Periféricos

Periféricos William Gibson

Resenhas - Periféricos

luke - among the living. 10/03/2023

Foi uma leitura... difícil. Principalmente por ter achado algumas coisas bem confusas, que me faziam reler alguns trechos mais de uma vez. Normalmente eu não reclamo disso, mas "Periféricos" me deixou frustrado, mais do que "Neuromancer", do mesmo autor.

Isso é bem chato. Acho que é um aviso de que esse autor não é pra mim.

Rodrigo 19/11/2022

Leitura interessante
Este é um livro de William Gybson, o pai do cyberpunk. Nele "encontramos" Flynne Fisher, que vive com o irmão, Burton, em uma área rural e desolada dos Estados Unidos, onde os empregos são escassos e muitos sobrevivem na clandestinidade. Ele é contratado para um trabalho onde Flynne a substitui, achando que é um jogo e onde testemunha um assassinato. A partir disto se desenvolve uma alucinante história envolvendo viagens no tempo, contínuos espaço-temporais diferentes e muitos níveis de ação. É um livro muito interessante

Michelle B. 04/02/2024

Confuso
Achei um livro confuso, não sei se só pelos termos desconhecidos inventados pelo autor e mal explicados ou pelas escrita que me confundiu muitas vezes sobre alguns acontecimentos e a menção a tantos personagens que surgem do nada.

pkonno96 07/05/2024

Incrível!
Periféricos acompanha a história de Flynne Fisher, ela vive com seu irmão Burton, em uma área rural e isolada dos Estados Unidos, onde poucos conseguem empregos, portanto muitos optam por trabalhar com impressões 3D ilegais, dr0gas, ou jogando videogames para ganhar dinheiro. É assim que Flynne acaba substituindo um dos turnos de seu irmão Burton, veterano de guerra, que estava trabalhando como segurança de um jogo virtual, e acidentalmente testemunha um homicídio, logo descobrindo que este jogo pode ser mais real do que ela pensa.

A leitura desse livro foi bem difícil no começo, parecia que eu estava lendo em um idioma que não compreendia ou que meu cérebro tinha virado geleia, por conta dos termos que foram criados pelo autor e não foram explicados ainda, e personagens e cenários que não foram apresentados. Mas isso durou pouco tempo e depois tudo valeu a pena, pois não larguei o livro por nada. Acredito que se o leitor não tem um "perfil" em específico (ou paciência, ou insistência, ou seila), não adianta insistir na leitura, inclusive depois de terminar o livro encontrei uma entrevista do próprio autor em que ele fala o seguinte: "O que mais gosto como leitor desse tipo de ficção, é ficar no escuro, confuso, juntando tudo aos poucos." - William Gibson. Então a intenção de Gibson nunca foi chegar e explicar tudo sobre o mundo de Periféricos logo de cara.

Me agradou a descrição do futuro mais distante do autor, a forma como ele explica a "Sorte Grande" é bem plausível. Não vou explicar esse termo aqui ou solto um spoiler. Mas o que posso dizer é que achei que assombra muito mais nosso presente do que muitas distopias por aí. Talvez realista seja a palavra correta? Não sei dizer, aaaaa vou calar a boca. Aliás, o conceito de viagem no tempo do autor (estou tentando falar isso sem dar spoiler mas que diacho) também foi algo que me chamou atenção e fez muito sentido para mim, é algo que ele repete muitas vezes ao longo da narrativa.

Gostei da intercalação dos capítulos no livro, deixou a leitura bem dinâmica e fluída. Os diferentes pontos de vista também são um ponto positivo. Os personagens são bem carismáticos e cativantes, mesmo sem muitas descrições, baseando-se mais em diálogos e ações. Lowbeer é um ícone, e falando nela, esse livro tem também um "pitada" de thriller policial que é uma temática que gosto bastante, mas não é o tema central.

Acho que recomendaria este livro para quem gosta da temática de viagem no tempo ou ficção científica no geral, mas que gosta de desvendar a história conforme a narrativa se desenrola. Ou se você for uma pessoa aventureira paciente e gosta de um desafio pode ir em frente também ehe. Mas enfim, gostei muito do livro e gosto muito do autor, ainda pretendo terminar de ler Neuromancer e começar a ler outras obras dele.

Erica 11/05/2024

Uma bomba
Q livro confuso, não entendi mta coisa, não me apeguei a nenhum personagem, achei todos mal desenvolvidos e mta gente que não tem nem motivo pra estar lá.
A questão da viagem no tempo e o continuum eu entendi, mas a investigação e os plots achei chatos, sem sentido e sem emoção, não gostei mto. Do nada algumas coisas se resolvem sem explicação e outras acontecem sem motivo tb, estranho.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 07/06/2024

Interessante e bem construído
Um dos aspectos que eu ao mesmo tempo amo é odeio em sci-fis é a capacidade única de se criar universos amplos e conceitos absurdos e incríveis mas, ao mesmo, desenvolver arcos mínimos que fluem para o centro de tudo mas de maneira igualmente gradual acabam no mínimo novamente.
A narrativa de Gibsom mostra controle e experiência, ele desenvolve seus conceitos gradualmente sem explicar nada de maneira gratuita. Mas isso também torna muito complexo seu texto. Talvez seu grande defeito seja a ação, ele usa mais conceitos filosóficos e tira qualquer brilho de cenas mais agressivas e rápidas.
A história é muito interessante porém bem aberta e, talvez, na falta de um tempo melhor, inacabada. A protagonista é mais uma observadora que precursora no desenvolvimento dos arcos. A maneira como o autor amplia mais é mais seu mundo entorno do simples, a visão da protagonista, é muito bem feira. Porém falta desenvolvimento emocional de muitas partes, mas é talvez acobertado pelo próprio enredo como na grande maiorias dos livros de ficção científica.
Enfim, Periféricos é ao mesmo tempo um tributo aos pilares da ficção científica, mostrando esse enredo mais limpo e cru , com um universo em uma bola de neve muito bem montada. Mas também é gratificante de se ler, pois deixa o leitor com uma boa perspectiva , mas com certeza triste por não haver algo mais.