Fundação e Império

Resenhas - Fundação e império

1 | 2 | 3 | 4

Anny Targino 08/04/2024

Achei o primeiro melhor
A leitura é bem mais lenta que a primeiro livro, demorei bastante, porém da metade em diante o livro vai ganhando um enredo que consegue prender a minha atenção e inclusive já consigo me ligar a alguns personagens.

O desfecho do livro é surpreendente e já te faz querer ir logo para o terceiro livro para ver como será o desenrolar da história.

O mais legal desse livro é que ele foge das previsões de Seldon e a forma como os personagens se sentem perdidos, justamente por estarem vivendo na certeza de que nada poderia tirar a Fundação do Poder.

Só não vou dar 5 estrelas por conta do início mais monótono.

francisbins 20/03/2024

Ritmo favorável
Seguindo a história da fundação, a escrita de Isaac continua muito envolvente com o ritmo característico dele com várias pausas em momentos críticos, saltos de tempo sem necessidade de explicar o que ocorreu entre os eventos. Achei a primeira história meio sem sentido, mas a segunda fica bem mais coerente, a reviravolta já era anunciada e foi ficando casa vez mais evidente o "mistério" mas mesmo assim foi muito bem feita. Aqui o enfoque do autor é questionar qual papel do indivíduo frente ao "grande plano", existe algo que pode desviar o curso da história para fora das mãos invisiveis do "criador da fundação"?

Anne 02/03/2024

Uma pedra no meio do caminho, chamado Mulo.
Essa leitura foi uma surpresa. Começou fraca, quase fiquei entediada e no do meio para o fim a coisa desenrolou. O clímax da história é nas últimas páginas e acaba com uma surpresa daquelas. Além disso, a última página deixa uma ideia no ar, como que uma frase pela metade. Não consegui pegar outro livro para ler se não a continuação da história, mesmo meus planos sendo outros.

Em comparação com o livro anterior, esse é mais focado, não muda de personagem toda hora. Assim podemos nos profundar mais em suas histórias e personalidades.
Não tem tanta crítica à sociedade, mas o desenrolar da trama é misterioso e então, no final, tudo passa a fazer sentido quando as peças se encaixam.

No último livro estranhei a ausência de personagens femininas. O autor construiu um mundo inteiramente masculino. Bem, preferia que ele tivesse continuado dessa forma, teria sido menos perturbador do que entender a visão que, nos anos 50, ele tinha das mulheres. Chega a ser cômico.

O livro no geral é ótimo, uma excelente leitura e incrivelmente inteligente. As páginas passam que nem sentimos.
Por isso e pela importância da obra, recomendaria a todos os amantes da literatura.
Fabio 04/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Anne!
Parabéns!
Eu li os três primeiros, e dei uma empacada kkk
Pretendo ler todos, só preciso criar coragem kkkk

Anne 04/03/2024minha estante
Obrigada, Fábio!
Te digo que nem precisa de tanta coragem assim uma vez que a leitura começa, viu? O que parece entediante acaba valendo a pena, e as páginas são tão curtinhas que é muito rápido passar de um capítulo para o outro. Eu te encorajo a concluir!

Cafe_Fili 06/12/2023

Excelente continuação
Achei o segundo livro um pouco mais difícil de engrenar. Ainda assim, o personagem do mulo é muito interessante e o final é impressionante.

Chelsea.Archer 30/09/2023

Asimov sendo Asimov
Oi genteeeeeee
Lá venho eu com mais uma leitura incrível do Asimov. Agora foi a vez de Fundação e Império, dando seguimento à essa aventura iniciada por Hari Seldon.

O livro é uma aventura atrás da outra, bem no estilo Guerra nas Estrelas e tem até um Han (que não é o Solo).

Novamente a Fundação se vê ameaçada e o antagonista dessa vez é o misterioso Mulo, que está conquistando diversos planetas de forma inusitada.

Toran, Baita e Mus formam um trio improvável que vai tentar descobrir uma forma de salvar a Fundacao e os mundos dos Comerciantes do inimigo.

E essa aventura é muito legal! Reviravoltas em cima de reviravoltas, e o final sempre alucinante como só o Asimov consegue bolar.

É inacreditável como a cada livro a gente fica mais encantado com a escrita dele. Agora só faltam mais 3 para fecharmos a leitura coletiva com chave de ouro. O que será que ainda vem por aí?

William LGZ 05/09/2023

O perigo aumentou
Neste livro, Asimov aprimora sua saga ao trazer uma problemática que, diferente de todas as outras do primeiro livro e do início daqui, não foi realmente prevista pelos cálculos de Hari Sheldon e depois de estarmos tão acostumados com todos os problemas se resolvendo quase que sozinhos, aqui ficamos realmente tensos com a progressão da narrativa pois não sabemos o que pode acontecer.

Embora a primeira parte da obra tenha sido para mim bem monótona, sem que eu conseguisse me relacionar com nenhum personagem dela, a segunda, que começa a partir do segundo terço do enredo e é a descrita pela sinopse, já capturou toda minha atenção e foi muito instigante do início ao fim. Sua conclusão, além disso, é simplesmente espetacular.

Como um todo ele é realmente acima da média e é uma sequência muito válida de "A Fundação", com algo inclusive que pode o tornar muito mais atrativo que o primeiro que é a existência de um vilão marcante, contudo como sua primeira parte não me agradou de verdade não pude dar 5 estrelas. Em todo o caso, ainda continua uma história sensacional e eu recomendo fortemente sua leitura caso já tenha visto o anterior.
Anny Targino 31/03/2024minha estante
Senti o mesmo! Achei a primeira parte bem monótona, foi uma evolução lenta, mas do meio pro fim ficou muito bom! Gostei do final, surpreendeu

Sara 18/08/2023

Fundação e Império
Achei esse livro mais lento, esse livro acabou me deixando com preguiça de ler, não é muito ruim, só que os elementos que antes me deixavam intrigada, me fizeram não gostar tanto do livro. O final eu não esperava, o que foi um ponto bem legal.

Lucca 28/06/2023

Finalizado o segundo livro da Trilogia Fundação
Confesso que gostei muito desse livro
Mesmo sendo uma pegada mais de perseguição
Corrida contra o tempo por assim
O Asimov sabiamente sabe brincar com os temas que são extremamente atuais
Mesmo que o livro tenha sido escrito na década de 40/50 do século passado
O seu futurismo é sensacional
E os conflitos são extremamente bem montados
Uma história bem legal
Aumentou ainda mais a vontade de ler o terceiro e último livro da trilogia principal de Fundação
Recomendo demais esta história
Sério, todos deveriam ler
RECOMENDO
VAMOS LÁ PARA SEGUNDA FUNDAÇÃO!!!

Rodrigo1185 30/04/2023

Vários momentos o tempo salta para o futuro sem ao menos aviso, mas depois de um tempo acostuma-se. A parte que compreende "O Mulo" foi sensacional. E a segunda fundação? Quêdê?

Thais.Souza1 12/02/2023

Bom, vamos la... Confesso que até uns 75% do livro eu tinha certeza que iria dar umas 3 estrelas, tava custando entender a história, não tava me conectando por nada, mas ai esse final me surpreendeu muito, eu adorei o plot, foi aquele de mudar a expressão do rosto hahaha e me deixar curiosa pra saber o que acontecerá em seguida! Quero saber quais são os próximos passos desse Mulo.

Maria Clara 07/02/2023

Tentando formular algo que expresse o quanto amei.
QUE. LIVRO.
Ainda trazendo as relações políticas e sociais do primeiro livro, esse aqui também nos encanta com cenas mais emocionantes, muita ação e reviravoltas surpreendentes! É viciante a forma que Asimov nos apresenta a história e seus personagens, e que personagens! Fazia muito, muito tempo que eu procurava por um livro que me fizesse sentir essa conexão tão firme e genuína com os personagens novamente. Ler esse livro foi como levar um tapa MUITO BOM na cara. Estou apaixonada.

Rene Brito 23/01/2023

Uma continuação grandiosa
Como é gostoso acompanhar essa história, uma trilogia que até aqui tenho orgulho de acompanhar.

Nesse segundo livro, vamos ver o desenrolar grandioso da sequência de Fundação, aqui o perigo é maior e muito mais ameaçador do que no primeiro livro. As tramas políticas existes, mas não são o plano principal. Esse papel quem assume é o Mulo, que consegue desempenhar o papel de antagonismo muito bom.

Desenvolvimento dos personagens é sensacional e a reviravolta final é incrível (mesmo que ela seja previsível).

1 | 2 | 3 | 4