Meu anjo da guarda tem medo do escuro

Meu anjo da guarda tem medo do escuro Charles Simic

Resenhas - Meu anjo da guarda tem medo do escuro

Carla Verçoza 16/03/2021

Gostei do olhar do autor sobre o cotidiano e a guerra.

Alguns recortes:

"As páginas que eu virava soavam como asas.
?A alma é um pássaro?, disse ele uma vez.
No meu livro cheio de figuras
Uma batalha rugia: lanças e espadas
Formavam uma espécie de floresta fria
Com meu coração cravado e sangrando em seus galhos."

----

"Preocupados Anônimos

Somos uma seita apocalíptica
Com adeptos que chegam a milhões.
A garçonete que sai para um cigarro rápido
E o cachorro amarrado à porta do banco,
Não precisamos de crachás para nos reconhecer.

Internos de prisões, hospitais e hospícios invisíveis,
É chegada a estação de vagas premonições,
Pensamentos tempestuosos, espirais de pânico.
Ontem algum sortudo ganhou na loteria
Uma senhora morreu atingida por um tijolo.

O modo como o casal de velhinhos enlaça as mãos ?
Talvez recém-saídos de um elevador
Onde ficaram presos por horas,
Gratos pelo alívio, antes que uma nova preocupação
Se aproxime para escurecer seu dia."

Adriana Scarpin 20/01/2021

Já conhecia Simic de alguns livros seus lidos no idioma original, embora bons não tenho muita afinidade com o poeta, mas essa pequena edição da Todavia é bem boa, é bilíngue e tem um posfácio bem suculento do tradutor, apesar de achar também que o número de páginas poderia ser maior para comportar mais poemas, já que me pareceram poucos se comparados à extensão total do livro.

Giovana 25/04/2021

Gostei do livro mas não acho que ele retrata tão bem o autor. Gostaria de ler mais coisas dele para conhecer mais, achei muito pouco.

Netow 23/01/2021

Charles Simic não é fácil
Definitivamente este livro de poemas escolhidos não é pra qualquer um... São poemas com um olhar bem subjetivo, que paramos para ler e reler várias vezes pra tentar entende-lôs... Os textos de apoio que vem no livro nos ajuda bastante a compreender a mente do Simic e são essenciais para complementar a experiência.

@emedepaula 27/03/2021

Incrível, queria mais.
Com uma estética que evidencia o impacto dos horrores da guerra e revela sua condição de sobrevivente a esse cenário de escombros, a poesia de Simic empresta aos olhos imagens perturbadoras. Um olhar que varre a cidade depois do espetáculo cotidiano encenado à exaustão.

Apoiado por um substancial posfácio, rico em informações e escrito pelo também tradutor Ricardo Rizzo, a publicação convida o leitor a conhecer a “seita apocalíptica”, de rostos conhecidos mas nem sempre lembrados.

Primeira publicação de Charles Simic no Brasil, ‘Meu anjo da guarda..’ só peca pela brevidade. Fica a vontade de aprofundar-se na obra do autor. Com essa apresentação aos leitores brasileiros, espero que mais livros dele cheguem por aqui.

Elizabeth 10/08/2022

Meu anjo da guarda tem medo do escuro
Conheci um autor novo e gostei bastante, talvez leia mais alguma obra dele. Escolhi esse livro ao acaso e me surpreendi.

Bruna 30/06/2023

Meu Anjo da Guarda Tem Medo do Escuro
Gostei bastante da maioria dos poemas... embora pra mim seja mais difícil me conectar a livros assim.
O final, com uma pequena análise da vida e obra do autor, me agradou bastante!