O Leviatã Joseph Roth

Resenhas - O Leviatã

Liih.Meira 22/04/2024

Lembro que um professor de Direito Penal na faculdade sempre falava sobre esse livro nas aulas. Após me formar, tive a curiosidade de ler.
A história em si é legal, porém, quando estava ficando interessante, o livro acabou hahahah

Regis 07/04/2024

Uma leitura rápida
"O Leviatã" de Joseph Roth é uma história curta escrita em 1934, enquanto o autor se encontrava exilado na França, mas que só foi publicada, após sua morte, em 1940.
Roth era jornalista e cronista, participou da Primeira Grande Guerra e previu a chegada da segunda ao testemunhar a ascensão do nazismo na Alemanha.

O livro narra a história de Nissen Piczenik, um judeu comerciante de corais que vive em Progrody, uma distante e pacata aldeia nos limites do império austro-húngaro.
Piczenik é um homem honesto e responsável que ama profundamente seus corais e guarda em seu íntimo o sonho de conhecer o mar, onde, imagina ele, o grande e poderoso Leviatã guarda o local onde crescem seus preciosos corais, que para ele são verdadeiros animaizinhos de cores vibrantes.
Sua obsessão pelo mar o faz abandonar sua rotina e acaba por comprometer seu caráter ao cair na tentação representada pelo negociante húngaro Jeno Lakatos, que se mudou para a aldeia vizinha onde abriu uma loja e comercializa corais falsos.

A novela é uma parábola sobre moralidade, que põe em cheque o que o homem é capaz de corromper na busca incansável de realizar seus desejos mais secretos.
Vemos Piczenik passar por uma transformação durante a narrativa, suas prioridades distorcidas o levam por um caminho sem volta onde a decadência ocasionada por suas escolhas o fazem partir em busca da proteção do mar e do incomensurável Leviatã.

O texto de Roth é recheado de encontros interculturais e é também uma homenagem à velha monarquia austríaca que, na opinião do autor, era a pátria de todos.
Pelo que li sobre Roth, em uma pequena biografia, muito da aldeia fictícia, onde vive seu personagem, retrata Brody (sua terra natal) que também ficava nos confins do império austro-húngaro. O autor também compartilha a origem judaica com seu personagem e, mais para o final da novela, a necessidade de Piczenik de ir de encontro ao desconhecido e abraçar seu lado nômade também condiz com um lado conhecido do autor.
Gostei muito de identificar essas semelhanças e isso deu um tempero à leitura.

A história é curta, a escrita do autor é fluida e prazerosa de ler, o personagem que acompanhamos é interessante e apenas o final, que é meio abrupto, me deixou um pouco insatisfeita.

Eu gostei do livro e recomendo para quem deseja conhecer um bom autor e fazer uma leitura rápida.
HenryClerval 07/04/2024minha estante
Adoro suas resenhas, são sempre informativas e estimulantes, minha linda! ??

Regis 07/04/2024minha estante
Obrigada, Leandro! Você sempre está lendo e isso me deixa muito feliz. ???

Léo 08/04/2024minha estante
Mais um livro para lista. Rsrs
A resenha está excelente, Régis! ????

Regis 08/04/2024minha estante
Obrigada, Léo! ?

Fabio 09/04/2024minha estante
Mais uma resenha impecável, Regis!
Está cada vez mais apurada a sua escrita, minha querida!
Parabéns!
Estou gostando de ver a evolução das nuances filosóficas em suas resenhas!
É das minhas!!!! ???

Fabio.Nunes 09/04/2024minha estante
Podiam publicar essa resenha (sem a opinião do final rsrs) na contracapa desse livro. Fica a dica pra editora. Excelente resenha.

Regis 10/04/2024minha estante
Que comentário legal, Fábio! Espero um dia ter ao menos um pouco do seu talento filosófico. ???

Regis 10/04/2024minha estante
Obrigada, Fábio Nunes! Me senti muito lisonjeada por seu comentário! ????

Merielly.Custodio 10/04/2024minha estante
Ameiiiiiiii a resenha ?

Obrigada, Merielly! ??

Jorge Luiz da Silva 26/02/2024

A sensação nasce do movimento
Pela teoria de Thomas Hobbes já que o movimento está no princípio de tudo, o homem é um mecanismo e a sensação nasce do movimento.

Lucy Winchester 21/02/2024

O Leviata
Eu achei esse livro bem meia boca. Fala sobre um criador de pulseiras e colares de corais vivos, mas seu sonho é conhecer as profundezas do mar. O autor poderia explorar melhor esse personagem. O fim ficou raso. Não gostei muito não. A única parte boa é que tem uma parte em alemão que estou estudando e posso aprender as palavras em alemão.

Bianca 15/10/2023

O que foi isso???
Que historinha meia boca, sério, o que era pra ser isso?
Uma lição de moral?
Uma história sem propósito?
Pelo amor, esse foi um dos piores que eu já li, posso estar equivocada quanto ao meu julgamento, mas não vi sentido nenhum nesse livro

juçara.bezerra 11/07/2023

Leitura rápida
Me surpreendi com a história, gostei muitooo do desenvolvimento, foi tudo bem fluído e nada estagnado. a história super prende o leitor e acaba bem rápido, achei o livro pequeno e interessante. super recomendo a leitura!

Arlindo.Ramos 18/04/2023

O Leviatã
Muito bom o livro. Nunca tinha lido nada do autor.
O que o dinheiro faz com as pessoas. Final excelente, ele pertencia aos mares.

Rodphelip23 19/03/2023

O Leviatã
Até que ponto você "trairia' os seus valores ideais e até mesmo a sua própria identidade por uma avassaladora tentação ou desejo?

"O Leviatã" é uma parábola sobre moralidade
escrita por Joseph Roth. Jornalista e escritor, participou da I Guerra Mundial, além de testemunhar a ascensão do nazismo na Alemanha (não confundir com a obra de Thomas Hobbes).

Nissen Piczenik: integro, responsável, judeu fervoroso, artesão e mercador de seus colares feitos de corais, trabalho que realiza com muito
esmero. Uma pessoa simples, vive em uma pacata vila no interior da Rússia e isso resume sua monótona vida. Porém, tudo muda quando seu grande desejo de conhecer o mar emerge de suas profundezas internas. Para isso, pagará um grande preço, renunciando seu principios e valores morais (Seu desfecho surpreende!)

IIustrando a experiência de vida de Joseph Roth, "O Leviatã" é rico em interculturalidade entre tradições judaicas e costumes de povos russos e alemães.

Nota: Leviatã é um monstro mitológico do velho testamento que cuida das profundezas do mar. Na obra de Roth, ironicamente, se torna uma das maiores tentações na vida de Piczenik.
Pam 31/01/2024minha estante
Não acredito que ninguém curtiu ainda essa resenha! Muito boa!

Caty 21/02/2023

Uma leitura de uma tarde
Li em uma tarde. Não conhecia o contexto mesmo sendo um clássico, me surpreendi com o desenvolvimento da história - que quebrou todas minhas expectativas- e acompanhei o senhor Nessan na sua jornada de autoconhecimento. Me fez lembrar a narração de "O apanhador no campo de centeio" de J.D. Salinger mas de certa forma com mais paixão na escrita do autor.
Recomendo bastante, uma pena que a história é curta.

Tama 20/10/2022

Fraquinho.
Muito fraco.
Não acrescenta nada.
Não vale nem para entretenimento.
Não recomendado.
Não valeu o tempo investido.

Julia.Dani 17/08/2022

O Leviatã
O livro conta a história de um simples vendedor de corais e suas angústias, de viver uma vida diferente, do seu amor pelos corais e aquelas ideias que frequentemente estão associadas aos desejos de um sonhador. Ao mesmo tempo ele mostra um lado ambicioso e ganancioso personagem principal e isso mostra um lado humano cheio de ambiguidades.

Valentimrock 18/02/2022

Uma bela história rápida
O livro conta uma história cativante , de como as coisas que gostamos e aquilo que faz vale a pena , só achei a história curta mas vale a leitura

Iasmin 01/02/2022

Diferente do que pensava que seria
Pensei que esse livro seria sobre viajar no mar mas não era nada disso.
Bem diferente do que eu pensava fiquei surpresa de ser um clássico e eu não saber nada sobre o plot principal.
O livro mostra esse cara que tem uam grande paixão mas aí perde tudo e fica em situação de barril.