O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Dulcinea2 08/06/2024

"minha mente é uma floresta escura, uma floresta selvagem"
Nesse romance da Marilia Arnauld, acompanhamos a história da protagonista Aglaia Negromonte, uma adolescente sensível que ama livros e histórias que não se encaixa no mundo. Vivendo com uma criatura que lhe possui e lhe rasga o peito. A sua vida desanda quando finalmente ela se depara com um segredo do pai que vai fazer questionar sobre essa vida de mentira.

Esse é um dos romances mais pesados e devastadores sobre a realidade de uma mente adolescente distorcida por a auto depreciação, por alguém que não é cuidado de maneira adequada. Aglaia é uma mente sensível, mas também obsessiva, que diante dessa coisa dentro dela (aqui personificada como pássaro) que teima em enchê-la de inveja, maldade e repugnância e levá-la aos piores atos.

O romance é muito bem construído e os personagens bem desenvolvidos. Temos um pai intelectualizado, egoísta, auto centrado e ausente e uma mãe que tenta manter a casa, os filhos e a vida em ordem enquanto negligencia seus próprios desejos. Tudo gira em torno desse homem que fascina Aglaia e é a fonte de inspiração na sua leitura do mesmo modo que é um homem cheio de defeitos. Nessa aparente família modelo, que tem ainda dois outros filhos, Aglaia cresce com único suporte emocional a avó.

Para mim, um dos melhores romances brasileiros recentes que li. Deixa você pensar em diversas questões: Ela tem uma doença mental ou ela é má? O que me impactou tanto nesse romance de Arnaud é como uma mente sensível pode ser destruída quando não é cuidada. É um retrato de como a adolescência não é essa época idílica que muitos gostam de apresentar. Só deve ser para alguém padrão que vai com a maré e não questiona cada momento da sua existência e do mundo ao redor. Apesar de questionáveis os diversos atos da protagonista, só quem não mergulhou nesse lado grotesco que temos, não sabe o que a obsessão infundada pode fazer conosco. Perfeito.

Para desgraçar a sua cabeça, vale a pena ser lido.

Crisfeh 05/06/2024

INSUPORTÁVEL
Acho que foi um dos livro que mais odiei ler, quando você tem um pingo de esperança sabe oque acontece ? MORRE
Não vou dar uma nota pior porque ele tem uma ideia interresante e acho que não é o tipo de leitura que me interesso.
As cenas e as coisas que vão acontecendo e os pensamentos da personagem trazem um sentimento péssimo, que não se resolve, só raiva, ciúme e tristeza. Esperei um final feliz que não ganhei, essa autora odeia a Aglaia e eu também, mas poder Deus dá paz pra essa menina.
Não tem nada pra se apegar no livro NADA, detestei todos os personagens TODOS.

Tomlucitor23 30/05/2024

Fui com expectativa muito alta por ser o vencedor do prêmio Kindle, mas demorei muito pra me apegar a história, infelizmente essa falta de conexão fazia eu me perder muito no início da história, só da metade pro final foi que realmente consegui ficar instigado na narrativa, apesar de ver todo problema sendo ma negligência do núcleo famíliar, e nessa falta de amor, odiei o final, entendi todas as decisões da protagonista, mesmo não concordando com elas, mas esse final, eu fiquei revoltado.

Salles 30/05/2024

Arrasador
Esse livro me destruiu. Não recomendo para quem não está mentalmente em um bom momento, porque ele é devastador. Escrita perfeita da autora.

LeonardoGS89 13/05/2024

Em ?O Pássaro Secreto?, Marilia Arnaud tece uma narrativa que é tanto um espelho quanto um labirinto, a protagonista, Aglaia, é uma figura complexa, cuja agonia e raiva são tão palpáveis que se tornam quase um personagem à parte, a leitura é uma jornada através dos sentimentos tumultuados de Aglaia, onde a empatia pelo seu sofrimento é inevitavelmente entrelaçada com o choque diante de suas ações.
Essa é uma obra que desafia o leitor a navegar pelas águas turvas da psique humana, Aglaia, a protagonista, é uma personagem cuja dor é tão visceral que quase se pode tocá-la, mas suas ações são um lembrete frio de que a dor não justifica tudo.
A chegada de uma meia-irmã na vida de Aglaia, traz todos os sentimentos que estavam presos dentro de si, é o catalisador para uma série de eventos que nos fazem questionar a natureza da vingança e da redenção.
Arnaud não poupa o leitor da complexidade de Aglaia, a narrativa oscila entre a compaixão e o desconforto, entre o entendimento e o julgamento, a autora consegue, com maestria, manter-nos presos em uma teia de emoções que é tão bela quanto perturbadora.
Recomendo.

jjyschn 29/04/2024

Nop
Honestamente se não fosse pelo
último capitulo eu daria um sólido 2,5 pra esse livro, mas infelizmente essa autora preferiu acreditar que a violência é algum tipo de ?ascensão? na existência de uma pessoa.

Raphaella.Saintclair 21/04/2024

Nossa,esse livro mexeu demais comigo,é um livro tão mais tão profundo, o livro conta a história de Aglaia da infância até adolescência, e sua relação com os pais, avó, e um rapaz de quem ela gosta.

Danny 30/03/2024

Sabe quando a gente vai fazer uma prova e fica enchendo linguiça?
Acho que foi isso que ela fez aqui. A ideia central é boa, gosto da história do título, e de como isso se mostra pra gente. Mas também acho que Aglaia merecia mais.

Enfim, ainda bem que terminei. Não leria novamente, nem indicaria.

Larissa Lorrayne 03/03/2024

Caramba
Nossa, esse livro mexe demais?

Conta a vida de uma garota desde a infância e adolescência com os pais, irmãos e avó.

Nem sei comentar o tanto que mexeu comigo esse livro. Senti todo a dor de Aglaia em cada palavra. Puts!

amanda3587 27/02/2024

Eu amo uma bom livro de mulher doida e esse aqui não deixou a desejar
?o inferno não é um lugar, eu sou o inferno ?

madujorge 18/02/2024

Você tem estômago forte?
Eu definitivamente não tenho, por isso, não leria novamente esse livro. A autora não poupa nos cenários, nos diálogos (externos e internos) e muito menos nos desfechos. Não é ruim, só é brutal. Não é o tipo de leitura que eu busco, mas foi bom ser impactada por essa experiência e sair um pouco da minha zona de conforto.

kett 16/02/2024

"Minha mente é uma floresta escura, uma floresta selvagem."
O livro apresenta um drama familiar angustiante, narrado pela protagonista Aglaia Negromonte. Ela fala sobre sua infância e juventude, marcadas pela rejeição e pelo desprezo da família. Sua vida muda quando ela descobre que seu pai tem uma filha com outra mulher (não é spoiler!), Thalie, que, após alguns acontecimentos, passa a conviver em sua casa, tomando tudo o que ela mais valoriza: o afeto, a confiança, e o amor. A partir disso, é apresentado como o ciúme, a inveja e a culpa podem levar a atitudes extremas.

"??? ?????, ??????????? ???????? ? ?????????????? ??????? ?? ????? ??????? ??? ??????? ? ?????? ??? ???????? ??? ???? ??????????."

Foi uma leitura impactante pra mim, e o que a tornou ainda mais impactante, foi eu ter me visto nos sentimentos de Aglaia. Eu não estou em uma situação como a apresentada no livro, mas estou passando por alguns episódios ruins na minha vida, que fazem com eu me sinta como a protagonista. Eu me vi muito em suas descrições de sentimentos, principalmente quando ela expõe sua tristeza e a angústia que consome seu corpo, e também a raiva de estar na situação, fazendo com que ela não tenha vontade de nada, sem qualquer energia.

"??? ??????????? ???????? ?? ?????? ???? ???????, ??? ?? ??????????? ???????????? ? ???? ?? ??? ????? ??????? ?? ??? ???? ?? ???????????. ???????? ????????? ??? ?? ??????? ? ? ????? ?????? ?? ??????."

Além disso, quando ela compartilhava suas lembranças de infância, também me vi. Enquanto lia, senti falta de certas ocasiões que vivi quando criança, e senti a dor de querer voltar para uma fase que pra mim era insuportável, mas vivendo o agora, vejo que na verdade, aquilo não era nem de perto o pior que eu viveria, fazendo com que agora, em partes, eu sinta saudade de coisas que nunca imaginei sentir.

"?????-?? ?? ??? ?????. ? ? ??? ????? ? ??????? ??? ????? ? ???? ??????"

O pássaro secreto me marcou de forma extremamente profunda, tanto pelo enredo, tanto pela forma como a Marilia retrata a mente de uma adolescente com problemas psiquiátricos e os problemas que ela enfrenta. E que escrita linda, beira o poético. ?

É um livro que me fez sentir empatia pela protagonista, mesmo ela cometendo atos terríveis. É um livro que me fez refletir sobre as minhas próprias dores. Gostaria de incluir um comentário que li na revista que acompanha o livro na edição da Tag: "Não é de imediato que a dor de O pássaro secreto nos arde. Ela cresce gradualmente."

O final do livro, não me agradou. Eu achei que a autora poderia ter escolhido outras formas de encerrar a história, que fossem mais coerentes e igualmente impactantes. Por isso, eu dei 4 estrelas, ao invés de 4,5. Mas isso não tira o mérito da obra, que é uma das mais bonitas e incomodas que já li.

Michele 09/02/2024

Aglaia Montenegro
Aglaia Montenegro nos impacta, nos enternece, nos irrita? Fica um misto de vontade de abraçar e vontade de chacoalhar. É um relato pesado, difícil, com uma quantidade absurda de gatilhos e é também marcante, fica reverberando por muito tempo após o término da leitura. É um baita livro!