/2023minha estante
Obrigada, Vanessa, Cassius e Fábio! Que bom que gostaram.

Drics 03/05/2024

Passei o livro inteiro pensando que faltava uma amiga para dizer MULHER, PELO AMOR DE DEUS, SE PRESERVA. Entendo o apelo melodramático contemporâneo à maneira com que as pessoas se relacionam e basicamente transferem suas existências na resposta constante do outro ? e isso é bastante sintomático de uma geração ? mas não há qualquer tratamento literário que supra a banalidade da história sobre um chá de sumiço (famigerado ghosting), além do desenvolvimento emocional dos personagens ir de 0 a 0. O trabalho com a temporalidade narrativa funciona, mas o restante é circunstancialmente bem raso.

Não é uma história sobre amor nem uma história sobre fim, é uma história de ego ferido pela ausência do desenlace cuja personagem deseja tanto ser igualmente desejada que inventa o próprio desejo. Parece um livro feito pra agradar usuário do twitter.
Ellen Seokjin 03/05/2024minha estante
Chocada...!!!

Vania.Cristina 04/05/2024minha estante
Eu gostei, Dri. Me identifiquei com a personagem...rs. Mas você não é a primeira pessoa que vejo desgostar. Acho que pega diferente para diferentes gerações e diferentes experiências.

Drics 04/05/2024minha estante
Ah isso com certeza, Vania. A literatura conversa muito intimamente com cada pessoa e experiência (e isso é maravilhoso).

Vania.Cristina 28/12/2023

A incerteza potencializa a dor
Mais uma resenha que estava bastante atrasada. Esse ouvi como audiobook, em um dia, narrado pela própria autora. (A experiência foi muito boa). O livro é curto, mas intenso. Trata-se de um drama psicológico com o tema do abandono de uma mulher, mas um tipo de abandono específico, aquele que hoje é chamado de Ghosting, e é bem comum: a pessoa apaixonada deixa de ser correspondida de uma hora pra outra, sem nenhum motivo aparente. E aquele que se afasta deixa de responder as mensagens, os telefonemas, e não dá nenhuma satisfação. Desaparece de repente. Um dia tudo está bem, estão juntos, enamorados, no outro dia nem sinal da pessoa. Ela não termina o relacionamento, não diz como se sente, só se afasta e torna-se impossível de encontrar. É uma gritante imaturidade emocional, uma dificuldade enorme de se posicionar, com medo de cena, de drama, de choro ou de violência. Ou é simplesmente, total falta de empatia. O fato é que existem pesquisas que mostram que o estrago que esse tipo de atitude gera no outro é imenso, um tipo de violência que abala profundamente a auto estima, e na maioria das vezes as vítimas são mulheres.
Na história, a arquiteta Mirela se envolve com o doutorando Pedro. Está cada vez mais apaixonada, mais entregue, quando, sem nenhuma explicação, Pedro desaparece. Mirela leva anos para superar e se reconstruir, e acompanhamos a narrativa como fluxo de consciência. Para alguns talvez pareça muito drama bobo para um macho que não merece. (E na verdade, não merece mesmo). Mas o sofrimento de Mirela não deve ser subestimado. Eu mesma já vivi essa situação e perdi no processo sete quilos. As perguntas que atormentam são: O que fiz de errado? Por que? O que eu podia ter feito diferente?
Muitos clássicos da literatura já abordaram esse tema, aqui a autora nos dá a sua versão, de uma forma bem introspectiva, contemporânea e brasileira. Recomendo.
C4nteiros 29/12/2023minha estante
Onde você ouviu o audiobook?

Vania.Cristina 29/12/2023minha estante
No Audible, Rebeca

Wendy 31/01/2023

"Existe diferença entre gostar e amar, como num espectro?"
Tentando digerir o que foi essa história e a angústia sentida pela Mirela ao narrar o seu antes, agora e depois e como tema central: Pedro.
Pedro que a virou de cabeça, e que a deixou numa inquietude, tormento e procura sem fim...

É tocante, triste, doloroso... saber que a busca incansável dela por ele é uma grande perda de tempo.
Esse livro nos toca quanto a Responsabilidade afetiva, sobre o abandono, carência e o apego físico e emocional. Quis por várias vezes que ele aparecesse e desse um desfecho no mínimo aceitável e que ela enfim pudesse encerrar aquele triste capítulo da vida.

Mas infelizmente estão espalhados por aí, "Pedros", que entram repentinamente em nossas vidas e saem exatamente do mesmo jeito, sem nem ao menos um "tchau", mas deixam um vazio e porquês intermináveis.

"Já passou o que é possível passar, porque tem coisas, entendi ao longo do tempo, que não passam nunca.
Os restos.
O amor envernizado pelo nunca."

"Todos têm o direito de desistir a qualquer hora, todos podem retirar suas promessas. Mas isso é diferente de fingir que não foram feitas."
wtflaurete_ 31/01/2023minha estante
ansiosa p começar! parece ser muito bom aa

Wendy 31/01/2023minha estante
Laura, se prepara! Rsrsrs

wtflaurete_ 31/01/2023minha estante
já vejo q vou chorar litros KKKKK

edu basílio 16/05/2023

+ exorcizar ghost(er)s +

"se você perguntar o que isso tem a ver com nossa história, te respondo
       que se responsabiliza também quem vai embora. (...) todos têm o direito
       de desistir a qualquer hora, todos podem retirar suas promessas. mas isso
       é diferente de fingir que elas não foram feitas".

li este livro em razão de sua temática, bastante séria e delicada para mim: o "ghosting".
não achei um livro memorável. não vi um carisma real na protagonista e, no texto, faltou um tempero qualquer que o fez insípido para mim. uma pena, pois esse tema é matéria-prima rica para histórias de melancolia e dor, mas também de resiliência e superação, o todo com muita poeticidade e lirismo... mas aqui o que saiu foi a mais literal "sofrência" (eu quase podia ouvir na mente aquelas músicas horrendas de sofrência enquanto lia). tudo isso, infelizmente, tornou minha leitura cansativa, meio irritante.

leitura terminada, cerca de 10 dias se passaram.
mais cedo, uma grande amiga (que me conhece bastante bem) me lembrou que um podcast que nós dois ouvimos quase todo dia se dedicava hoje a esse tema. ao ler a sinopse do episódio, vi que uma das entrevistadas era justamente a autora. diferente do livro, o pod está excelente, e não darei spoiler nem de um, nem de outro.
(https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/05/15/o-assunto-960-ghosting-o-sumico-em-relacionamentos.ghtml)

mas quis me manifestar, e quis fazer isso por meio de uma reflexão mais intimista:

para quem o sofre, o ghosting é uma experiência de abuso e, como ocorre com muitas vítimas de violência, o abusado pode reagir procurando a culpa em si próprio. já cheguei a achar que ghosters se assemelhavam mais a sociopatas e sádicos... mas ao escrutinar minhas experiências na psicoterapia, retraçando o perfil de ghosters (no plural) de quem fui vítima, percebo que eles são sobretudo fracos, meio masoquistas até. têm em comum uma intoxicação por mães, pais, patrões, ex-orientadores ou ex-parceiros opressores e sufocantes, e a despeito disso onipresentes em suas falas. eles "amam odiar" essas pessoas, que encarnam a única forma de conexão que eles parecem conhecer.

por isso, ser acolhido, ser respeitado, ser tratado com carinho por você, tudo isso lhes é tão NOVO, tão BIZARRO às suas vivências, que eles preferem a "segurança do velho", o tratamento miserável e precário a que se habituaram em suas vidas. os sinais já estavam lá, piscando em neon, você é que não pôde ou não quis ver... então, como fantasmas, desvanecem, se silenciam sem explicação, por fraqueza, por vergonha, ou por um mix das duas coisas. retornam aos seus mundos "seguros", cuja toxicidade pode ser -- e frequentemente é -- bem maquiada com "super fotos no insta", "super CVs lattes"... mas estão lá, visíveis para os mais atentos (coisa que você não era), suas psiquês doentes, em cacos -- e cacos podem cortar. em poucas palavras: agem com deselegância e falta de educação porque não aprenderam sobre responsabilidade afetiva. e ninguém pode dar o que não tem, isso é matemática elementar da pré-escola.

entender isso é em alguma medida libertador, porque largamos no chão uma culpa que não nos pertence. talvez consigamos até trocar a eventual mágoa por uma espécie de dó... e, sobretudo, seguimos com o coração aberto, pronto para acolher quem tenha merecimento e coragem para habitá-lo.

Marcelo 17/05/2023minha estante
Pelo jeito vc concordou que esse livro foi superestimado?

edu basílio 17/05/2023minha estante
sim, um desperdício. um tema tão complexo, atual e relevante tratado como uma "historinha de sofrência" com toques de falta de amor próprio.

Carla Maria 17/02/2023

Realidade Cruel
Copo vazio tinha tudo para ser um livro espetacular, mas por conta de seus deslizes repetitivos, acabou se tornando enfadonho quando ultrapassei a fronteira dos sessenta por cento lido. Mas nem por isso a leitura perde totalmente o seu valor. Somos fisgados facilmente pela história de Mirela e Pedro, que se conhecem através de um aplicativo de relacionamento. Os dois acabam vivendo um romance, mas o que parecia ser perfeito, se mostrou algo completamente diferente. E é aí que vamos acompanhar a obsessiva jornada de um deles em busca desse amor.

Essa é uma daquelas histórias nada surreais, mas que também pode facilmente ter acontecido com você. Mas eu espero que não!

jujuwithbooks0 11/01/2022

“Tô cansada, sabe? Cansada. Eu sei que é um absurdo essa insistência minha, eu racionalmente sei que já passou da hora de entender que acabou, mas eu tenho uma esperança imbecil, inútil, chega a ser até uma certeza, de que a gente vai voltar.”

Essa é a vibe do livro “Copo Vazio” da Natalia Timerman que narra a história do romance vivido (ou não) pela Mirela e o Pedro. A história tem um fluxo entre futuro, passado e presente e tem foco principal no abandono que a personagem enfrenta após o companheiro desaparecer em um sábado.

Esse livro me atingiu de uma forma tão pessoal que talvez essa seja a resenha mais íntima que eu já escrevi até o momento.

É muito fácil se identificar com a Mirela e as situações que ela passa durante o livro (embora em alguns momentos eu achei ela muito maluca e que definitivamente faltava uma terapia), a sensação de abandono após um relacionamento que não teve um final é dilaceradora e com certeza te deixa maluca perguntando “se eu sou alguém a quem se pode amar, por que Pedro não está aqui?” nas palavras da própria personagem.

Esse livro me trouxe muitas memórias e me fez sentir muitas sensações de novo. Parecia que eu tava vivendo ali com a Mirela e sentindo a dor dela.

Acho que em resumo, esse livro me deixou com muitas perguntas como: “A gente fica tão cego assim quando tá apaixonado?” e “Como é possível alguém se diminuir tanto para caber em algo que ela não merece?”, por que na relação entre a Mirela e o Pedro estava claro que ele não estava ali, mas quando estamos tão no momento que nem a Mirela é impossível ver as coisas claras como a água.

“Copo Vazio” ganhou 4,5 estrelas e eu recomendo muito. Ele só não ganhou 5 estrelas porque achei algumas atitudes da Mirela muito impulsivas e desnecessárias, mas é um livro muito intenso para apenas 144 páginas e para quem já passou por situações iguais a personagem principal.

Por fim a frase que ficou gravada até agora na minha cabeça:
“(...) tantas vezes eu me vi sem controle; mas o descontrole é o que sobra de uma ligação quando o outro age como se ela nunca tivesse existido. Todos têm o direito de desistir a qualquer hora, todos podem retirar suas promessas. Mas isso é diferente de fingir que não foram feitas.”

Müller 29/10/2023

Não sei.....
Então, esse livro fala sobre não superar um grande amor; um amor insuperável. Mais sinceramente, acho que nossa protagonista desse livro acabou se humilhando demais por esse amor.

Thais.9 14/09/2023

A quem estamos enganado ?
Natalia, conseguiu com maestria nos imergir na mente da protagonista, tornando até sufocante em certos pontos da leitura. Um livro sobre a dor do abandono, sobre responsabilidade afetiva e sobre pensamentos obsessivos no ? E se??, uma esperança estúpida de algo, algo que nunca virá, algo que já não mais existe .Já fomos Mirela, já fomos Pedro alguma vez na vida, e se não fomos ainda seremos, pq essa é a sociedade que estamos vivendo? Paciência.