Soccernomics

Soccernomics Simon Kuper...

Resenhas - Soccernomics

Felipe.Romani 22/01/2024

Tem uns capítulos que eu achei muito bons, mostra bastidores do futebol, histórias que ilustram o que acontece no futebol. Traz diversas regressões(análises de dados) sobre o futebol para tirar conclusões. É um livro muito bom

Lori 31/03/2011

Eu sou uma pessoa de Humanas, não simplesmente por que gosto, sim minha negação de interesse ou compreensão em algo de Exatas. Logo quando um livro propõe trabalhar sobre a economia, eu provavelmente escolherei outro, o que causa o interesse são duas palavras: futebol e leigos (em economia). E é isso que parece tão interessante em Soccernomics, o fato de juntas assuntos que normalmente as pessoas só saberiam realizar sobre o salário de um jogador e quanto o preço do ingresso é abusivo. Saber trazer esse assunto para pessoas que se interessam pelo mundo futebolístico, porém não querem complexas teorias e contas, somada a uma escritura interessante foi o grande feito dos autores. Eles conseguiram fazer perguntas pontuais e curiosas que fazem o leitor perceber que embora nunca tenham se perguntado sobre aquilo, agora quer a resposta o mais rápido possível.

Perguntas como a relação entre futebol e suicídio, por que o Brasil e a Alemanha são grandes no futebol ou por que os países querem sediar a Copa do Mundo são algumas das que transpassam o livro. É importante apontar que o livro não somente se prende aos dois assuntos, se utiliza de outras teorias para basear suas idéias. Por exemplo, a teoria social sobre agrupamento de pessoas e desenvolvimento científico europeu ou a teoria sobre relações sociais e as cidades industriais. Jogando um pouco para o meu lado, quando se falou de estudos humanísticos foram as melhores partes do livro. Podemos voltar depois dessa grande parcialidade, o livro não se limita a especialidade deles, por que o importante é falar sobre futebol e as complexidades que o envolvem. Se havia dúvidas sobre o encantador e estranho mundo do futebol, esse livro afirma que há muito mais do que você gostaria de acreditar.

Futebol nunca foi sobre vinte dois homens correndo atrás de uma bola para jogarem em uma rede, não é somente negócios como também não é somente sobre paixão. A magia (não sei outra palavra) do futebol é única, isso vinde de uma fanática por um time de futebol, mas que também acha que o melhor esporte é basquete. O poder social e financeiro dos esportes não conhecer similares, ou você conhece outro lugar onde é normal diversas pessoas receberem milhões por mês e outros acharem normal? E o maior exemplo do poder do esporte e suas capacidades é o futebol, já que outros que atraem importância são esportes predominantemente americanos. Mas futebol não é brasileiro ou inglês, é paixão mundial. É o único lugar onde milhares de pessoas gritam e choram juntas, se abraçam como amigos de infância. E não é como em um show de rock que acontece (com sorte) a cada dois anos, é a cada semana um turbilhão de emoção. O futebol se transformou em uma das maiores demonstrações nacionais (talvez por ser onde haja uma demonstração para fora de sua fronteira), onde pessoas que não ligam para futebol ou nacionalismo ficam na frente da televisão e cantam o hino nacional.

Talvez seja por isso que ninguém questiona a outra faceta do esporte, o negócio. Como avaliar se tal jogador merece milhares? Não são gols ou títulos, o que importa é o quanto a torcida grita o seu nome. Por que a importância no futebol é subjetiva, onde uma pessoa que faz um carrinho depois de cruzar todo o campo para jogar a bola para lateral pode valer tanto quanto aquele que dá belos passes no meio de campo. É o lugar onde o grito é o normal, e a quietude é abominada. Nesse lugar cifras não representam o mesmo valor que fora do estádio, ou títulos de melhor não representam mais torcida ou orgulho. Talvez o trabalho dos autores seja explicar detalhes desse mundo único, sem nunca desconsiderar a paixão que é intrínseca ou compreende-lo somente como objeto de estudo morto. Por que não há nada como estar em um estádio lotado e cantar que nunca o abandonará e saber que é uma das poucas verdades de sua vida.

- - - - - - - - - - - - - - -

www.depoisdaultimapagina.wordpress.com