Rick and Morty e a filosofia

Rick and Morty e a filosofia Lester C. Abesamis...

Resenhas - Rick and Morty e a filosofia

gabriel5167 04/11/2023

Ricksalvação
Um livro muito bom para quem quer saber mais os pontos filosóficos da série ou compreende-los,
Me senti muito acolhido pelo livro pelo fato de você se sentir mais numa conversa com alguns amigos transcendo o universo do que apenas lendo algo, pra quem nunca leu filosofia esse é um ótimo livro para começar a entender um pouco sobre o gênero e também não ficar entediado, tudo é bem didático e bem explicado.
Por mais que eu comecei a ler pelo gosto da série e não levando o livro muito a sério pela zoação que contém nele, tem muita coisa legal nele que é debatida e faz você questionar a veracidade daquilo, mas não se prenda muito nisso, como diz no próprio livro ?É melhor não pensar nisso?
E aqui vai uma das frases que eu mais gostei do livro.

"Eu lhe acorrentarei, "O que estás dizendo, homem? Acorrentar a mim? Tu acorrentarás minha perna; mas nem o próprio Zeus pode dominar a minha escolha." Eu lhe jogarei na prisão. "Apenas o meu corpo miserável.?

Epicteto acreditava se uma pessoa se dedicasse de verdade à mentalidade estoica, ela poderia ser livre onde quer que estivesse - até na prisão.
Axel7 04/11/2023minha estante
Me senti atraído, pq o livro mistura duas coisas q eu gosto, Rick and Morty e filosofia, n sabia da existência desse livro, ent obg por me apresentá-lo

twlipy 19/07/2023

Nunca diga wubbalubbadubdub
O livro relaciona os acontecimentos e personagens do desenho com várias escolas filosóficas diferentes e se aprofunda nelas de uma maneira rickspetécular! (foi mal, eu queria muito fazer algum trocadilho com "rick")

mas sério. eu curti demais esse livro. da pra sentir o carinho de todos os autores que escreveram sobre a serie nessas páginas, me deu uma vontade absurda de reassistir tudo.
como todo bom livro de filosofia eu me peguei tendo batalhas argumentativas intergalácticas épicas na minha cabeça, acho que isso faz qualquer coisa valer a pena!
eu nunca tinha lido um livro, bem... informal? ou que conversasse tanto com os leitores. agradeço ao meu senso de humor duvidoso por me fazer rir de todos os trocadilhos e discussões sobre o pau do jerry nesse livro. que maravilhoso.

de crítica eu deixo só um pequeno comentário: por ter sido escrito por tantos autores, algumas partes ficavam um pouco enroladas ou repetidas, ou acabavam um pouco confusas pela mudança de escrita tão rápida, mas eu acho que isso deu um charme.

e quanto a realidade onde o jerry conseguiu um emprego de verdade? a resposta é: não pense nisso.

Vini Fernandes 10/07/2022

Que título
De todos os livros de cultura pop que se relacionam com a filosofia esse título está absolutamente na frente de todos! Talvez seja por ser o mais atual, não sei. Mas a forma na qual foi escrita foi essencial para não se tornar uma leitura maçante. Depois de ler você terá vontade de rever toda a série!
manuelaaz 10/07/2022minha estante
Meu deuss, eu não sabia da existência desse livro!! Adoro a série!!

Rafael_Santiago 27/12/2021

Neutro
O livro pega certas características de personagens ou acontecimentos ou ainda fatos presentes no universo do desenho e dialoga com diversas escolas filosóficas procurando encontrar relações profundas entre a série e a filosofia. O formato que adota é de ensaios, ou quase isso.

É até interessante mas não é igual o caso dos Simpsons com a matemática. A filosofia se você for puxando pontas vai encontrar qualquer coisa que se encaixe com algo que algum filósofo já andou pensando por aí. Por isso às vezes os ensaios ganham ares meio forçados ou encantados demais com uma alegada profundidade que no final é só fundinho mas não profundo. Tipo olhar uma piscina para criança e ficar recitando a abertura dos Lusíadas ou glorificando Poseidon aos berros em público... Meio nada a ver, vai acabar ouvindo um: "- pô, para que tanto?!"

Alguns autores ficam querendo forçar uma escrita meio "doidinha" na linha dos roteiros, é meio sem graça. Imagina um filósofo que bebeu demais e resolveu fazer stand-up.

Alguns ensaios são até bacanas, alguns são bem nulos. Vale para quem gosta da série e acompanha. Quem não está em dia com as temporadas, tem spoiler à beça. (temporadas 1, 2 e 3). É bom ficar ligado.

Se tivesse um pouco mais de coisa para ler, na boa: ficaria chato.

Mila 25/08/2021

Bom, mas poderia ser melhor
Cada capítulo do livro foi escrito por um autor diferente. Alguns capítulos são muito bons e divertidos, outros nem tanto. Alguns capítulos ficaram um pouco repetitivos e, por outro lado, determinados assuntos interessantes não foram abordados. Mas vale a leitura.