The Burning God

The Burning God R. F. Kuang

Resenhas -

mari 05/05/2024

"Morrer é fácil. Viver é muito mais difícil."
Tocar "Peter" by Taylor Swift e depois "The prophecy" by Taylor Swift, ai você tem ideia do que foi esse livro...

“Oh, but history moved in such vicious circles.”

Eu me encontrei as 2 da manhã, na mesa da minha cozinha, chorando com o final desse livro. Foi um grande caminho até esse livro final, até as decisões finais, até eles, meus queridos, estarem naquela praia. A história se repetia de novo, e dos três, um teve o final mais devastador e dois vão perseguir ele durante todo o resto do caminho, para sempre.
A R. F. Kuang fez um mundo muito muito quebrado, com personagens mais quebrados ainda e que quanto mais se tenta consertar, mais se ver que a raiz é muito mais profunda. Não existe herói nem vilão nessa historia, existe aqueles que sobrevivem e aqueles que não.
Em relação ao livro, acredito que ele enrolou muitas vezes e o que você espera acontecer, só vem nos 10% finais do livro. Poderia ser um livro mais curto e ele cumpriria a sua promessa, até melhor do que foi desenvolvido.

“She was a goddess. She was a monster. She‘d nearly destroyed this country."

Devastada estou por essa história, tão tão triste e trágica. Uma coisa, um pontinho que quero trazer e espero não ser um spoiler é que ela teve várias chances e nunca conseguiu matar ele. E sabe por que? porque ela sabia que ele iria assombrar ela, assim como o outro, ela não conseguiria viver consigo mesma se fizesse isso, seria essa é ultima gota pra ela perder completamente a sanidade. E o que mais dói é que ele também nunca iria conseguir matar ela.
Eles estavam destinados a se destruir, eles se destruíram, mas nenhum dos dois conseguiram se matar, e aquele que sempre quis morrer foi o único que sobrou e nunca vai conhecer a paz. No fim, os três, vão se tornar mais uma história trágica de Nikara, isso se eles não forem apagados do tempo.

"History repeated itself, and she was only the latest iteration of the same scene in a tapestry that had been spun long before her birth.”

“It’s not for you. It’s not a favor. It’s the cruelest thing I could do.” - Essa história foi a coisa mais cruel que a R. F. Kuang fez comigo, sempre irei pensar no que aconteceu depois e o quão trágico tudo isso foi e será....

bmeetsevil 26/04/2024

Que sofrimento
Eu amo essa saga, apesar de achar que se perdeu um pouco no último livro. 600 páginas foi um tanto desnecessário e achei que certas partes se tornaram maçantes e/ou desnecessárias pro desenvolvimento da história. gostei bastante do final, sempre acreditei que a rin estava fadada a se autodestruir nessa busca incessante por vingança e destruição

graziiiispfc 10/03/2024

Obrigada R.F. Kuang por acabar comigo. que trilogia maravilhosa a rin é a personagem principal perfeita. amei tudo. nehza, kitay, vocês são incríveis. enrolei pra terminar o último livro só porque eu não queria ter que me despedir da série. perfeito.

queijo 26/02/2024

Monas
Amei muito. me matou me destruiu horrores!!
quando eu acabei de ler eu não gostei do final, mas dps q pensei mais um cadinho eu amei. apesar de muito triste, acho que foi o final que a série precisava e entregou o desfecho perfeito. eu geralmente não sou muito fã de pontas soltas, mas gostei muito de tudo q ocorreu principalmente com a rin, a venka e o kitay. jamais relerei pois não me odeio a este ponto mas o livro eh maravilhoso recomendo muito!!!

Sofia Meneghel 21/02/2024

O único final possível
A conclusão ideal para uma trilogia maravilhosa. Por vezes arrastada e monótona, assim como tantos outros momentos da história, mas contendo uma maturidade maior do que os outros livros, ao meu ver.

O final, apesar de todos os sentimentos que este acarreta, foi, desde o princípio, o único possível.

Isabela354 29/01/2024

Finalização perfeita
So digo uma coisa, o livro foi caminhando exatamente para esse ponto desde o inicio. O final da jornada corresponde perfeitamente com tudo que a protagonista foi construindo ao longo da saga.

julianii 08/01/2024

Esse foi o que eu menos gostei da trilogia. ainda que seja bem escrito, em diversos momentos alterna entre arrastado demais ou corrido demais, como esse final... a quantidade de eventos enfiados nos 15% finais, honestamente acho que poderia ser mais bem feito. o final em si, mesmo q eu tenha tido uma interpretação que justifica, não gostei de como se desenrolou. os personagens sempre têm muitas ações que os deixa em uma balança moral e às vezes nem sei oq pensar sobre kkkkkk no geral, ainda acho uma trilogia que vale a pena.

Isabel204 30/07/2023

É o livro mais fraco da trilogia, não tem como negar. Foi bem maçante em algumas partes por causa de toda a política envolvida e bem chato de ler, mas não tinha como fugir disso.

Isabelle 25/06/2023

Achei o pior da trilogia, não gostei de como a autora trabalhou o final, achei corrido pra caramba e pouco desenvolvido comparado com o resto da série

Naiana 27/05/2023

Merece seu tempo e dedicação
Faz uns meses que comecei e terminei esse trilogia, e é incrível como consigo relacionar vários aspectos da minha vida, da vida dos que me rodeiam e do que estudo com esses livros. Eles tem um lugar especial no meu coração, por quebrar minhas expectativas e as vezes mostrar o quão duro o mundo é. A história vai ficando cada vez mais profunda e jogando no lixo cada uma das suas teorias e expectativas. Vais aprendendo como a Rin aprende, com muita dor e tapa na cara. Mas é bom, é muito bom devo dizer. Chorei no fim e entendo que ele faz todo sentido.

Cris 17/05/2023

?Mesmo os pequenos incêndios machucam as pessoas qnão deveri
?É incrível, o poder da guerra psicológica. E tudo o que é preciso é um par de bombas.?

?Mas como ela e Rin descobriram, as batalhas eram fáceis. Destruir foi fácil. A parte difícil foram as consequências.?

O final emocionante da trilogia The Poppy War, a aclamada e premiada fantasia épica de RF Kuang que combina a história da China do século XX com um mundo emocionante de deuses e monstros, com um efeito devastador e fascinante.

Depois de salvar sua nação de Nikan de invasores estrangeiros e lutar contra a malvada Imperatriz Su Daji em uma brutal guerra civil, Fang Runin foi traída por aliados e deixada para morrer.

Apesar de suas perdas, Rin não desistiu daqueles por quem ela se sacrificou tanto - as pessoas das províncias do sul e especialmente Tikany, a vila que é seu lar. Voltando às suas raízes, Rin enfrenta desafios difíceis e oportunidades inesperadas. Enquanto seus novos aliados na liderança da Coalizão do Sul são astutos e não confiáveis, Rin rapidamente percebe que o verdadeiro poder em Nikan está com os milhões de pessoas comuns que anseiam por vingança e a reverenciam como uma deusa da salvação.

Apoiada pelas massas e seu Exército do Sul, Rin usará todas as armas para derrotar a República do Dragão, os colonizadores Hesperianos e todos os que ameaçam as artes xamânicas e seus praticantes. À medida que seu poder e influência crescem, porém, ela será forte o suficiente para resistir à voz inebriante da Fênix, pedindo-lhe para queimar o mundo e tudo nele?

Mylena 15/05/2023

Tragédia pra todo lado
Essa trilogia me fisgou desde o começo, tudo foi muito bem estruturado, personagens e mundo, todos os acontecimentos da guerra sempre foram muito reais e bem escritos.
Este livro não foi o meu favorito da saga, em alguns momentos achei bem lento e um pouco repetitivo, o que prejudicou um pouco a leitura, e algumas resoluções não gostei muito, como o do trifecta e o fim da guerra civil em si.
O final pra mim foi muito condizente com toda a história que é só tragédia e tristeza. Não é um final feliz, mas achei um bom final pra saga.

Beatriz 09/04/2023

Maravilhoso.
Ter lido essa triologia mudou minha visão de o que é uma boa escrita, um sistema de magia e histórias bem construídas. O último livro entrega absolutamente tudo o que propõe e ainda te faz sentir um aperto no peito ao acabar essa leitura tão envolvente. Amo como a autora sabe desenvolver as relações e como até o final são intensas. Amo como o passado e o presente se entrelaçam, e apesar de as histórias se repetirem, você ainda pode mudar o rumo da sua.
Como Fang Runin diz: parabéns, você acabou de conhecer a verdadeira religião. E honestamente, me sinto convertida depois dessa obra prima!