Santo Antônio

Santo Antônio Edison Veiga

Resenhas - Santo Antônio

Afonso74 19/07/2023

Bem escrito e bem pesquisado... mas não encanta
Escrito em linguagem acessível e baseado em ampla bibliografia, o autor é competente em dimensionar a enorme relevância d’O Santo em seu tempo.

Ao invés de listar diversas teorias de autores antigos sobre passagens da vida do santo, segue uma linha mais cronológica e linear, tornando a estrutura mais próxima de um romance que de uma tese acadêmica. Apesar dessa postura do autor e da linda vida d’O Santo, a narrativa não encanta o leitor.

Obs. : Talvez nem precise ser dito mas alerto aos mais “sensíveis” que uma hagiografia com foco no século XII tem um viés menos factual que biografias mais contemporâneas.

RaquelTerezani 19/05/2022

Interessante
Em algum momento alguém falou bem desse livro para mim e eu, como católica, decidi que precisava conhecer melhor o meu santo de devoção.

Há algum tempo eu não lia uma biografia e confesso que não foi das leituras mais entusiasmadas que fiz, parei diversas vezes para ler outras coisas. Porém, ao fim, fiquei satisfeita com as descobertas que fiz.

O jornalista Edison apresenta um ótimo resumo sobre a vida de Santo Antônio. Me surpreendi com detalhes sobre a vida dele, principalmente com o fato de que ser "casamenteiro" não foi a principal atividade do Santo.

Recomendo para os católicos desinformados como eu, rs.

Joyce Chies 11/01/2022

Não só um santo, O SANTO
Essa biografia de Santo Antônio é muito bacana. Simples compreensão, escrita de maneira bastante fluida, e apesar de pequena em número de páginas, satisfatoriamente instrutiva.

Me diverti lendo, me empolguei e me senti mais próxima dessa figura tão querida de todos os católicos. Melhor dizendo, nem precisa ser católico pra gostar desse cara que não foi um cara qualquer, foi O CARA.

Erudito, mas humilde. Bondoso acima de qualquer coisa. Preocupado com o bem estar e com a conversão das pessoas. Destemido, andarilho... Enfim, só lendo pra ver. É divertido de ler, gostoso mesmo.

Por último, achei muuuuuito legal a menção que o autor faz ao designer brasileiro envolvido na reconstituição da face de Santo Antônio. Já conhecia o Cicero Moraes de palestras e de outros trabalhos que ele já conduziu. Recomendo entrar no site dele (basta buscar "Cicero Moraes" no Google que vai aparecer!) e navegar pelas imagens em 3D feitas a partir de fotos de crânios, etc. É um trabalho primoroso, e o nosso Santo Antônio está lá na galeria!

Enfim, fiquei curiosa para conhecer mais do trabalho do Edison Veiga, então vou procurar textos e outros livros dele.

Gerson91 10/07/2021

Um livro notável!
Para quem é fã de Antônio, o livro traz um resumo muito bem construído e com riqueza de detalhes probatórios. Gostei muito da leitura!

Ju 12/06/2021

Santo Antônio
Uma pesquisa sobre a vida e trajetória de Santo Antônio dentro da igreja católica, seus milagres, curiosidades e como se tornou o santo mais popular da Itália, Portugal e Brasil.

fernandaugusta 08/06/2021

Santo Antônio, celebridade da Igreja!
A vida de Santo Antônio é narrada de forma didática e amplamente documentada, em texto de fácil compreensão e leitura fluida.

Nascido em Lisboa de família nobre, desde criança o menino Fernando sabia que não queria levar o amor de Cristo a todos através da luta armada, e sim do conhecimento. Embora o pai insistisse que ele se tornasse um cavaleiro e lutasse nas Cruzadas, Fernando nutria mais amor pela oração e pelos livros, sendo um pacifista.

Resistiu bravamente aos ardores da adolescência e decidido, entrou para o mosteiro da ordem dos agostinianos em Lisboa. Perturbado com as constantes visitas e interrupções de seus estudos e meditações, pediu para ser transferido para Coimbra. Em Coimbra, seguiu seus profundos estudos religiosos e admirou-se com o estilo de vida dos freis franciscanos, ordem recém fundada que preconizava a mendicância e a renúncia absoluta de bens e vaidades pessoais.

Logo, identificado com estes ideais, se tornou um franciscano, assumiu o nome de Antônio, e teve sua primeira missão designada no Marrocos. Lá chegando, ficou muito doente e teve de desistir e voltar. O navio em que conseguiu carona quase naufragou em uma tempestade e ele aportou na Sicília, pisando em solo italiano pela primeira vez. No continente, viajou a pé por cidades e vilarejos pregando e ganhou fama de excelente orador, além de conhecedor das Escrituras. Sabia falar e mostrar seu conhecimento de forma ardorosa, mas simples.

Passou pela Espanha, conheceu Francisco de Assis, voltou à Itália, sempre realizando prodígios. Mesmo vivo já era conhecido como santo. Doente e cansado, resolveu se estabelecer na cidade de Pádua, onde faleceu. Um ano após sua morte, foi canonizado, na canonização mais rápida da história. Realizou inúmeros milagres conhecidos e sua devoção se estabeleceu firme na Itália, em Portugal e, consequentemente no Brasil, além de muitos outros países.

O livro conta também a que podem ser relacionados a fama de casamenteiro de Santo Antônio, esclarece o folclore popular em torno de sua figura e também o porquê ele é o santo dos objetos perdidos. Na verdade, Santo Antônio é santo de todas as preces e ofícios, tendo sido até condecorado como militar!

Como devota, me senti muito confortável com esta leitura, que me trouxe conhecimento acerca da vida do homem, além do Santo e justificou seu carisma e santidade, conhecidos por todo o mundo.

Alexandra50 30/05/2021

Começamos com Fernando e terminamos com Antônio
A vida de Santo Antônio, que nasceu Fernando mas que ao ingressar na vida religiosa adotou o nome de Antônio. Ingressou na ordem dos agostinianos, mas logo em seguida, por amor a Cristo, tornou-se
franciscano.

Renan 27/05/2021

Observações sobre o livro
Um compilado de casos e fatos sobre a vida do Santo Antônio.
Bastante nome de obras, seus autores e datas que foram realizadas.

Interessante o trajeto, as mudanças, acontecimentos. Agora esta parte dos milagres, acredita quem quer, mais importante é a metáfora e os princípios, penso eu. Uma coisa que não entendo é esse negócio de penitência para se manter num caminho.

Pensei que santo casamenteiro o quê? Está mais pra santo ortopedista!
Sobre a influência da igreja, vem a indignação, funcionário fantasma, não é problema de agora, no entanto utilizavam em alguns casos para beneficiar pessoas carentes, o que orgulharia o Santo.

Gostei do encerramento.
Os capítulos tem os subtítulos que dão uma vontade de descobrir o que vem a seguir.