PACHINKO

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

gisellyyy 01/06/2024

Leitura sensível e devastadora
Este livro me fez pensar ainda mais sobre duas coisas que estavam presentes em meus pensamentos, mas não tão profundamente até então. Primeiro, sobre os sofrimentos que mulheres carregam por gerações, como se a dor fosse hereditária, porque ela meio que é, principalmente em tempos difíceis. Parece que realmente nosso destino é fazer sacrifício atrás de sacrifício. Eu sempre penso muito sobre mulheres no geral, e sobre as mulheres da minha família, sobre minhas avós, tias, mãe. Bate uma angústia, e eu não sei explicar. Essa leitura só me fez pensar ainda mais nelas.

E segundo, sobre como é a vida em épocas de guerra e o estrago que fica depois, que parece irreversível. Ler essa história, que mostra só algumas partes da realidade violenta, me fez refletir muito tanto sobre o que aconteceu entre esses países quanto o que tem acontecido no mundo atual. É tanto sofrimento sendo financiado desde sempre, é tanta gente morrendo, e pelo quê? Isso tudo é tão injusto que não consigo evitar me sentir desesperada.

Esse livro acabou comigo em tantas camadas, foi como uma avalanche de emoções. Fiquei muito abalada com várias coisas que os personagens sofreram e fizeram por consequência de viverem em um país que os maltratava simplesmente por existirem. Não vou conseguir esquecer essa história.

isayu 13/05/2024

Pachinko: uma realidade comovente
Pachinko possui uma escrita fluída, simples e que faz com que o leitor se sinta parte da realidade mostrada no livro.
Ao ler o livro, me senti como se vivesse aquela história junto com os personagens. Me emocionei como se estivesse no lugar da protagonista, e ver a história desde a 1ª geração (Sunja, protagonista), até a 3ª geração (neto da Sunja), foi emocionante.
Ao longo da trajetória, é perceptível a mudança da vida da protagonista, desde a chegada ao Japão até o final da história, e como as crises afetaram a população num geral, mas principalmente os coreanos residentes no Japão pós período-colonial japonês.
Pachinko é um livro que eu recomendo a todos, mas principalmente àqueles que se interessam por história, cultura coreana, e que desejam se emocionar com uma história real e comovente.

Jessica 05/05/2024

Cinco gerações em um livro
Foi o meu primeiro livro com esse estilo de escrita. Uma escrita rápida, com encerramentos dramáticos e personagens que atravessaram gerações.

A narrativa é espontânea
e vem através de pontos de vista de praticamente todos os personagens.

Esse livro poderia sim ter sido escrito em duologia ou até uma trilogia, e não perderíamos o interesse. Na verdade, as histórias e muitos dos personagens mereciam mais atenção.

Não estou apontando defeitos na obra, talvez eu é quem não esteja acostumada com uma leitura tão dinâmica.

Mas independente da rapidez em que as coisas acontecem, foi muito bem escrito. Dá-se para entender as emoções e o entorno dos acontecimentos sem dificuldades.

Livro sensacional.

Leiam com carinho, pois ele merece cada segundo de nossa total atenção.

Mais que recomendo a leitura. Poderia ser obrigatória. ;)

Manu 05/05/2024

Uma história de sobrevivência.

Pachinko foi uma das melhores leituras que fiz esse ano. Um livro com uma temática diferente, nos mostra as culturas coreana e japonesa, ao nos apresentar a história de uma família ao longo dos anos. Uma história de resiliência, compaixão e amor.

A narrativa se passa entre grandes acontecimentos marcantes da história mundial: a segunda guerra mundial e a diáspora coreana. Apesar de não ser o foco principal o relato dos marcos históricos, é muito interessante a leitura com uma nova perspectiva, de quem morava na Coreia/Japão na época. Mas o ponto de destaque é a sobrevivência da família de Sunja, suas dificuldades e luta para sustentar sua família e sobreviver com tantos desafios. Sua coragem e dedicação nos emocionam, e extrapolam para sua família em uma narrativa linda.

É um livro com uma escrita fluida que, apesar de abordar temas sérios e complexos - como a xenofobia, desigualdade, fé e luto - faz isso de forma extremamente sensível, leve e única. Não vai ser um livro com um plot twist arrematador, mas sim aquela leitura aconchegante que você quer apreciar cada palavra escrita.

Nota: 4,4 / 5

marih_ 25/04/2024

Tão simples quanto a vida real?
Esse livro é avassalador. Uma leitura necessária para todos. Desde o começo, me senti dentro das páginas, como se fosse uma moradora local que observava os vizinhos. A imersão é absurdamente incrível e importante para a história, pois adiciona camadas de personalidade em cada um dos personagens que você não conheceria apenas por suas palavras.

Foi uma montanha-russa de emoções a cada capítulo, mas nunca perdendo a vontade de ler mais um. A trama é contada de uma forma única, como se não tivesse acesso à todas as informações. Em minha interpretação, é como se estivesse ouvindo a história de uma pessoa mais velha, em que alguns detalhes foram roubados pelo tempo, mas que são eventos importantes o suficiente para serem lembrados para sempre.

É o tipo de livro que te faz se perguntar ?Por que eu não li antes? É maravilhoso?? mas que, ao mesmo tempo, te faz pensar ?tenho que ler mais vezes, uma só não foi o suficiente??

Haack1 02/04/2024

Acompanhar as reviravoltas de uma vida inteira foi emocionante. O drama das consequências das ações das personagens que repercutem durante gerações e de como isso tudo interage com o contexto historico e social precário dos coreanos no Japão. Ver como tudo foge do controle das personagens e mesmo assim entender perfeitamente as ações de todas elas oferece uma humanidade e verossimilhança impecável. Tudo isso trouxe uma profundidade gigante para a leitura. Absolutamente perfeito!!!

Ari 31/03/2024

Perfeito
Pachinko é o tipo de livro que todas as pessoas deveriam, essa obra deveria integrar nas leituras mais básicas, pois seu conteúdo é extremamente essencial para tudo.
eu amei e com certeza indico.

kindle0 28/03/2024

Pachinko
Um dos melhores livros que eu já li na vida.
Maravilhoso, bem escrito, os personagens são bem elaborados, envolventes. Mesmo sendo um livro grande, passa muito rápido e no final eu queria mais.
Nota mil para a autora, me fez sentir por completo o livro e as histórias, cada capítulo é uma lágrima.
O livro conta a história de sunja, seus filhos e netos, começando pela Coreia e terminando no Japão, e enfrentando a segunda guerra mundial.
Como algumas escolhas diferentes dos personagens poderia ter mudado tudo.

Perfeito!

Ana Val 23/03/2024

Perfeito
Livros que contam uma trajetória através de gerações sempre me pegam.. Pachinko é uma dessas obras que quem não gostou simplesmente não entendeu ou não tem sensibilidade para compreender. Um livro extremamente profundo na construção das relações, mesmo que às vezes consiga atingir isso de maneira breve. Consegue te manter interessado e cativado pelos personagens, pelo avanço do tempo e das diferenças geracionais. O grande conteúdo histórico é de impressionar, de fato dá para notar que foi um livro escrito em anos de pesquisa. As histórias são genuínas, não parecem inventadas. A autora foi muito bem sucedida no retrato das injustiças e das minúcias que existem na vida do povo coreano que imigrou para o Japão, e de seus descendentes. Verdadeiro, comovente, livro 5 estrelas para recomendar em toda ocasião.

MelDestez 14/03/2024

O livro me fez perceber que precisamos aproveitar os bons momentos com aqueles que amamos, que a vida não é nem um pouco justa mas que nem tudo que dá errado é exatamente ruim. A vida tem muitas consequências, viver é sofrer, mas também é amar e ser amado.

Lizandra.Mirelle 07/03/2024

As escolhas e suas consequências
Posso dizer que esse é o meu primeiro livro de ambientado no Japão que li e fiquei maravilhada com a escrita. Autora consegue fazer o leitor se ambientada na história e imaginar o japão pelas descrições do seu livro.
Essa história é sobre uma familia e suas gerações, onde inicia na Coréia do Sul e termina no Japão. Onde através dos anos vamos vendo o desenvolver das gerações e os enlaçes que eles passam durante sua vida, principalmente durante a segunda guerra mundial.
Essa história me lembrou muito uma série americana chamada This Is Us, onde você acompanha a vida dessa familia e todos os acontecimentos que os acercam.
Várias das reviravoltas me pegaram de jeito e mexeram demais com as minhas emoções. Gostei demais de todos dos personagens e forma como foram retratada suas vidas, trás aquela sensação de está lendo algo real mesmo sendo uma ficção.
Leitura excelente, gostei demais.
GustavoDC 09/03/2024minha estante
Adoro esse livro. Eu o coloco entre os meus top 5 favoritos.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 09/03/2024minha estante
Parabéns pela leitura amiga eu tbm adorei esse livro

Lizandra.Mirelle 09/03/2024minha estante
Eu amei esse livro, ficará na top dos que mais gostei de ler esse ano

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 10/03/2024minha estante
Na minha lista eu favoritei tbm amiga só que esse livro eu li ano passado e tbm adorei

valentina 04/02/2024

Me emocionei muito com esse livro. É uma história sobre como acontecimentos políticos de grande escala afetam a vida de cidadãos comuns, e é também uma história sobre família e identidade.

O livro nos faz refletir sobre como nossa história começa antes de nós mesmos, com o caminho que outras pessoas fizeram para que tivéssemos oportunidades e mínima qualidade de vida, é sobre respeitar o que veio antes, ao mesmo tempo em que valoriza os conflitos internos e externos vividos pelas novas gerações.

Mesmo vivendo uma realidade bastante diferente dos personagens, me senti parte da família, torcendo pelo sucesso de minha mãe e irmãos, e também me identificando com algumas dificuldades e sentimentos que marcam suas vidas.

Minha maior crítica não vai para a história em si, mas para a falta de um glossário na edição. O livro ter diversos temros em coreano e japonês, alguns que podem ser compreendidos pelo contexto, mas outros não, e muitos fazem referência a conceitos políticos importantes para entender as situações enfrentadas pelos personagens.

Midian Damazio 31/01/2024

Muito bom!
Leitura prazerosa e rica em detalhes, foi muito interessante saber sobre tudo que foi abordado, o período, a cultura.. Me apeguei a várias personagens e as histórias deles, o que me deixou curioso sobre o que aconteceu com eles após alguns acontecimentos.

Gabms 31/01/2024

Impactante
"Pachinko" conta a história de quatro gerações de uma família coreana em meio ao contexto da colonização japonesa no território coreano e da Segunda Guerra Mundial.

Sunja é uma menina humilde e trabalhadora que ajuda sua mãe, Yangjin, a cuidar da pousada da família após o falecimento do pai. Ao conhecer o misterioso e poderoso HanSu, Sunja se apaixona e acaba engravidando. A partir daí, a vida de Sunja passa por diversas mudanças e reviravoltas.

A história é envolvente, bem desenvolvida e bastante intensa, marcada por várias reviravoltas que surpreendem o leitor. Por diversas vezes me vi boquiaberta após finalizar certos capítulos.

"Pachinko" é incrível e despensa comentários. Sem dúvidas é um dos melhores livros que li em 2024, e até mesmo na vida!

1 | 2 | 3 | 4