SHIKASTA

SHIKASTA Doris Lessing

Resenhas - Shikasta

Luisa 29/01/2023

Fascinante!
Neste livro, Doris descreve a história do planeta Terra (Rohanda e depois Shikasta) como uma colônia de Canopus, através de relatórios de emissários enviados em diversos momentos diferentes. Os tempos narrados vão desde os primórdios, milhões de anos atrás, desde a época dos dinossauros, e passa dos dias atuais. Com pontos de vista interessantíssimos, filosofa sobre a degenaração do planeta de uma perspectiva interplanetária. Não tem nada de ET's nem super poderes, é pura piração filosófica, quântica, espiritual. É um livro denso, tem que estar inspirado pra ler e refletir!
Bluemmy 29/01/2023minha estante
Que demaaais! Onde vc achou o livro? Não consigo achar em português ?

Luisa 29/01/2023minha estante
Comprei anos atrás, em um sebo.

SuSu 30/01/2010

Para quem gosta, como eu, de fição cientifica misturada com filosofia, Shikasta, o primeiro livro da pentalogia, é fantástico. É uma mistura de espiritualismo com fição e reflexão existemcial. Li os cinco e gostei de todos. Doris Lessing, depis de Asimov, chegou a ser minha autora favorita.
Isabella 04/10/2020minha estante
Nossa, estou muito impressionada com as resenhas dessa série, sou fã de scifi e mesmo pesquisando muito sobre o gênero nunca havia ouvido falar dessa escritora, e ela até ganhou o prêmio nobel!

Aribra 08/04/2009

Canopus Em Argos Arquivos (Volume 1)
Pentalogia denominada pela própria escritora de Ficção Espacial, porém muitos insistem em chamar de ficção cientifica. Esta obra faz uma analogia fantástica da história do desenvolvimento de um cosmos envolvendo Canopus, Sirius e Puttiora. No centro de tudo está um planeta chamado inicialmente Rohanda, significando a grande promessa. Após um desastre cósmico, há um desalinhamento das coordenadas que uniam este planeta a Canopus e Sirius, aliados na colonização, deixando o planeta a mercê de Puttiora e seu planeta maldito Shammat, o criminoso. Assim, o planeta passa a se chamar Shikasta, a ferida, a magoada. Esta obra é a preferida da autora e reflete todo seu Sufismo adquirido de Idries Shah.

Shikasta

O primeiro livro é uma autobiografia de um dos principais enviados de Canopus à Shikasta JoHor. Conta a história de Shikasta desde os primórdios até o século XX. Qualquer semelhança com a história da Terra não terá sido mera coincidência. É um livro sarcástico, irônico e até cruel com os seres humanos.

CisoS 01/02/2009

Ficção "Cósmica" de primeira
Uma história alternativa sobre a humanidade. O texto é denso, difícil, mas a leitura é extremamente recompensadora.

Filosofia, política e religião estão entre os temas discutidos enquanto o tempo passa dos primórdios do planeta até a época atual e Shikasta recebe as influências dos 3 impérios interplanetários que a disputam.

Só este livro já justificaria o Nobel que a autora recebeu em 2007.