Um Natal para Recordar

Um Natal para Recordar Clara Pamponet

Resenhas - Um Natal para Recordar

Lady 31/01/2023

Deu pra ler...
?? O conto fala de Natany, uma menina bem jovem que decide viajar o mundo e quando decide voltar seu avô morreu. Toda sua família parece ter rancor dela por ter perdido tanto tempo da vida do avô e ela decide passar o Natal com eles e se empenhar para criar gosto pela comemoração.

?? Ela conhece Alexsander, um manobrista do hotel onde ela está hospedada. O mesmo não tem muito dinheiro e viveu sua vida em um orfanato. Ele promete ajudá-la a gostar do Natal lhe contando uma lenda a respeito dessa data comemorativa que ele tanto gostava, mas nunca chegou a comemorar por não ter família.

?? Vamos começar pelos pontos positivos... Gostei do tamanho do conto, ele é bem curto, então você lê em menos de uma hora. Também amei a escrita leve e a criatividade da autora de adicionar um conto que eu não conhecia a respeito do Natal e de adicionar na história uma profissão que poucos usam em livros: manobrista. Achei criativo da parte dela fugir do habitual.

? Gostei dos personagens, mas acho que faltou descrição. Não tenho certeza de nada na aparecia de nenhum deles e até mesmo da vida deles. Não sei como a Natany tem dinheiro, só sei que a família dela é bem de vida, mas não sabemos como ou porquê. Também não é muito abordado a vida de Alexsander, então não sabemos porque ele é órfão, se chegou a ser adotado e teve momento dela falar que ele estava bem arrumado e perdeu o fôlego, mas não descreveu absolutamente nada. Isso cortou o clima pra mim, já que não me fez suspirar junto com ela.

? Outra coisa que faltou foi o desenrolar do romance. Do nada acontece um beijo, mas até aquele momento não ouve nenhuma frase trocada entre os dois que demonstrasse qualquer abertura pro beijo acontecer. Eles até se chamavam de amigos, não vi sequer um elogio dela pra ele nem em pensamentos. Não confessou interesse nem mesmo para nós leitores.

? O livro, de início, mostra a narração dos dois personagens principais, o que eu gosto muito. Amo ver mais de um ponto de vista, apesar de que nesse caso não fez muita diferença já que eles narravam quase a mesma coisa e não falavam sobre o que sentiam um pelo outro. Depois apenas Natany fica narrando e eu sinto falta de saber o que Alexsander pensa ou está fazendo nos momentos que ela não está por perto, já que tem muitas pontas soltas sobre ele e a vida dele.

? Podia ter desenvolvido bem mais, podia ter sido bem melhor porque a premissa é boa. Mas não é um desperdício de tempo de leitura, pois até que é gostosinho de ler.

???

Bia 08/01/2023

Um livrinho legal
Achei maravilhoso esse livro, para um conto rápido foi muito bem trabalhado, sem contar que a relação entre ela e os familiares, o drama e como tudo se resolve não deixou a desejar

gabis 01/01/2023

Conto de natal muitooo fofo! Adorei ver Natany reencontrando a família e se reencontrando.

Recomendo muito! Leitura super rapidinha e fofa

Georgia 24/12/2022

Amei
Amei os personagens , a dinâmica família e como a autora trouxe o verdadeiro significado do natal , recomendo a todos

Regina 23/12/2022

O livro retrata como atitudes impensadas podem ser prejudiciais a nossa vida. Trata de perdão, família, amor. Vale a leitura

Luciene 11/12/2022

Se perdeu pelo caminho
A proposta foi muito boa, mas tiveram fatos irreais como a idade da personagem se formando no ensino médio, os diálogos robotizados, os cortes e acontecimentos jogados para o leitor.
Poderia desenvolver melhor o conto.

Naty 07/11/2022

Para quem gosta de Natal
A escrita da autora é leve. E um conto oara quem ama ou gosta do Natal vai ficar com o coração aquecido.

Natália Motta 04/04/2022

Escrita precisa melhorar
Na minha opinião, a autora não soube desenvolver a história, os personagens e os cenários não possuem boas descrições, os diálogos são bem mecanizados e os acontecimentos foram ?do nada?, parecem sem ligações. Não gostei?

Iamjessicaeduarda 24/01/2022

Um bom conto.
É um conto com uma história boa, gostei da leitura embora eu tenha enrolado demais para ler, pois tem algumas coisas que não me fizeram entender muito bem e que ficaram um pouco confusos.

Martinha.Souza 30/12/2021

Os opostos
Natany vem de uma família rica, porém não se sente acolhida por não se parecer fisicamente com seus familiares.
Alexsander é manobrista de um hotel e sonha em ter uma família.
Com pensamentos distintos, Alex mostra o verdadeiro sentido do Natal e da família para Naty.

librariesz 23/12/2021

não sei bem, eu achei pouco crível, não conseguia imaginar direito a situação ocorrendo na minha cabeça

juju 22/12/2021

POR FAVOR, LEIAM!!
Tudo acontece em dezembro e bem com a vibe da música "All I Want for Christmas Is You", com deuses gregos (lembrei de pjo na hora), friends to lovers, adolescente negra com problemas familiares e que sofria racismo, e tudo tratado de um jeito bem levinho, a leitura flui rápido e fácil, além de se passar nos dias atuais.

iammoremylrds 17/12/2021

adorei o conto, ele é apaixonante, de um lado a história é mt boa, porém, de outro senti q teve mts cortes e diversos detalhes q não se conectavam com a história, ficavam meio vagos na história.