Ama seca

Ama seca R.R. Silva

Resenhas - Ama seca

Feh Tryller 01/07/2023

História curta, porém muito interessante.
Eduardo é um repórter investigativo que resolve ir atrás de pistas para descobrir o que aconteceu com o "Caso dos dez". Noêmia Soares Jurema teve vinte e quatro filhos, sendo dez meninos e todos os meninos foram mortos entre dois meses e oito anos.

nammuradx 03/08/2022

mano
livro bacana de se ler, a história prende o leitor do início ao fim.. Não esperava por esse final, foi chocante, o autor mandou muito bem.

Bel Bookstan 20/07/2022

Incrivelmente hipnotizante, a história prende do começo ao fim! Eu não precisava dormir, eu só precisava de respostas!!!!!

arantxa 14/06/2022

Ao contrário do que muitos comentaram aqui, já fiquei presa no início da leitura, fiquei super curiosa pra saber qual era o segredo por trás das mortes.
O final também foi bem legal!!!

MelQuezado 05/06/2022

Excelente livro. Não esperava esse final excepcional. História curta mas perfeita!!! Amei. Não sei o que falar. Só o que sentir! Só leiam!!

A_Sarah_Soares 22/05/2022

Ama seca
Ótimo conto, contexto histórico, fiquei curiosa pra saber sobre as lendas urbanas do nosso sertão nordestino

Loanfi 13/05/2022

Interessante
Gostei muito da premissa, mas fiquei desapontada com o final. É realmente surpreendente, mas esperava uma explicação um pouco mais elaborada. Não me convenceu muito. A escrita no início quase me fez desistir, mas depois melhora bastante e vc pega o embalo e não larga o livro até terminar. É uma boa leitura no geral, mas não vá com muitas expectativas.

alynebz 11/03/2022

Os Dez meninos dos Jurema
Confesso que a capa foi um das primeiras coisas que me chamaram atenção para a iniciação da leitura, mas as primeiras páginas quase me frustraram, pois foram bem arrastadas e se não fosse pela curiosidade de saber o que aconteceu com os dez e as novas descobertas, teria largado o livro no meio, e queria que algumas partes fossem mais aprofundados. Mas ainda bem que não larguei pois o final foi surpreendente!

Esse é um livro curto de terror e investigação - que são meus gêneros preferidos - que te prendem do meio para o fim e tenho certeza que você não irá terminar até finalizar a leitura. Um conto muito bem escrito, principalmente pela descrição de como os fatos ocorreram e um pouco pesada para quem nunca teve contato com o gênero, mas quem tem interesse pela leitura com certeza não vai se arrepender.
Super recomendo!
Paula 11/03/2022minha estante
Uauu!! Parece bem interessante. Coloquei na minha lista ;)

alynebz 11/03/2022minha estante
mana tem que ter só um pouco de paciência com o início, pq o final vale muito a pena

Augusto 02/03/2022

Dona Jurema deu à luz 24 crianças ao todo, 14 meninas e 10 meninos. No entanto, todos os meninos morreram antes de chegar ao nono ano de vida.
A pobre mulher, ao perder o último deles, perdeu também sua sanidade.
A história se espalhou pela cidadezinha e, como não poderia deixar de ser, não houve um único morador da região que não tivesse um palpite sobre a causa da tragédia.
A família passou a ser vista como amaldiçoada por Deus. Afinal, o Criador quis levar cada uma das crianças, ou não? Todos os 10 meninos morreram de causas naturais, não é mesmo? (...)
Um jornalista da família decide mexer nesse vespeiro muito anos depois do ocorrido e investigar as mortes das dez crianças.
Quem sabe quantos esqueletos ele encontrará no armário de seus antepassados?!

Apesar da boa premissa o livro não me fisgou de imediato. Algumas facilitações narrativas usadas no início da história me incomodaram e atrapalharam minha imersão. No entanto, à medida em que progredia na leitura, isso foi ficando mais esquecido e acabei me vendo simpatizando com alguns personagens e torcendo pelo êxito de sua missão investigativa.
Há um plot twist bem construído no final, embora a motivação de um certo personagem importante para a trama não tenha feito o menor sentido para mim.
Apesar disso, gostei do livro. Leitura rápida e fácil. Foi bom ver regionalismos empregados de maneira natural.
Certamente leria outras obras do autor.

Fran Luchetti 31/01/2022

Os Dez dos Jurema
Um conto que aborda a história da família Jurema, no qual Noêmia tem 24 filhos, sendo que todos os 10 meninos foram acometidos por morte prematura, antes dos 8 anos de idade, mortes inexplicáveis, até que Eduardo, neto de Noêmia e jornalista, vai em busca da verdade no sertão nordestino.

Ama-Seca é um conto da literatura nacional que deixa o leitor perplexo com a história perturbadora do extermínio de 10 crianças, o autor desenvolve o texto de forma brilhante e que atende às expectativas do leitor.

Boa Leitura!

ka 10/01/2022

Dez extermínios.
Ambientado em Pernambuco, ?Ama-seca? conta a estória da avó de um repórter, cujos todos os dez filhos homens morreram antes dos oito anos de idade.

Curioso, o repórter vai até a Igreja da cidade natal da avó para procurar registros históricos. Em meio a tantos documentos, encontra diversos fatos e detalhes das mortes das crianças.

O livro é de revirar o estômago com os detalhes horríveis das mortes dos meninos e, fica ainda pior quando o repórter descobre a verdade por trás do que antes era apenas uma lenda.

?As pessoa preta qui nem eu nem era genti, era bicho, pior qui bicho, nóis era escravo.?

Tenha uma boa leitura!

aeltyn 12/10/2021

Interessante! | @bookstanfantasy
No sertão nordestino uma mulher deu à luz a 10 meninos e 14 meninas, todos os garotos morreram ainda antes de saírem da infância. Eduardo é jornalista e neto dessa mulher, e agora, depois de muitos anos, resolve investigar o que de fato aconteceu. Esse conto me prendeu do começo ao fim, a narrativa foi impressionante e as descobertas te mostram de maneira crua a maldade do ser humano.

Ale 27/09/2021

A história não me prendeu tanto, mas o final foi realmente uma reviravolta, mas podiam ter explicado melhor o verdadeiro motivo.

Déia 24/04/2021

Recomendo
Muito boa essa história pois te prende do começo ao fim, tendo uma leitura bastante fluida.

Quando você começar a ler não quer parar até termina e

Margo 08/01/2021

Surpreendente
Muito bem escrito e desenvolvido em poucas páginas! O autor consegue criar e manter uma atmosfera de mistério e horror, os fatos são muito bem amarrados e o final é de arrepiar!