Contos Clássicos de Fantasma

Contos Clássicos de Fantasma Alexander M. da Silva...

Resenhas - Contos Clássicos de Fantasma

Marcela 28/11/2022

Entre Espectros e Aparições
Uma coletânea primorosa de contos de fantasmas! Com belíssima introdução do Professor Alexander Meireles sobre o tema, abordando desde as origens desse ser na memória da humanidade até os dias atuais. Ao todo são 29 contos, sendo 9 da literatura brasileira. Um livro imperdível para os amantes do gótico e curiosos por aparições.
Melhores contos (minha opinião):

? O causo de Thorsteinn, o Tremedor ( Anônimo islandês do séc XIII)
? O rapto (Johann Karl August Musäus)
? O conclave de cadáveres ( Anônimo inglês do séc. XIX)
?O papel de parede amarelo ( Charlotte Perkins Gilman)
? O riquixá fantasma (Rudyard Kipling)
? Toque de Pesadelo (Lafcadio Hearn)
? As ruínas da Glória ( Fagundes Varela)
? A cadeira (Veiga Miranda)
? Os três círios do Triângulo da Morte (Moacir de Abreu)

Destaque também para "Toque o apito e virei ao seu encontro, rapaz" e "Corações perdidos" de M.R. James e "O fantasma da boneca" de F. Marion Crawford

Você já leu essa coletânea? Me conte aqui seus contos favoritos.

Almeida 31/03/2022

Esse livro me despertou algo muito curioso: a maioria dos contos que mais gostei são da literatura brasileira! O que eu não esperava! Que cuidado e critério dos nossos autores ao explorar o sobrenatural! Primoroso

Camila 16/12/2021

Excelente coletânea de contos, com uma introdução de Alexander Meireles que trouxe uma breve exegese das histórias de fantasmas.
Faço menção que o livro traz contos que raramente figuram nas coletâneas do mercado editorial brasileiro, por exemplo, " a esquina feliz", " toque o apito e virei ao seu encontro rapaz", "o rapto" "os três círios do triângulo da morte" ( extraído de um raríssimo exemplar do bibliófilo Claudio Giordano).
Dentre os títulos os seguintes foram os que mais gostei.
"Conclave dos cadáveres", "O rapto" "história de Landulfo de Ferrara", "Kerfol", "O fantasma da boneca", " A casa do juiz", " toque o apito e virei ao seu encontro rapaz", " As ruínas da Glória", " Os três círios do triângulo da morte".
E tornaram-se meus contos favoritos "O papel de parede amarelo" e "riquixá fantasma", ambos podem ser histórias de fantasmas e de loucura.

Ruan.Oliveira 28/08/2021

Uma antologia digna do tema
Fotinha + resenhas no insta @ruanway

Casas assombradas, fantasmas de crianças, almas de grandes amores perdidos, cães sobrenaturais... difícil categorizar as diferentes nuances que encontrei nesse livro. Foi a minha primeira aventura literária com tema centrado em fantasmas e fui surpreendido em cada um dos contos.

Preciso destacar A casa do Juiz (Bram Stoker), Estrada Enluarada (Ambrose Bierce) e Fantasma Perdido (Mary Eleanor W. F.) que me fizeram pausar para absorver os acontecimentos antes de seguir para os demais, uma antologia de contos que mexeram comigo, de forma profunda e nem sempre positiva, mas que não foram rasos em nenhum momento, cada um com sua particularidade. Histórias de amor, de terror, de pesar imensurável, de loucura, dentre tantas outras.

Também nesse livro pude ter meu primeiro contato com literatura brasileira antiga, outro ponto que preciso mencionar, Jacinto (Bruno Seabra) e Os Três Círios do Triangulo da Morte (Moacir de Abreu) me fizeram querer buscar ainda mais autores entre os clássicos do nosso país.

É difícil resumir, encarei essa leitura de forma lenta, lendo um ou dois contos por dia, pois queria consumir cada autor de forma precisa e com atenção, absorvendo todos os sentidos magníficos por traz de cada obra e, é justamente dessa forma que aconselho para que quem adquira esse volume o faça.

Leandro 2112 20/08/2021

Ótima coletânea e sem contar o acabamento gráfico e editorial sensacional. Os contos misturam de tudo um pouco. Senti que ao entrar nos contos nacionais, a qualidade caiu um pouco em relação aos anteriores, mas nada que venha comprometer o livro. Editora Ex Machina e Sebo Clepsidra estão de parabéns.

Fabio Di Pietro 01/05/2021

Que coleção e que edição!
Para todos que gostam de histórias fantásticas e do tema do sobrenatural fantasmagórico, essa edição é indispensável.
Encontramos contos com as aparições clássicas de Fantasmas, mas também objetos possuídos (até mesmo uma poltrona), bem como contos onde o psicológico é a chave de entrada ao sobrenatural.
Antes de cada conto, há um breve comentário sobre o autor e sua obra, contextualizando o conto que segue.
Recomendo demais! Mais uma edição exemplar da Sebo Clepsidra e Ex-Machina

Karla 24/04/2021

Resenha Contos Clássicos de Fantasma
?O medo em relação aos fantasmas encontra sua explicação na angústia ancestral e perene do ser humano sobre as dúvidas que cercam sua finitude. O que acontece conosco depois da morte? Para onde vamos? Essa questão tem capturado a imaginação de pensadores e artistas desde o início dos tempos. Rejeitados pela doutrina cristã como criaturas sobrenaturais que habitam nossa realidade ameaçando a existência dos vivos, os fantasmas retornaram ao lugar primordial dos seres fantásticos: a imaginação humana. Esta antologia abrange séculos de histórias de fantasmas, apresentando um vasto panorama de uma das entidades mais sombrias e temidas pelo homem. Caro leitor, recoste-se em sua poltrona e prepare-se para uma viagem fantasmagórica ao mundo dos espíritos.?

Contos Clássicos de Fantasma é uma coletânea organizada pelo Sebo Clepsidra e pela Ex Machina, financiada pelo Catarse. Trata-se de uma antologia com 29 contos de autores estrangeiros e brasileiros, com uma verdadeira aula na introdução do professor Alexander Meireles da Silva, especialista em Literatura Fantástica, criador do canal @fantasticursos.

Capa dura, fitilho, folhas amarelas e uma pequena contextualização sobre o autor antes de cada conto são detalhes que me conquistaram!

Alguns contos foram releituras, como ?A casa do juiz?, de Bram Stoker, e ?Ligeia?, de Edgar Allan Poe. Uma novidade interessante para mim foi a leitura do conto de Le Fanu, o ?Relato de alguns incidentes estranhos...?, autor que eu só conhecia pela leitura de ?Carmilla?. Foi por meio desse livro que finalmente conheci o maravilhoso conto ?O papel de parede amarelo?, da Charlotte Perkins Gilman. O desfecho é arrepiante! Enquanto houver patriarcado, esse conto será relevante. Enfim, são vários contos interessantes e que abordam a figura fantasmagórica de maneira diferente.

E aí, os fantasmas existem?

#bookstagram #books #book #booklover #livros #livro #horror #terror #gothic #gothicbook #goth #gothicbooks #livrosdeterror #livrodeterror #catarse #contosclássicosdefantasma #gótico #fantasmas #literaturagótica

Gárgula 22/02/2021

Contos Clássicos de Fantasmas
Uma coletânea mestra
Assim que o financiamento coletivo de Contos Clássicos de Fantasmas foi ao ar, já sabíamos que este livro seria uma referência. Se não a melhor, certamente é uma das melhores coletâneas atualmente no Brasil.

Organizada por Alexander Meireles e Bruno Costa e traduzida por Marta Chiarelli, a obra é uma publicação conjunta das Editoras Sebo Clepsidra e Ex Machina. Com edição de luxo, é um livro para ser inegavelmente degustado e vale adquiri-lo para seu acervo particular, devido à qualidade do material contido nas páginas.

O fantasma e sua história
Sem dúvida a apresentação de Alexander Meireles coloca luz na história deste ser mítico que atravessa o tempo. Lenda para alguns, verdade para outros, os espíritos permeiam a realidade, não apenas em crenças, mas também em peças folclóricas ou literárias desde sempre.

Alexander leva o leitor por uma viagem temporal mostrando as várias facetas dos fantasmas. Um texto importante não só por situar o leitor, assim como mostrá-lo como este personagem é muito recorrente na literatura.

Os contos fantasmagóricos
A coletânea reúne vinte e nove histórias, das quais nove são nacionais, sendo as demais estrangeiras. Assim, ela se inicia com um relato romano, seguindo até os idos do século XX.

Dentre as estrangeiras vou comentar abaixo as histórias que mais gostei de ler.

O Rapto, de Johann Karl August Musaus
Um conto de 1786 onde os fantasmas são apenas um tempero, aliás, diria até mesmo cômico. Os encontros e desencontros da vida são o mote e vale ser lido.

A história de Landulfo de Ferrara, de Jan Potoki
Um pequeno conto onde um insulto garante a volta dos mortos. Sinistro, apesar de ser realmente muito curto.

A casa do juiz, de Bram Stoker
Uma atmosfera terrível, onde um espírito maligno se mantém com vontade de ferro. Uma leitura muito poderosa, realmente. Que conto maravilhoso!

Ligeia, de Edgar Allan Poe
Decerto um dos contos mais aterradores do autor que trata do um fantasma de uma falecida esposa. A descrição de suas aparições são simplesmente geniais. O final é, sem dúvida, arrebatador.

O fantasma da boneca, de F. Marion Crawford
Este conto é incrível. Só para ilustrar, sua atmosfera vai remeter os leitores mais velhos às lembranças de antigos Hospitais de Boneca, estabelecimentos que hoje são verdadeiras raridades. Além disso, a tensão que é criada, por conseqüência deixa o leitor sentindo o mesmo receio do médico. Certamente maravilhoso em todos os sentidos.

O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman
Estupefato. Perplexo. Reflexivo.

Em conclusão é impossível terminar este conto sem estar assim. Por conseqüência foi tão marcante que corri e comprei um livro de contos dela (leia nossa resenha aqui, assinada por nossa editora Camile Queiroz). Certamente está entre os melhores da coletânea!

Toque de pesadelo, de Lafcadio Hearn
O tamanho deste pequeno relato contrasta com sua profundidade. Um verdadeiro tratado sobre a experiência infantil de dormir sozinha tendo assim o medo da escuridão que a circunda como objeto de análise. Muito bom!

Toque o apito e virei ao seu encontro, rapaz, de M. R. James
Este conto começa bem devagar, mas depois da metade já ganha intensidade, chegando ao final de forma bem tensa. Uma história que vale ser lida exatamente por este escalar entre a normalidade e o fantástico. Certamente é bem interessante!

Contos brasileiros
No último terço do livro, na sessão O Fantasma na Literatura Brasileira, reúnem-se os contos de fantasmas escritos por escritores compatriotas. Uma seleção incrível da qual deixo abaixo os meus favoritos.

Jacinto (Conto Fantástico), de Bruno Seabra
Um conto divertido, publicado em 1861, onde um cético tenta a toda prova acreditar no além. O enredo é rico em citações, como por exemplo a Ann Radcliffe. Excelente pegada unindo o horror ao jeito descolado de nossa literatura.

As ruínas da Glória (Conto Fantástico), de Fagundes Varela
Um encontro terrível em um lugar escuro e estranho leva um homem além do medo. Sua alma adoece e, mesmo com tudo o que está ao alcance da medicina, seu destino está marcado. O final, contudo, nos leva a entender como o autor é um mestre contista e precisa ser mais lido e conhecido. Inegavelmente uma das pérolas da coleção.

O impenitente, de Aluísio Azevedo
Admirável como um conto tão curtinho pode ser incrível e cheio de nuances. A crítica ao clero e sua hipocrisia vem através do além, quando ele mostra ao frei sua covardia. Um dos melhores contos do livro na minha opinião.

Confirmação, de Gonzaga Duque
Eu não conhecia Gonzaga Duque. Foi maravilhoso poder me encontrar com um conto simples e fantástico, literalmente. Certamente notaremos a influência de Edgar Allan Poe, conforme os organizadores nos contam. Excelente e pretendo achar mais contos dele.

Os Três Círios do Triângulo da Morte, de Moacir de Abreu
Poucas vezes me vi tão preso a um conto como este. Que relato de um ritual! Que descrição! Lovecraft deve estar envergonhado de nunca ter feito qualquer menção próxima e, mesmo Poe com suas paixões, talvez não tenha imaginado tamanha coragem ao tentar algo tão arriscado por amor. Incrível em todos os sentidos! Também não conhecia Moacir de Abreu.

A sombra, de Coelho Neto
Incrível reler um conto tão poderoso, com uma narrativa tão forte. A culpa, que atormenta o culpado do além, leva-o à confissão. No entanto, não sem antes o autor traçar um relato preciso do motivo de seu crime: o ciúme. Inegavelmente é maravilhoso ler Coelho Neto.

Considerações finais
Em resumo, percebo como as coletâneas são importantes. Elas nos apresentam autores que de outra forma não iríamos ler ou mesmo conhecer. Esta apresentação de tantos nomes certamente abre espaço e cria interesse no leitor. O repertório nacional que vemos aqui não deixa nada a desejar, assim como é excepcional.

Some a isso a qualidade de duas editoras célebres, Sebo Clepsidra e Ex Machina, pelo trabalho de divulgação de uma literatura antes conhecida apenas pela Academia. Por último, não podemos esquecer os dois organizadores, Alexander Meireles e Bruno Costa, que trazem uma bagagem incrível como podemos perceber na obra, através de suas escolhas. Parabéns a tradutora pelo belíssimo trabalho.

Sim, precisamos de mais livros deste naipe para aumentarmos nosso repertório literário. Espero que gostem tanto quanto eu.

Tenha uma leitura fantasmagórica!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/02/16/contos-classicos-de-fantasmas/

Bruno Oliveira 07/02/2021

UMA ANTOLOGIA FORA DA CURVA
Um livro que reúne um apanhado curioso, pouco comum e pouco conhecido de contos de fantasmas dos mais variados tipos, das mais variadas épocas e dos mais variados autores e autoras. Destaque para os contos A casa do juiz, de Bram Stoker, que é, de longe, o melhor conto que você encontrará no recheio do livro e para O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman, que usa o fantasma, o sobrenatural, o estranho, para denunciar, discutir a condição feminina da sua época. Há também, no livro, contos de autores brasileiros pouco conhecidos e/ou esquecidos que ganham atenção e menção merecidas. Os textos e notas críticas de seus organizadores ajudam o leitor desavisado, ou curioso, a entender melhor a importância de cada autor, autora aqui ressuscitados! Ótima antologia.