O Pequeno Príncipe Preto

Rodrigo França

Resenhas - O Pequeno Príncipe Preto

Jão 20/05/2024

O pequeno príncipe preto
O livro é bom e tem uma mensagem ótima sobre aceitação da cor e as características de uma pessoa negra, porém senti falta dos outros planetas, praticamente foi tudo fundido no rei e apesar de não afetar a história,eu gosto desse conceito de ele viajar de um planeta para o outro para conhecer diferentes pessoas,mas enfim,eu também não gostei muito de ele não fazer amizade com a raposa, simplesmente ignorando a mensagem que a raposa passa desde a obra original além disso quando ela fala que ele é igual a qualquer outro menino,ela está se referindo a ser a mesma espécie,se for ver a obra original, até rosas tem cores diferentes e o que na verdade a raposa quer passar é que podem existir milhares de meninos ou rosas mas o que você cativou é único para você e nenhum será igual e sim,eu entendo o que quis dizer,ele é diferente de outros meninos,sim,ele é único,mas se ele cativasse a raposa,ele seria especial e único à ela,mas já que não o fez,para ela,ele não passa de mais um menino qualquer,enfim,o que eu quero dizer, é que eu entendi a mensagem porém ela ofusca totalmente a mensagem da raposa.

Jess 13/05/2024

Assim como a obra original, é uma leitura para todas as idades. Uma narrativa leve e de muita representatividade, indispensável para a desconstrução tão urgente em relação aos aspectos raciais.
Além disso, as ilustrações são maravilhosas!

Mayara819 10/05/2024

Esse livro é uma das coisas mais lindas que eu já li em toda a minha vida, reconto de o pequeno príncipe mas com o peso da cultura dos nossos povos originários!

Jessica1248 08/05/2024

O pequeno príncipe preto
Essa foi a minha segunda leitura do dia, mais uma obra da literatura infantil.

Nesse livro vamos conhecer o pequeno príncipe negro e a sua única amiga, a árvore baobá.

O príncipe acaba fazendo unas viagens pelo mundo e descobre o quanto o ser humano pode ser mal educado como também existe pessoas com um coração enorme.

Eu amei ler o livro, principalmente por abordar o tema da representatividade negra e por ser de um autor nacional que eu ainda não conhecia.

O livro é ótimo para se trabalhar várias temáticas na escola com crianças maiores no ensino fundamental.

annyotak 03/05/2024

Gostei do livro,bem curtinho e fácil de ler.
O livro fala sobre temas importantes de maneira fácil de entender.

Sarah 02/05/2024

UBUNTU
Que lindo, cara!!! Eu não dava nada pra esse livro, mas me tocou muito (inclusive, me identifiquei). Muito bom, recomendoo!!

tufão 01/05/2024

Deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas. 32 páginas de muitos ensinamentos e que podem gerar inúmeras reflexões. Estou encantado por essa leitura!

gfwinxs 26/04/2024

O pequeno, mas também grande, príncipe.
Retrata exatamente o que é proposto. Tem ilustrações maravilhosas, e uma escrita ótima. Num mundo de fantasia, é trazido alguns pontos importantes da vida, tudo no ponto de vista de um pequeno príncipe.

Júlio César 25/04/2024

Sobre ancestralidade e memória.
Meus alunos e eu apreciamos juntos a leitura compartilhada deste livro em sala de aula.

A comparação com a obra de Antoine de Saint-Exupèry foi inevitável, pois alguns estudantes já tinham lido a obra "O Pequeno Príncipe" anteriormente.

Essa leitura foi efetuada na plataforma LeiaSP, com o exemplar digital disponível na plataforma.

Muitos alunos jovens, para minha surpresa, relataram que prefeririam ler o exemplar físico.

O que mais gostaram foi conhecer sua própria ancestralidade a partir do livro, as características físicas do Pequeno Príncipe Preto e o significado de UBUNTU, palavra de origem africana, da língua Zulu, que significa "humanidade" ou "sou o que sou pelo que nós somos.

É uma filosofia que valoriza a compreensão, a solidariedade, a compaixão e a harmonia entre os seres humanos.

bels_isa14 25/04/2024

O Pequeno Príncipe Preto...
Confesso que não queria ler esse livro por que quem mandou eu ler ele foi minha professora de pi1 da escola, e pq eu pensei também que ia ser só uma cópia completamente descarada do livro original.

mas eu realmente amei muito alguns assuntos retratados, além de que as ilustrações são simplesmente perfeitas!

livro necessário, maravilhoso e faz você ter um deja vu, mas só se você leu a versão original ?

Luan.NietzsChe 25/04/2024

"UBUNTU significa ?nós por nós?!"
Este livro, é preciso que seja lido para uma criança. Ele traz reflexões e pensamentos que são fáceis de uma cabeça pueril entender, claro, com a ajuda de um adulto. E, além de fáceis, são extremamente necessárias, pois conscientizam as crianças, não só pretas, como de qualquer cor; mas, com certeza, tem um maior impacto para com as crianças pretas que crescem numa sociedade que as diminuem por suas características físicas, como o nariz, boca e cabelo.

"Tem gente que fala que existe um lápis 'cor de pele'. Como assim? A pele pode ter tantos tons?"

Ademais, fala sobre ancestralidade, sobre cultura negra e uma filosofia lindíssima, lindíssima, um pensamento que admiro imensamente e tenho orgulho de ter vindo de mentes negras, assim como outras diversas sabedorias: Ubuntu. Que nos ensina a andar de mãos dadas, tomar decisões juntos e a todo custo ajudar uns aos outros sempre. Pois, "eu sou porque nós somos!"

"Lá aquele povo precisaria de milhares de sementes, de milhares de Baobás. Precisaria de UBUNTU."
Sara.Goncalves 25/04/2024minha estante
ameii

Luan.NietzsChe 25/04/2024minha estante

milygds 22/04/2024

A história é uma gracinha e bem rapidinha de ler.
O livro é muito bom para as crianças entenderem que apesar das diferenças entre cada um, todos somos lindos.

Nicoly.Reis 15/04/2024

Breve comentário sobre o livro
As ilustrações são verdadeiramente incríveis e a adaptação do livro alcançaram as expectativas. Contudo, por se tratar de um livro infantil talvez fosse mais interessante o uso de palavras menos rebuscadas.

Gaby.Ferrari 14/04/2024

Maravilhoso!
Li com os alunos do terceiro ano e comparamos a obra original. Foi muito significativo pois eles conseguiram se identificar na história, conseguiram até mesmo desenvolver narrativas a partir dos conceitos aprendidos por meio dela. Foi maravilhoso, recomendo!

Gaby.Ferrari 14/04/2024

Lindo!
Já havia trabalhado a versão maior com os alunos do terceiro ano e eles amaram. Essa versão li com minha irmãzinha que particularmente adorou, achou o pequeno príncipe preto com cara de batatinha.
A narrativa tem um jeito tão acolhedor que vc se sente abraçada pelo livro.
Tenho mil coisas a mais pra falar de tanto que amei, porém por hora é isso rs.