Enquanto agonizo

Enquanto agonizo William Faulkner

Resenhas -

Ogaiht 05/11/2021

Uma Jornada Angustiante
William Faulkner é um dois mais importantes escritores da literatura americana. Nascido no Mississipi, suas estórias são normalmente situadas no sul dos Estados Unidos. Aqui o autor escreve sobre uma família humilde cuja a matriarca está morrendo e, como último pedido, deseja ser enterrada na cidade onde nasceu. Após sua morte, o patriarca da família decide respeitar seu último pedido e, junto com seus 5 filhos, parte em uma jornada de 9 dias até chegar à cidade de sua falecida esposa. Nessa jornada, veremos esses personagens brigarem, enfrentarem inúmeros obstáculos como ter que atravessar um rio com o caixão da mãe, etc. Cada capítulo do livro é narrado de acordo com o ponto de vista de um personagem e o autor faz bastante uso do fluxo de consciência, mostrando como cada personagem pensa, como vê os demais e seus segredos. O livro tem um narrativa bem triste, pois apesar de alguns personagens não serem simpáticos (principalmente o pai, que demonstra ser uma pessoa um tanto egoísta), vemos através de sua jornada o que a pobreza é capaz de fazer ao ser humano e, a medida que a jornada se prolonga, o leitor também sente a agonia das personagens, seja pelos 9 dias de viagem onde o corpo da mãe já está em estado de decomposição avançado e emitindo odores horríveis, seja pelas dificuldades desses personagens devido à pobreza e a seus próprios dramas. O livro é bem curto e talvez seja uma boa introdução a esse renomado autor que soube muito bem descrever a vida e a sociedade do sul dos Estados Unidos.

Edson Lima 26/06/2022

A transcrição do percurso de vida de uma família, durante um cortejo inusitado. As seções de expressões são rigorosamente atribuídas e secretam uma linguagem interna próxima ao pensamento fluído, que se exterioriza à medida que a exposição dos eventos se tornam necessários para que a família continue a se mover, mesmo que seguindo esse cortejo.

O realismo trágico do banal que Faulkener extraí de pessoas que são a paisagem do que os Estados Unidos era e ainda é em muitas regiões. A morte só aparece verdadeiramente no esquecimento e é o pilar central, a parede de sustentação da casa que está desmoronando. Quando deixarem de se importar uns com os outros, quando deixarem de se amarem e que esse amor os mantenha unidos, ainda então é que ruirão as bases da família. E é através das feridas que se alargam entre as relações interpessoais que a morte se espalha pela realidade, quando se torna algo cotidiano.

É uma leitura exigente, quase um enigma cujas pistas estão espalhadas e hermeticamente encerradas em esconderijos escuros. Faulkner não informa, ele esconde as peças desse quebra-cabeças com a imagem de um outro tempo e, assim, cabe ao leitor juntar as peças da história. O leitor deve se adaptar à psicologia de cada personagem, pois cada capítulo contado por um personagem é uma espécie de monólogo. Este método faz parte do que se chama fluxo de consciência e que também se encontra em Virginia Woolf e outros. Então, a narração polifônica nem sempre segue um desdobramento puramente cronológico; flashbacks, elipses narrativas e às vezes delírios reais ou palavras infantis entram em jogo.Não esqueçamos que os narradores são diversos e representam idades tão diferentes e uma infinidade de personagens.

Trata-se mais de expressão íntima e monólogo interno do que de narração real; em outras palavras, o narrador não procura informar o leitor, mas expressar seus sentimentos, justificar seus atos, julgar os atos dos outros e, às vezes, dar rédea solta às suas divagações.

Eliane 16/04/2023

Faulkner
Um amigo me indicou o Som e a fúria do mesmo autor, mas com a ressalva que não era um livro fácil. Fiquei na dúvida de começar por essa obra, então ele indicou esse outro livro do autor. Amei a narrativa. As várias perspectivas. Fascinante.

LAvia511 19/12/2023

"A minha mãe é um peixe"
Essa é a minha primeira leitura de Faulkner e estou simplismente apaixonada com a escrita dele, um dos melhores livros que li esse ano, o início é complicado de entender mas com o tempo a gente se acostuma e se saboreia de cada palavra, sílaba e letra escrita neste livro espetacular