Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

cissamff 15/04/2024

Mudou minha vida, sem comparação e simplesmente perfeito.
Eu sinceramente não levei a serio quando falaram que: os seus 20 e poucos anos não serão os mesmos depois que ler tudo sobre o amor. E agora depois de ler tudo e reler (porque sim, eu re-li) eu digo com propriedade, Os meus 20 e poucos anos tomaram um novo sentido.

Bibi Carneiro 15/04/2024

Eu acredito que tem livros que marcam temporadas da nossa vida, e este livro marca o início da minha. Eu sempre amei o tema amor, como artista eu acho o amor o tema mais interessante de todos, e como bruxa sempre me questiono sobre o amor e a amorosidade, sobre os limites entre amor próprio e narcisismo, sobre o amor em uma sociedade de desamor, e os temas trazidos pela autora complementam alguns pensamentos e amadurecem o tema para mim, ela também traz respostas e sugestões sobre como podemos viver uma ética amorosa.
Recomendo muito a leitura!

triz 14/04/2024

"Livro de cabeceira"
A primeira coisa que me chamou atenção para o livro foi a ousadia do título: "Tudo sobre o amor", não só porque falar "tudo sobre algo" é um desafio e tanto, mas porque pensar sobre o amor sempre me pareceu complicado demais, algo impossível de se tirar conclusões.

Felizmente, logo nas primeiras páginas, minha inquietação foi respondida. Bell hooks escreve de uma maneira simples, fácil de ser compreendida, e explora o temática amorosa com maestria. Após alguns capítulos, entendi que minha hesitação em "falar de amor" não era algo individual, mas coletivo. O fruto de uma sociedade que fala o tempo todo de "amor", mas raramente se dispõe a realmente discutir sobre o tema.

É claro que alguns capítulos conversaram mais comigo e com o momento que estou vivendo do que outros. Porém, ainda sim, considero essa obra um "livro de cabeceira", ótimo para ser relido com reflexões que valem a pena uma revisita. Indicaria esse livro para quase todas as pessoas, mas especialmente para aquelas que eu amo.

Mariana 14/04/2024

Gostei
Achei legal os capítulos, e a bell hooks é uma escritora que fala com muita propriedade dos temas.
Já tinha lido um livro dela sobre feminismo e foi legal ver também escrevendo sobre o amor.

Verô 14/04/2024

AM??R
É um livro para pensar e repensar! Ele te coloca em reflexão sobre o que é amor; como amar verdadeiramente a partir disso; como perceber que se é amado; entre tantas outras possibilidades dentro do tema. É um livro que pode ser complicado, uma vez que o amor traz consigo a vastidão (e o fato de que, ainda, não fomos capazes de significá-lo). Inclusive, essa premissa de que o amor não tem um significado fixo é quase o motivo pelo qual o amor é retratado como tudo ou nada... essa falta de ponto zero, entre tantas outras variáveis, nos atrapalham a alcançar o amor verdadeiro.

Amei alguns capítulos, gostei de outros e teve alguns também que eu claramente poderia ter passado pelo livro sem ler, porque achei meio sem sentido (?) - mas talvez daqui um tempo eu tenha outra perspectiva partindo da bagagem que trago comigo. Recomendo a leitura para todos que queiram gastar um tempo fritando a mente sobre o tema amor.

suzy 13/04/2024

E enfim terminei. Talvez eu tenha me projetado até demais na leitura e me identificado com diversas partes que bell hooks traz, mas eu acho que é esse o propósito dela: te colocar em evidência diante do amor. Não só isso, mas o livro é um convite claro e explícito para escolher derrubar os muros de nossa resistência de dar e receber amor.

Amor esse que não se encontra apenas no amor romântico, mas no que engloba aquilo que nos é familiar, social, político e próprio.

?Amar é um ato de vontade ? isto é, tanto uma intenção quanto uma ação. A vontade também implica escolha. Nós não temos de amar. Escolhemos amar?.

Talvez eu não saiba exatamente tudo sobre o amor, mas fico feliz que agora sei mais um pouquinho.

Kayzita 12/04/2024

Eu não entendia o amor até ler esse livro
Com ele aprendi que ?amar alguém não é apenas um sentimento forte: é uma decisão, um julgamento, uma promessa. Se o amor fosse apenas um sentimento não haveria base para a promessa de amar um ao outro para sempre. O sentimento vem e pode ir-se?.
A bell é arte ?

Valentina.Basso 10/04/2024

Traz algumas boas reflexões, mas os últimos capítulos são um tanto quanto cansativos.

entendo que ela fala através de uma perspectiva e vivências individuais, mas por muitas vezes não se encaixarem nada com as minhas, acabei perdendo o engajamento com a leitura e precisei dar uma emperrada para finalizar.

de qualquer forma, é possível tirar alguns insights importantes :)

Maria 10/04/2024

Hooks nos guia através das complexidades do amor em todas as suas formas. Ela não apenas desvenda os mitos românticos, mas também nos leva a uma jornada interior para entender o amor próprio e as conexões genuínas com os outros. Com sua escrita acessível e cheia de insights, Bell Hooks não apenas nos ensina sobre o amor, mas nos mostra como viver amorosamente, com compaixão e autenticidade. É um livro que vai além de dicas e conselhos, é um convite para uma transformação pessoal e uma compreensão mais profunda do que realmente importa na vida: o amor.
E não há sabedoria nesse mundo que ela não possa ensinar em suas obras!

Irina.Alfonso 10/04/2024

Tudo sobre o Amor
Que leitura fantástica! Esse livro é um ensaio que busca refletir e definir sobre o que é o amor. A autora defende o amor como verbo, não como um sentimento, um substantivo. Como uma escolha de construção. Foi uma experiência incrível

Camila Serrati 10/04/2024

Incrível!
Se você já leu a bíblia, vai se surpreender: tive a impressão de que muita coisa foi parafraseada e tirada de lá. Ao memso tempo, bell hooks coloca autores e pesquisadores importantes tratando do assunto. A escritora nos faz pensar sobre nossa própria história, sobre nossos atos diários e o futuro. Amei, ao passo que penso que o que ela propõe parece muito utópico diante da sociedade capitalista neoliberal.
Ler bell hooks é sempre um grande incômodo necessário!

lolla 09/04/2024

? mais um finalizado ?
Bell hooks eh uma gênia. eu não consigo descrever como esse livro mexeu comigo do início ao fim.
fazia tempo que eu não demorava tanto pra ler um livro, mas esse mexe tanto com você, com suas feridas e suas dores que você se sente em uma sessão de terapia e as vezes quer fugir hahahahah
mas um livro extremamente bom, muito bem escrito e que definitivamente me ensinou muito! obrigada, bell hooks.

Manu 06/04/2024

(Como não fiz a resenha desse antes?)

"Nunca podemos voltar. Sei disso agora. Podemos seguir em frente. Podemos encontrar o amor pelo qual nosso coração anseia, mas não antes de nos desapegarmos do luto em relação ao amor perdido a tanto tempo, quando não tínhamos voz para expressar os desejos do nosso coração "
Sensível e marcante bell hooks traz diversas nuances de motivos pelos quais nos afastamos do caminho do amor, sociais, históricos, familiares na forma de uma conversa com uma amiga mais experiente também traz conselhos e percepções que alcançou ao longo da vida.

Maycão Douglinhas 05/04/2024

Tutorial de como amar
Esse livro começou tão bem... abriu minha mente para muitos aspectos e confirmou muitos raciocínios que tive nos últimos meses.
Mas, os capítulos finais, envolvendo espiritualidade foram muito entediantes. Entendo a presença deles, mas é um assunto que não me apetece.
Às vezes me sentia no meio do sermão de um padre.

lia 05/04/2024

Livro de cabeceira.... reli alguns capítulos desde que terminei a primeira leitura, virou indispensável, leiam!