Literaturas da Floresta

Literaturas da Floresta Lúcia Sá...

Resenhas -

Sebo Gato Bibliotecário 13/02/2024

Adoro civilizações antigas, e aqui no Brasil não seria diferente, antes mesmo da chegada dos primeiros europeus e/ou chineses (há algus livros sobre isso), já vivia outras etnias por aqui. Comecei a ler com a expectativa de ser uma coletânea de lendas e mitos, a autora surpreende abordando também explica sobre o comportamento e cultura dos indígenas, e outras etnias além do guarani. Pensei que só o autor José de Alencar fosse o único que ser preocupado com os índios, mas outros autores e artistas também. A autora critica a condições dos dias atuais dos índios, vivendo sem saneamento básico, sem atendimento médico de qualidade, passando fome (não há necessidade de caçar tambem não va comer alimentos de baixa qualidade), onde muitos jovens acabam cometendo suicídios (vide noticias). Eu acho errado os índios atuais não poderem ter uma casa melhor, um emprego descente, acesso a alimentação melhor, pedir esmolas nas ruas não é vida. Viver adequadamente como as outras pessoas não vai deixar de "ser índio", muito menos perder a sua cultura. Catequizar os índios também é um motivos que os fazem perder a sua cultura, deixando de cultuar as entidades da tribo para rezar para um Deus não que é deles. Sou da opinião que índios deveria ter saúde, emprego, estudos, segurança, como qualquer pessoa porque eles também são humanos.

Pammia 11/01/2024

Bem técnico
Confesso que estava esperando história indígenas de forma mais descontraída, porém o livro é muito técnico.

Trouxe bastante reflexão e aprendi muito.