Subterrâneo: Ascensão

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Distopia envolvente!
Uma distopia totalmente singular, cheia de mistérios e plots.

Apesar do mundo em que se passa a história ser diferente da nossa realidade, o governo está longe de ser discrepante. O poder é monopolizado e os governantes são gananciosos e só pensam em si mesmos. Nada muito diferente da realidade.

A protagonista é impulsiva e chata, mas é obstinada e busca um mundo melhor e mais igualitário.

O livro é cheio de intrigas, jogos de poder, traições e revelações.

O desenrolar dos acontecimentos é genial, mas acho que faltou aprofundamento, principalmente nas relações entre os personagens. As coisas acontecem muito rápido e de forma superficial. E isso contribuiu para que eu não me apegasse a nenhum personagem.

Traz críticas políticas, uma dose de romance e muitas reviravoltas.

É instigante, fluido e o final me deixou super curiosa para o próximo.

LaRue.7 16/11/2022

QUE LIVRO MARAVILHOSO!!! UMA VIBE THE 100 ??
????????????, ????????? faz parte de uma série de livros, onde o segundo volume Subterrâneo, a revelação foi lançado em 2022. Se você gosta de distopia, ficção científica, livros em que a terra já não é mais habitável, questões políticas, desigualdades, injustiças e trapaças, esse livro é pra você.

Nele conhecemos Elena e seus dois filhos, Carolina e Douglas que buscam pela verdade de sua origem, sempre questionando a mãe quem é o pai deles e a mesma sempre se negando a revelar. Os três vivem em uma sociedade que foi criada no Subterrâneo da terra, já que a mesma não era mais habitável. Uma sociedade totalmente injusta, onde sua vida e o que você deve fazer até o fim dela é determinado pelos seus genes, mas é claro que as escolhas feitas ali não são justas, as pessoas que estão no poder alteram os resultados e designam pessoas a funções que não são as suas, além disso, decorrente o fato de estarem passando por diversas instabilidades com a energia que os mantém, decidem usar a energia que o corpo humano gera, assim acabam armando diversas estratégias para fazer com que as pessoas sejam utilizadas como cobaias. Prometendo uma alternativa que até então parece ser melhor do que ser levado a superfície, pois essa é a maior condenação que eles podem sofrer, a superfície marca o fim da vida deles, desde o momento em que você nasce com alguma "deformidade" no corpo, ou se você perde um membro em um acidente, você é marcado como inválido e seu destino é a plataforma que o levará até a superfície... Mas será que a terra ainda é inabitável?

No meio de tudo isso existem diversas questões políticas, Carolina é uma adolescente bem cabeça quente, que não baixa a cabeça pra ninguém e está sempre questionando tudo... Até o momento que ela descobre que há um grupo que não aceita as normas impostas pelos superiores e aí então que ela fica determinada a fazer algo pela causa. No meio de tantos problemas ela ainda precisa lidar com um romance proíbido com o filho da líder da sociedade.

Maníaca Literária 05/10/2022

"É isso que eu quero, um mundo onde todos tenham chances, em que as informações sejam transparentes e que não haja ca'stigos e puni'ções sem motivos verdadeiros."

Já faz um tempinho que não leio o gênero e fiquei bem animada com a proposta do livro, como seria essa vivência dos personagens no subterrâneo e as intrigas.
A narrativa da Anne é muito fluida e bem direta, algumas cenas ela nem enrola e já finaliza e emenda em outra o que deixa o leitor mais preso a história.
Subterrâneo trás em sua trama assuntos como pirâmid'e social, leis, escolhas, mentiras e revelações durante a leitura o que achei bem bacana, fui pega de surpresa com algumas revelações mesmo às vezes outras sendo bem previsíveis.

Os personagens são bem autênticos, cada um toma seu espaço com sua personalidade e atitudes mas a que se destaca é Carol, nossa personagem principal e ela se destaca mais ainda pelo seu jeito impulsivo, verdadeiro, intenso e as vezes descontrolado. Confesso que foi uma personagem que não me simpatizei logo de cara, suas atitudes me deixaram irritada e as vezes ela nem respira e já mete os pés pelas mãos, depois usa esse fato para contorna a situação e pedir desculpas, o que em algumas situações acho que os personagens deviam ter dado um sacode nela não ter passado a mão na cabeça.
Mas espero que na continuação ela esteja mais madura e mudado pelomenos seu jeito impulsivo que a prejudica muito pois aparti de um momento pessoas vão depender dela.

A história além de abordar os conflitos pessoais dos personagens trás os mistérios e intrigas que a posição de poder esconde, o que o ser humano é capaz de fazer para conseguir o que quer.
E não posso esquecer de falar que vamos ter aquele romance e já adianto que gostei do personagem que não está com ela rsrs eu sempre gosto do personagem que sai perdendo rsrs mas tenho esperanças .

Já estou ansiosa para ler o segundo volume e já vi alguns comentários sobre, o que já fez minhas expectativas aumentar pois o final já ficou aquele gancho para a continuação.

Isa 22/08/2022

Superou muito minhas expectativas
Vou ser bem sincera que esperava muito menos, o começo é bem simples, dando até uma sensação da autora ainda der iniciante na escrita, mas no decorrer da história a narrativa fica mais interessante, as descrições ficam mais ricas e os diálogos mais completos, parece que a autora foi aprendendo junto com o desenrolar do livro, N sei se foi proposital.

Em relação a história, é bem interessante e com várias reviravoltas criativas e até um pouco exagerado kkkkk mas gosto desse estilo.
No meio do livro acho que faltou um pouco de detalhes em relação ao local, por ser um cenário fictício, sinto que faltou informações sobre ele, o livro o retrata como se nós já soubéssemos como ele é, mas também não foi totalmente escasso, só acho que podia ter sido mais bem explorado.

A escrita é bem fluida e os capítulos são pequenos, histórias com exageros nos detalhes e capítulos longos são muito cansativos de ler, e esse livro é muito bom nessa questão, torna a leitura bem mais agradável, com bastante detalhes mas sem excesso e capítulos num ótimo tamanho e ainda colocando um detalhezinho no final pra dar mais vontade de ver o próximo.

Os personagens secundários são simplesmente ótimos, principalmente os antagonistas, com uma descrição cínica e egoísta mas ainda com motivações sentimentais, mas achei que os próprios protagonistas tiveram uma evolução meio rala, a Carolina não parece ter aprendido com os erros e continua com um comportamento irritante, e seu irmão teve muito pouco foco na história, só no final que ele teve mais importância, mas aparentemente há um livro 2, e tenho esperanças de que esse desenvolvimento seja apresentado nele.

Apesar das críticas o livro é sim mt bom, a história é interessante, narrativa bem feita e diálogos legais.
Recomendo!

Vince 09/07/2022

Surreal, vcs precisam ler! @pudimliterario_
Olá, queridos leitores. Tudo bem com vocês? Espero que sim. Trouxe hoje mais uma dica de leitura nacional, essa em especial para quem curte distopias futuristas. Já iniciei a leitura com as expectativas lá em cima, por conta da premissa, e finalizei já ansioso pela continuação.

Nesse novo mundo, vamos conhecer Carol e sua família, que é um tanto complicada. E vai ser retratada nessa realidade pessoas que passam a morar no subterrâneo devido ao ar que começa a ser tóxico. Que medo, não? Com essa nova vida, os moradores vão viver sob um regime rígido, sem contar que se você tiver alguma deficiência é lançado para a plataforma, lugar acima do subterrâneo. Não tinha como ter uma ambientação melhor, e eu simplesmente adorei. A autora descreve muito bem cada detalhe.

Contudo, essa nova realidade apresenta falha de energia, acabando por acidentar alguns cidadãos que ficam no escuro, e em um desses dias a mãe de Carol (Elena) é uma vítima desse desastre e acaba por perder um braço. Essa é uma das cenas que acontece logo no início do livro, e com certeza é uma das mais tocantes, me comovi demais com a despedida da Elena com os filhos. E só digo uma coisa: preparem os lencinhos. A partir daqui, Carol segue sua vida sozinha com seu irmão, Douglas. Mas ainda existe uma indagação que a mãe deles deixou, quem é o pai deles? Todo esse mistério cria um clima de tensão e é de tirar o fôlego.

Neste segundo ciclo da vida de Carol e Douglas, é inevitável não conhecer o interior de cada um e suas características. Carolina (Carol), é uma adolescente totalmente impulsiva e explosiva, mas com uma mente grandiosa, sem papas na língua. Já o Douglas, é calmo, compreensivo, tem seus momentos de estresse, mas é bem reservado. Eles são totalmente diferentes, né!?

Ademais, não posso deixar de falar sobre a líder, Andrea. Uma mulher que faz tudo pelo poder e para conseguir o que quer. E enquanto não lerem a obra vocês ainda não tem noção do quanto ela pode se sacrificar pra isso. Sob essa ótica, a sociedade, alienada ao Estado, acaba por aceitar todas as ordens sem questionar. Como também chamado de comodismo civil. Teoria que é trabalho por Hannah Arendt em “Banalidade do Mal”. A autora entregou tudo retratando essas teses no livro.

Por fim, é incrível o quanto essa obra aborda tantas temáticas necessárias e tantos gêneros literários. A autora conduz o leitor para dentro de uma aventura em que você só consegue largar após acabar. Espero que tenham gostado da proposta. Até a próxima e abraços!!!

site: https://www.instagram.com/pudimliterario_/

Alessandra @euamolivrosnovos 11/06/2022

Instagram @euamolivrosnovos
O ar da superfície terrestre tornou-se inabitável e os seres humanos foram obrigados a se proteger no subterrâneo, onde uma nova sociedade foi estabelecida, cheia de regras rígidas, por uma governante pulso firme.
Quando uma queda de energia provoca um acidente na mãe de Carol, ela vê seu maior medo se concretizar, quando Elena é banida para a superfície, por meio de uma plataforma destinada ao "descarte" daqueles que são considerados imperfeitos.
A partir daí, muitos segredos começam a ser revelados, enquanto uma rebelião se instaura nos corredores do subsolo. Alianças inesperadas serão formadas, mas será preciso cuidado, pois reconhecer o verdadeiro inimigo não se mostrará nada fácil.
Uma distopia envolvente, com reviravoltas de tirar o fôlego a todo momento.
Esse é meu segundo livro da autora e já posso dizer que virei uma grande fã, pois eu não parei de ler enquanto não devorei a história toda, ávida por respostas.
Na trama, a protagonista Carol é uma típica adolescente impulsiva, mas que passa por um processo constante de amadurecimento durante o enredo, diante de tantos percalços.
A Anne também traz representatividade para essa narrativa, de uma maneira leve, como deve ser, além de relações familiares fortes.
Já aviso que você vai encontrar muita confusão do início ao fim, pois temos muitos personagens com interesses opostos, disputando forças uns contra os outros, numa verdadeira rede de sussuros e tramóias, algo que eu adoro encontrar em uma leitura.
Não bastasse o livro ser rápido, o final é chocante e traz um gancho (cliffhanger) certeiro, que me fez correr para o segundo volume imediatamente (Subterrâneo: Revelação).
"Subterrâneo: Ascensão" com certeza entrou para os melhores do ano e eu espero que você o conheça logo, pois vale super a pena!

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Aline Ribeiro 30/04/2022

Livro cheio de acontecimentos, uma dinâmica incrível.
Eu adorei o livro, me prendeu do começo ao fim, repleto de surpresas e reviravoltas.
Impossível não se envolver com os personagens, espero que seja lançado o volume dois ?
Anne 09/05/2022minha estante
Oie! O volume 2 já está disponível em ebook!??

Aline Ribeiro 11/05/2022minha estante
Meu Deus não acredito, necessito kkkk
Sabe me dizer qual site está disponível? Curti de mais essa história kkk

Aline Ribeiro 11/05/2022minha estante
Achei na Amazon, poxa agora que eu vi que você é a Anne autora kkkkk
Vou ler com certeza :)

Anne 13/05/2022minha estante
Kkk sou sim a autora! ??

Gio - Livros e Leitura 28/03/2022

Trama envolvente e segredos sombrios
Quando a superfície terrestre já não é um lugar habitável, os seres humanos são obrigados a viver no subterrâneo.
Um lugar escuro, onde não existe variedades de animais e plantas.
Além disso, todo o futuro de uma pessoa é determinado pela sua genética. No entanto, algumas pessoas estão começando a questionar essa regra, o que vai gerar um grande conflito com a ordem vigente naquele lugar.
A história tem como protagonista Carolina, uma garota destemida, que enfrenta os desafios que vão surgindo em sua vida com foco e determinação. É uma personagem na fase adolescente e como todas, tem seus momentos difíceis, toma algumas decisões que se arrepende, mas tudo isso a torna ainda mais verossímil.

É uma leitura bastante fluida e agradável. Você consegue ler bem rapidinho. Além disso, a escrita da Anne Becker é muito boa, ela consegue desenvolver narrativas muito envolventes.

O livro traz reflexões muito pertinentes. Apesar de a história se passar em um futuro distante, vale ressaltar que essa distopia tem início com a destruição do nosso planeta. Dito isto, cabe aqui refletir sobre como estamos cuidando do lugar onde vivemos. Preservar o nosso planeta é preservar a nossa vida.

Subterrâneo Ascensão uma trama envolvente deixando o leitor cada vez mais fascinado em descobrir os mistérios que envolvem os líderes dessa sociedade.
A autora já confirmou uma continuação dessa história e eu estou bem ansiosa para conhecer o desfecho dessa distopia.

site: https://www.instagram.com/literaturapresente/

Larissa.@estantedalari22 12/02/2022

ME SIGA NO INSTAGRAM @estantedalari22 ?
{RESENHA ? | SUBTERRÂNEO: ASCENÇÃO}

??Se alguém não buscar pela mudança, por melhorar o mundo, se todos fizermos sempre as mesmas coisas, sem questionar, o mundo não evolui.?

~Imagina se você tivesse que viver no subterrâneo, sem nunca poder ver a luz do sol?

Este é o cenário desta distopia, uma obra nacional que eu ouvi pelo @tocalivros, narrado por Paola Monari com duração de 6h46min.

Aqui neste primeiro livro vamos acompanhar Carolina, uma adolescente que sonha em conhecer o mundo lá fora e as estrelas. Carolina vive no subterrâneo assim como todos os humanos, pois a superfície da terra está envenenada e já não há como sobreviver por lá. E esta nova sociedade é totalmente utilitarista onde seus genes decidem a profissão que você deve seguir (o que me fez lembrar um pouco do filme GATTACA) , e qualquer doença que você tenha ou acidente que  venha causar alguma incapacidade sobre você, lhe condena a uma subida terrível à Plataforma, que irá lhe sentenciar a morte indo para a superfície.

E é quando a mãe de Carolina sofre um terrível acidente e é condenada à superfície que a garota vê sua vida mudar completamente. Lidando com o luto, Carolina descobre juntamente de seu irmão e alguns amigos próximos que o blecaute que acarretou o acidente de sua mãe pode ter sido forjado, e que aquela comunidade em que vive não é tão justa e correta como aparenta ser.

E é com essa premissa que vamos embarcar neste mundo distópico! Com uma narrativa excelente, o áudiobook nos insere em um mundo cheio de segredos, conflitos internos de uma sociedade e revelações surpreendentes! Apesar de sentir falta muitas vezes de um pouco de emoção em algumas cenas, o livro não deixou de ser interessante, ele faz uma crítica muito bem construída sobre nossa própria sociedade e governo.

??Quando um governo nasce, ao mesmo tempo aparece uma oposição. Historicamente é assim. ?

Também gostei muito dos personagens bem construídos e marcantes, o que instiga muito a aprofundar na leitura. Fiquei encantada com o mundo que a autora criou, e o desfecho incrível que nos deixou um gancho excelente para o próximo volume me deixou super curiosa para continuar acompanhando essa história!

?Conheciam o livro ? Vocês gostam de ler distopias?

@dnihbook 29/12/2021

Distopia intrigante
Esse livro traz uma distopia que se passa em um cenário apocalíptico onde o ar se tornou venenoso para a respiração, forçando as pessoas a se afastarem da superfície terrestre.

Com essa nova realidade a sociedade precisou criar novas regras e normas para a boa convivência e funcionamento da estrutura longe da superfície .

Foi aí que criaram o sistema de determinação genética de aptidões onde seus papéis, nessa nova sociedade, eram ditados pelos seus genes. Ou seja, se você não tem bons genes você não é nada, não é útil nessa sociedade, sendo condenadas a plataforma, essa que imaginei muito parecida com o filme poço na Netflix .

?O destino, às vezes, era cruel e injusto, mas era algo que não se podia controlar, então o melhor era aceitá-lo e adaptar-se a ele.?

Sempre que existe uma sociedade com um governo opressor existe uma resistência por trás , e a autora conseguiu criar esse cenário com maestria ! Amei cada segundo da leitura, pois é uma leitura fluida, fácil de se entender e surpreendente .

?É isso que eu quero, um mundo onde todos tenham chances, em que as informações sejam transparentes e que não haja castigos e punições sem motivos verdadeiros.?

ebyelly 23/12/2021

esse livro é realmente surreal.
conforme você vai lendo o livro dá para criar várias teorias diferentes, e eu não vou mentir, eu AMO livros que a todo momento você se surpreende e vai criando mais teorias.

a autora do livro realmente acertou em cheio com esse livro, e essa história é simplesmente perfeita.

você se apega a cada personagem e tem ódio de vários ao mesmo tempo, o final é realmente inesperado.

recomendo muito esse livro para quem gosta de distopia e suspense.
Anne 23/12/2021minha estante
Obrigada! Feliz que vc gostou! ???

Anne 23/12/2021minha estante
Obrigada! Feliz que vc gostou! ???

Thamires.Sobral 20/12/2021

Subterrâneo: Ascensão
Em “Subterrâneo: Ascensão” veremos que a vida na superfície da Terra ficou inabitável e como solução, foi a construção de uma grande cidade subterrânea, que é dividida por níveis. Os níveis são determinados de acordo com o DNA, onde a genética determina onde morar, profissões que terão, logo quanto maior a profundidade do nível, mais pobre e distante das decisões do governo a pessoa está.

Logo nos primeiros capítulos acontece um apagão, consequência de um experimento em andamento, que irá deixar algumas pessoas feridas, entre elas a mãe de Carolina e Douglas.

Até mesmo uma sociedade no subterrâneo, guarda muitos segredos e regras, e para manter a ordem, caso seja necessário, você poderá ser enviado a Plataforma, para morrer.

Carol terá que lidar com morte da mãe e com as descobertas que fará sobre a sociedade que vive.

Gente o que foi subterrâneo: Ascensão, “vixe atrás de eita”, plot twist um atrás do outro, traições, grandes emoções que nos surpreendem a cada virada de página, foi meu primeiro contato com a escrita da Anne, e estou encantada, essa é uma narrativa fluida, que te prende do início ao final.

Para finalizar, quero deixar aqui minha recomendação de leitura, principalmente para você gosta de livros de distopia, com um enredo eletrizante, de fazer você se viciar desde o primeiro capitulo, essa é uma dica mais que recomendada.
Obrigada!!! ?????????

Rodorush 19/12/2021

Salada de séries
Uma mistura de Rain com Black Mirror com Convergente Divergente... Gramática precisa de bastante melhoria... Final previsível mas interesante por abrir a possibilidade de continuação.

Lídia 12/12/2021

Intrigante
Você conseguiria viver no Subterrâneo, sem nunca ver a luz do sol? 😱

Esse é o cenário da minha última leitura, “Subterrâneo: Ascensão”, primeiro livro de uma série distópica.

“Não fazia sentido falar em dia ou noite. O que eles viviam eram noites sem fim.”

Nesse primeiro volume acompanhamos Carolina, uma adolescente que sonha em conhecer as estrelas, uma vez que mora em uma comunidade subterrânea desde que a superfície terrestre virou sinônimo de morte há várias gerações. E em uma sociedade totalmente utilitarista onde seus genes determinam que profissão você deve seguir, qualquer doença que lhe impeça de contribuir é penalizada com a subida na terrível Plataforma.

E é assim que a jovem vê sua vida mudar quando, depois de um grave acidente, sua mãe é condenada à superfície. Só que enquanto lida com o luto, Carolina descobre, junto de seu irmão e amigos, que o blecaute que causou o acidente pode não ter sido por acaso, e que a sociedade em que vivem não é tão justa quanto aparenta.

“Quando um governo nasce, ao mesmo tempo aparece uma oposição. Historicamente é assim.”

Mesmo sentindo falta, em alguns momentos, de que a emoção dos personagens e seus conflitos internos fossem mais aprofundados, a narrativa objetiva e fluida me fez devorar um capítulo atrás do outro. É interessante ver como essa sociedade subterrânea funciona, além de acompanhar o amadurecimento da Carol enquanto ela tenta liderar uma rebelião - ao mesmo tempo em que se vê dividida entre dois amores.

“É isso que eu quero, um mundo onde todos tenham chances, em que as informações sejam transparentes e que não haja castigos e punições sem motivos verdadeiros.”

Curti bastante a leitura e agora estou curiosíssima pra saber o que vem depois daquele desfecho! Para quem ficou curioso também, o livro se encontra à venda na Amazon em formato físico e digital (https://amzn.to/3GrAso6).

site: https://www.instagram.com/p/CXRGurFruKj/

Amanda.Contiero 11/12/2021

Subterrâneo
Uma distopia graciosa, repleta de críticas interessantes. Personagens bem construídos que despertam o interesse do leitor em cada reviravolta. Movimentação e fluidez se destacam. Adorei a ficção e ambivalências irônicas contrapostas a elementos da realidade. Criativa! Perspicaz!!! Senti falta de aprofundamento em algumas pontas da história, mas sigo apostando na sequência do enredo para compensação dos mesmos. De modo geral, recomendo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5