Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Claudio Blanc

Resenhas - Primeira Guerra Mundial

Punisher 15/02/2024

Motivos, curiosidades e a parte humana da guerra.
É o primeiro livro que leio do Claudio Blanc e devo dizer que me impressionou. Ele busca vários detalhes da história para te informar da melhor maneira possível.

Eu não sabia qual era o estopim da primeira guerra, como ela aconteceu, quais paises ficaram de cada lado. E o mais importante, da onde veio tanta raiva e ódio alemão para suceder o holocausto, 20 anos após.

O holocausto nao foi o primeiro genocídio, que - infelizmente - é parte importante da história mundial. Os genocídios anteriores, é mostrado como aconteceu, o porquê e os tristes métodos adotados.

O autor ainda mostra fotos de vários armamentos, conta como foi as batalhas (resumidamente) e o que fez os EUA (até então, neutro) e até o Brasil, participar da primeira guerra mundial.

Terminei o livro podendo contar bons detalhes que antes eu não sabia, senti-me mais rico - em conhecimento após a leitura.

Já tenho mais livros dele na estante, fico feliz de ter mais Claudio Blanc esperando minha mente curiosa.
Jess 16/02/2024minha estante
Que resenha! Eu que não gosto de livros históricos tive curiosidade em ler ?

Punisher 17/02/2024minha estante
Ahah ??

Eduardo 03/02/2024

Leitura rápida e explicativa
Recomendo muito a leitura deste livro. De uma maneira rápida ele explica as motivações, as perdas, a evolução tecnológica e com os soldados vivenciaram cada batalha.

Jose457 26/12/2023

???
Goste muito desse livro,tem uma escrita bem leve, sem palavras difíceis de entende, uma uma ótima leitura para quem gosta desse tema,descobri coisas novos. Gostei muito do autor por da atenção nas batalhas e colocar os nomes delas ,não tenho o que reclamar,o livro é perfeito.

William90 23/12/2023

Um livro completo
Um breve resumo de um dos piores momentos da humanidade...
Um livro rápido e de fácil entendimento, com estatísticas e nomes importantes da 1 guerra mundial.

Joao Martins 05/10/2023

Simples e didático. Excelente pra nortear os estudos de quem está começando nesse tema como eu. Vamos à Segunda Guerra.

Mariana.Vanzeli 07/09/2023

Perfeito
Ele explica o assunto de uma maneira bem aprofundada do que aprendeu na escola.
Eu li esse livro para compreender mais sobre a Guerra, pois eu estudei no ensino fundamental, mas lembro muito pouco da matéria. E falo com propriedade que o que estudei não é nem 5% do que esse livro traz. É muitos fatos que nunca pensei que aconteceram.

Pra quem quer ler para complementar ou entender mais, super recomendo, é perfeito. Mas pra quem não sabe quase nada igual eu, talvez você confunda igual a mim e aí eu recomendo ver um resumo básico pra você só acrescentar mais coisas em cima do que você entendeu.

Leonardo798 08/06/2023

É um livro didático, que cumpre sua proposta.
Este livro cumpre sua proposta de nos apresentar a Primeira Guerra Mundial, como ela começou, quem lutou contra quem, dados, gráficos etc. Para quem é professor e queira trabalhá-lo em sala de aula, os alunos certamente irão gostar. Para quem o crítica por não ser muito completo, acredito que essa não seja a sua proposta.
Apesar de não ser muito extenso, o autor Claudio Blanc o escreveu muito bem e sua leitura se faz muito satisfatória. É o tipo de livro para quem quer aprender sobre o conflito, mas de forma didática e de fácil compreensão.
Outro ponto positivo vai para o uso de imagens, que agregam valor ao conteúdo escrito e nos causa um certo impacto (pela crueldade da guerra).
Por fim, para os amantes de história que gostam de leituras em fins de tarde, no ônibus, na faculdade ou atoa em casa, este é o tipo de livro que vai prender sua atenção. Para os professores, seu uso é bem didático.

Márcia 16/04/2023

Para entender a Primeira Guerra - um bom esboço
Para entender a segunda, há que entender a primeira, porque a segunda é consequência da primeira. E que confusão é essa primeira guerra mundial! Precisei fazer até organograma para tentar organizar os fatos na minha cabeça. É assim: as causas se originaram bem antes de 1914 e envolve intricadas relações entre as potências europeias da época ? Áustria, Rússia, Alemanha e Inglaterra. A dinastia Hasburgo, da Áustria, reinava desde 1279 e formou, em 1867, o Império Austro-Húngaro, o segundo maior da Europa. Em 1908, esse império anexa a Bósnia-Herzegovina. Só que a Sérvia também queria se apossar dela. A Rússia, sob o comando do czar Nicoloau II, foi outra contra a junção, porque protegiam a Bósnia. Tem, ainda, o assassinato do Arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando.
Com a confusão, montou-se o seguinte tabuleiro da guerra: de um lado Reino Unido, França, Itália e Rússia; de outro, Alemanha, Império Austro-Húngaro e, mais tarde, a Turquia e seu Império Otomano, que reinava desde 1.299. Eis a situação: se a Áustria atacasse a Sérvia, a Rússia atacaria a Áustria; a Alemanha, por sua vez, atacaria a Rússia e a Inglaterra e França cairiam em cima da Alemanha ? pois foi o que aconteceu.
Resultado: um banho de sangue. Somente na batalha de Cem dias a Alemanha perdeu SEIS MILHÕES de homens. Eu perdi a conta do número de batalhas, muitas delas braçais, porque a industrialização de guerras começou com essa aqui,
Ao final, tratados foram assinados: Saint-Germain, que consolida perdas enormes do território Austro-Húngaro, ficando reduzido a apenas 83.850 km; tratado de Trianon, que consolida as perdas da Hungria, que perdeu 1/3 do seu território; e o mais terrível de todos, o tratado de Versalles, que impôs severas restrições a Alemanha, impossíveis de serem relatadas aqui. Essas restrições levaram a Alemanha, com Hitler, a promover a Segunda Guerra Mundial.
Pasmei: 1) a descoberta de que o Império Otomano, que parecia ser exclusividade da Idade Média, ainda subsistia no século XX; 2) que a Alemanha apenas terminou de pagar as pesadas indenizações aos Aliados no dia 03 de outubro de 2010 (!!!). 70 anos para a Alemanha quitar essa dívida.
Tem muito mais!

Anita 24/01/2023

Interessante
É um livro com uma leitura simples. Bom para pessoas que tem interesse em acontecimentos históricos, apresentando diversas curiosidades como teconologias e memórias da época

beatriz3345 07/01/2023

"nada mais contraditório. nada mais humano."
perdi a minha outra resenha desse livro, não vou escrever de novo. é um bom livro, aprendi muita coisa :)

Ed Carvalho 03/12/2022

Útil e informativo.
É um livro interessante apesar de muito conteudista e pouco crítico. Quando o autor se manifesta, geralmente é de modo muito sensato, com comentários pertinentes, porém raros. O livro guarda semelhanças com um manual, com tabelas, números, nomes de batalhas, tipos de armas, etc. É uma leitura válida.

joaquim_sccp1910 12/11/2022

Muito bom.
Em poucas palavras, um livro bem completo, com memórias de quem sentiu a guerra na pele, história das batalhas, invenções e inovações, números de baixas.
Recomendo a leitura.
Agora é ler o da Segunda Guerra Mundial do mesmo autor desse.

Julia.Miquelini 30/03/2022

Primeira Guerra Mundial
Eu sempre li muito sobre a segunda guerra e agora estou me voltando para a primeira guerra e realmente ela foi muito complexa. Só começando, mas já estou gostando.

Ana.luisa.campos 20/02/2022

Valeu a oena o preço pago, mas, ele é um breve resumo da segunda gurra que passa um pouco por cada fase dela.