Desenvolvimento Ágil Limpo

Desenvolvimento Ágil Limpo Robert C. Martin

Resenhas - Desenvolvimento Ágil Limpo

prinsycho 27/02/2024

O que de fato é ser ágil
Esse livro é incrível, os primeiros capítulos, principalmente o primeiro, foram sensacionais. Tio Bob traz sua visão e seus esclarecimentos sobre agilidade.

Traz muitas técnicas voltadas para programa como: TDD, Integração Contínua, Programação em Dupla, Design Simples, os princípios SOLID, Código Limpo e Refatoração.

Além da programação fala bastante do que o ágil está se tornando hoje em dia, como isso contraria os primórdios do manifesto ágil e como isso tem gerado conflitos entre gestão e time de desenvolvimento.

Segue trechos do livro:

?Algumas pessoas acham que a agilidade é sobre fazer as coisas rapidamente. Mas não é. Nunca se tratou de fazer as coisas rapidamente. A metodologia ágil é saber, o mais cedo possível, o quanto estamos ferrados

?O importante são os dados. Antes de mais nada, o desenvolvimento ágil é uma abordagem orientada a feedback. Sem os dados, o projeto não pode ser gerenciado.?

Ggarro 29/12/2023

Agilidade em sua origem e não a visão deturpada que temos
A agilidade de verdade em sua origem e ideação e não as visões estranhas que nasceram como safe e etc, deveria ser uma leitura mandatório para todo agilista

Beto 10/04/2023

Sobre o livro
Mais um do uncle bob, neste ele fala sobre os raizes do movimento agil contando um poucos de historias a fim de explicar e contextualizar quais eram os objetivos originais do movimento agil.

Como sempre uncle bob não tem papas na língua. Ele defende que para ser ágil, é preciso escrever código limpo e fácil de entender, que possa ser facilmente modificado e mantido. E, claro, ele mostra como fazer isso de maneira prática e aplicável.

Na primeira parte do livro ele já começa com a apresentação do conceito de "clean code". Explica como isso se relaciona com a metodologia ágil e como os valores fundamentais do Manifesto Ágil precisam ser aplicados.

A segunda parte é a melhor, na minha opinião. Uncle Bob conta várias histórias e exemplos de sua experiência como consultor e desenvolvedor de software. Algumas já até contadas em outros livros. Ele usa essas histórias para mostrar como as práticas ágeis podem ser aplicadas em diferentes contextos e como elas podem resolver diferentes tipos de problemas. Fora que as historias que ele compartilha são algumas das histórias mais engraçadas e malucas que já vi. Garantia de boas risadas.

Por fim, na terceira parte, Uncle Bob apresenta uma série de técnicas e práticas específicas que as equipes de desenvolvimento podem usar para escrever código limpo e implementar práticas ágeis de forma eficaz. Ele cobre tópicos como testes automatizados, integração contínua, programação em pares e revisões de código.

Pra variar outro bom livro indispensável para quem quer trabalhar com desenvolvimento de software de forma ágil, prática e divertida. Mostra que é possível aplicar as práticas ágeis de forma simples e sem enrolação, e ainda nos diverte com histórias incríveis do mundo do desenvolvimento de software. Vale muito a pena a leitura!

Victor 19/02/2023

Recomendo a todos do mundo digital
O Uncle Bob (como é apelidado o autor) relembra o início do manifesto ágil, vai comentando a sua importância e ainda exemplifica com histórias de sua vida sobre problemas que podem acontecer ao se implantar a metodóloga ágil.

Apesar de ser focado para o pessoal de computação. Acredito que muito área do mundo digital poderiam se beneficiar pela nova abordagem que são feitas as iterações e entregas de produtos e serviços.

Em relação ao livro, apesar de técnico, ele traz muito exemplo e foi divertido de ler. Pra mim ele trouxe uma reflexão sobre os fundamentos do manifesto ágil. O que me abriu muito a mente em relação de eu podia agir em empresas que se chamavam ?ágeis?.

Pra aqueles que querem aprender mais sobre os métodos ágeis. É mais que recomendado

Thiago Rios 24/12/2022

Sensacional!
Esse com certeza é um dos melhores livros técnicos que já li. Adoro a forma como Uncle Bob trata os assuntos técnicos. A linguagem é fluída, simples e a compreensão dos temas é facilitada pois o autor sempre busca correlacionar os conceitos técnicos contando histórias da sua experiência como desenvolvedor. Para quem é da área, é impossível não se identificar com as situações.

jdelisiario 26/08/2022

Desenvolvimento ágil limpo
Acredito que este seja meu terceiro livro técnico. Ainda não li tanto como eu deveria, mas esse é o meu preferido até agora.

Uncle Bob, que é como o autor é conhecido, traz uma abordagem do que ele lembra sobre a montagem do Manifesto Ágil.

Além disso, ele fala sobre algumas técnicas de desenvolvimento de software e outras metodologias para tocar esse desenvolvimento.

Saio com um dever de casa de itens para estudar mais.

Indico para todos os desenvolvedores!

#leituraTerapia

Leandro.Lopes 25/08/2022

Recomendo, ótimo livro!
Foi bastante interressante ler sobre como o ágil nasceu e ainda da visão de quem participou da criação.
Diferente do autor que não é muito fã do Scrum, eu gosto da forma que ele funciona, permitindo que não seja utilizado somente para desenvolvimento de software.
Durante o livro é mencionado sobre algumas técnicas e ferramentas utilizadas durante os projetos, além de dicas e conceitos não técnicas muito valiosos.

Victoria.Bispo 16/04/2022

Um dos melhores do tio Martin
Eu comecei a lidar com o Scrum no novo projeto que entrei na empresa e esse livro me ajudou muito a entender o porquê e como trabalhar com os métodos ágeis.

Carol 28/12/2021

Neste livro somos convidados a voltar na origem do ágil, entender seu cerne e colocá-lo em prática da melhor forma possível. O livro é muito bom e pode ser lido rapidamente. Claro, conciso e com informações relevantes.