Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido

Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido Charles Bukowski

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Messias 19/05/2024

Achei regular. Tem alguns ótimos poemas, mas a maioria é de médio pra ruim. De qualquer forma, vale a pena a leitura, que é bem rápida e fluida. E não chega a ser uma completa perda de tempo.

Italo Amorim 14/05/2024

Vida e obra de Charles, o problema é que ele é insuportável
Acho que o grande problema de ?Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido? é que o título da coletânea é muito melhor que a maioria dos poemas dela. No geral Bukowski sempre foi ácido, o tom que escolhe para os poemas deixa isso evidente, o problema é quando faz isso ininterruptamente.

As histórias dos poemas se repetem e tem o mesmo tom de sarcasmo barato. Tem algumas críticas pontuais muito interessantes, a acidez do autor consegue agregar positivamente nisso, mas ainda assim são raríssimos que compensam.

No geral, alguns poemas aqui e ali ainda valem o tempo para uma reflexão ou outra, porém o todo não compensa. Chato e repetitivo, bem como as obras dele costumam ser. De fato fazia sentido ficar tanto tempo sozinho.

JoJo 07/05/2024

"Há um lugar no coração que nunca será preenchido um espaço e mesmo nos melhores momentos e nos melhores tempos nós saberemos nós saberemos mais do que nunca há um lugar no coração que nunca será preenchido e nós vamos esperar e esperar nesse espaço"
De fato como dizem é um livro muito cru onde Bukowski mostra ao leitor como ele conhece e vive muito bem com os seus próprios demônios, no entanto alguns poemas parece querer dizer nada. Acredito que não fui cativado por esses ou mesmo não compreendi, porém todo o pensamento existencial por trás me trouxe uma curiosidade para conhecer mais de suas obras. Honestamente não sei dizer se essa é a melhor opção para se começar a ler e conhecer sobre as histórias de Bukowski, mas com certeza é o melhor para se conhecer o autor e seus pensamentos. Digo isso pela grande mistura de poemas e não pelo fato de ser ruim, mas o sentimento de oscilação não corresponde com o tempo de leitura, tornando-o um livro de bolso perfeito para se ler com muita calma durante curtos intervalos de tempo no dia-a-dia como por exemplo no intervalo do trabalho no maior estilo Cupins da Página para os mais íntimos.

EstAfani.Sandmann 30/04/2024

O Buko, a vida é outros pensamentos
Este livro de poesia do Bukowiski é cheio de mensagens sobre a vida, a morte. A jornada. O Buko entendeu um pouco a piada que é essa vida e o quanto não podemos levar tão a sério tudo. Ele entendeu o peso terrível que é ser humano e responder diariamente a isso. Ele também fala de amor, mas não esse fácil de falar, aquele que é raro e difícil de sentir. O amor a nós mesmos.

Mariana 28/04/2024

O livro é interessante, mas definitivamente não se encaixa na forma de poemas que gosto, os poemas são mais aceitáveis que o livro "Crônicas de Um Amor Louco", a poluição é menor mas, ainda presente.

Nick 21/04/2024

Me senti sozinha mesmo!!!!
Nem sei o que dizer sobre esse livro, porque sinceramente?
A escrita dele até que é boa, mas é que são assuntos tão pesados e retratados de formas mais pesadas ainda que fica cansativo de se ler.
Mas há algumas boas poesias

Muariella 13/03/2024

Sinceramente não gostei. Terminei na força do ódio, me forçando todo dia a ler um pouquinho.
Mas acho que foi porque não consegui criar vínculo com as estórias e achei ele um b4baca... Então tem isso. Mas claro que teve uns contos bons e frases que mexeram comigo então foi uma boa experiência.

Pretento ler outros livros dele, adoro várias frases dele que vejo por aí e talvez só precise achar o livro certo pra mim.

Mareufq 06/03/2024

(?) aquele espaço ali antes de nos pegarem garante que quando pegarem não vão pegar tudo jamais.

??

Kit Kat 06/03/2024

O autor se expressa de uma maneira grosseira, ele não liga com o que vão pensar ou dizer sobre ele, não é um livro confortável de se ler, porém tem alguns assuntos citados que te faz pensar em algumas questões.

Paty 03/03/2024

Gosto de poemas mas esse n me desceu , não era aquele gostoso sabe ? Com muitas rimas e melodias , é um curto e grosso sobre a vida urbana

yasmim615 28/02/2024

Esse livro do Bukowski é uma montanha-russa de emoções. Ele não enrola, vai direto ao ponto sobre a vida real, com todas as suas rugas e cicatrizes. Bukowski não tem medo de mostrar a sujeira e a beleza que existem no ser humano. Os poemas falam sobre a infância difícil dele, as mulheres, a bebida, o jogo e até mesmo sobre a identificação com gatos. A sinopse já avisa: você pode rir, chorar, sentir esperança ou aumentar o desdém pela humanidade. É como se o velho safado estivesse sentado ao seu lado, dividindo suas histórias de vida, sem filtros. Esse é um daqueles livros que mexem contigo, mesmo depois de fechá-lo.

Barbara193 17/02/2024

Perturbador
É uma coleção de contos que retrata a vida urbana de forma crua e sem filtros. Bukowski captura a solidão e o desespero, oferecendo uma visão honesta e provocativa da condição humana. Com sua prosa direta e carregada, o autor convida a mergulhar nas profundezas da existência urbana e a confrontar angústias. Uma leitura poderosa e impactante para aqueles que buscam uma visão não convencional e marginal da vida moderna.

ð© ð 07/02/2024

A impossibilidade de ser humano
"eu era um jovem demente e aí encontrei certo livro escrito por um homem mais velho demente e me senti melhor porque ele era capaz de botar no papel"

Bukowski tinha medo ou apreciação pela morte? Ele definitivamente sentia que a velhice vinha, frequentemente sentia saudades da sua juventude

Não diria q ele é de todo um 'velho safado', eu o chamaria de 'apreciador de mulheres', o problema é q ele é o típico velho do "hoje em dia é tudo mimimi", ett algumas de suas falas beiram o sexismo

Alguns versos dele:

"volto ao andar de cima e meus dois gatos me seguem, eles são bons camaradas, não temos desentendimentos, não temos discussões, ouvimos a mesma música, nunca votamos para presidente."

"que fiquem com o palco só pra eles contanto que eu não precise estar na plateia."

"e não há nada que ponha uma pessoa mais em contato com as realidades do que uma jornada de trabalho de 8 horas."

"é quando você está na rua que percebe que tudo tem dono e que há fechaduras em tudo. é assim que uma democracia funciona: você obtém o que puder, tenta manter o que obteve e acrescenta algo se possível. é assim que uma ditadura funciona também só que ela ou escraviza ou destrói seus desamparados. nós simplesmente esquecemos os nossos."

Seria Bukowski um quase comunista? Cara, essas ideias dele são incríveis, de verdade, eu gostei dele por esse sentimento, O MAIOR HATER DA BURGUESIA (só perde para o Marx)

Cara, ele tem sérios problemas com o trânsito, claramente alcoólatra, oq da aquela ideia de "alcoolismo ou genialidade" e sinceramente no fim das contas Bukowski era os dois.

Descobri oq era hipódromo por causa dele, se dizia um ótimo apostador, mas eu tenho minhas dúvidas

Inimigo do trânsito, de verdade, tudo queria puxar briga, mas pelo menos ele tinha o bom senso de saber quando meter o pé

"Bukowski demonstrava grande fascínio pelo existencialismo. Neste aspecto, aparece a sua ligação com as ideias de Jean Paul Sartre. Os personagens angustiados de seus livros sofreram influência de obras como A Náusea, entre outras do filósofo francês."

Nessa obra - inclusive a primeira q eu li - eu já conheci e me apaixonei principalmente por ele, e toda sua escrita e pensamentos, quanto pelas pessoas ou termos q ele citou

Alguns são:

versos de Lorca, "agonia, sempre agonia...?

Schopenhauer
Kafka
Freud
Nietzsche
Karl Marx

E com certeza amei o conceito de vingança:

foi uns dias depois que eu me vinguei: comi a namorada dele.

Seus adjetivos:

"o individuo é um carrasco amargo igual cerveja quente mas é um gênio dando aula."

Até o modo de desejar sorte:

"e lhes desejo sorte na cama e fora dela mas não na minha muito obrigado."

Uma anotação minha ao longo da minha leitura: "esquece oq eu falei, esse cara era um safado, esse safado."

Considerado o último "escritor" maldito dos EUA, e com ctz um escritor que me marcou.

Taylor36 25/01/2024

Ressacas, jogatina, mulheres e tristeza.
Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido é praticamente uma conversa com Bukowski, seu profundo desprezo pela vida e a aceitação do fracasso, tanto dele próprio quando a de nós, leitores.

claradebolacha 25/01/2024

Não gostei
Li até o final para poder finalmente decidir que livros de poema não são para mim. Considero eles enfadonhos. Apesar de alguns dos poemas serem muito bons, a maioria parece não passar de um misturado de palavras e não é o peso do nome de Bukowski que vai mudar isso. Talvez esses ressoem mais para quem esteja depressivo, alcoolista e propenso a deitar com prostitutas do que comigo. No final usei o livro como leitura antes de dormir pro sono vim mais rápido. Recomendo sempre ler algo assim antes de só ver a nota da comunidade, já que poesia é algo extremamente subjetivo e que pode tocar algumas pessoas e em outras não.

1 | 2 | 3 | 4