A Dama das Lavandas

A Dama das Lavandas Anne Valerry

Resenhas - A Dama das Lavandas

Camila.Oliveira 28/09/2023

Adorei
Adorei o livro! Gostei dos capítulos curtos e da história cativante.
O ritmo é mais lento, mas a história é bem interessante, fora que as paisagens descritas te fazem viajar para os campos de lavandas da França. Também gostei de ver o empenho da autora em descrever o processo de fabricação do perfume e sobre a plantação de lavandas.
Gostei da Victorie, mas o Maurice me deu nos nervos. Ele sempre queria a Vic disponível para ele, no entanto, ele continuava com o compromisso com a Marcelle. Apesar disso, ele se apaixonou de verdade pela Vic e respeitou a sua vontade. (Ps: amei a cena final nos campos de lavanda).
Adorei a leitura e recomendo!

marcinha 20/07/2023

Romance arrebatador
Um romance arrebatador do início ao fim. Nele uma jovem camponesa produtora de lavandas resolve produzir um perfume e se envolve em um romance complicado que envolve o leitor durante todo o livro

Quel 02/06/2023

A dama das lavandas. - 2.0??
O livro não é ruim, só que também não é bom, os personagens são um pouco entediantes, e achei que Victorie passou o livro todo se humilhando. Acho que também conta o fato de ser um dos primeiros romances de época que li, mas para mim existem livros bem melhores?

martins 16/10/2022

aquele com a dama das lavandas
achei o livro fraquíssimo, protagonista nem sonsa, tomava um gole de vinho já ficava bebada e se jogando pro Maurice, que é muito sacana, claramente tinha um relacionamento com Marcelle e ficava toda hora dando em cima da vic, querendo levar ela pra cama. achei muito humilhante.

Dora 24/09/2022

Esperava mais
Essa é a história de Victoire e Maurice, ela uma pobre produtora de lavanda na Provence e ele um milionário da vinicultura. Ela está feliz em se apaixonar, mas ele acha que o amor é um sentimento duvidoso. Só quer conquistar e deixar as mulheres para trás.
Os dois, junto com a paisagem romântica do sul da França, poderiam ter dado numa história linda. Mas não é bem isso que acontece.
A autora escolheu criar uma Victoire tão perfeita que se torna enjoativa: ela é ?maravilhosamente? linda e , embora pobre, só usa vestidos perfeitos. Ela toca piano como um anjo, é uma aspirante a perfumista que dá certo, além de cultivar lavanda como ninguém mais consegue (?). É educada, mas não gosta de levar desaforos. É humilde e ótima com os empregados.
Já Maurice é um canalha que demora a dispensar a namorada rica, mimada e ciumenta. Tenta ficar com as duas por tempo demais.
Além disso, para aumentar a história, a autora coloca cenas que são totalmente dispensáveis como aquelas das brigas entre a tia Augustine e Amelie; reprisa cenas de ciúmes; faz todos os homens solteiros se encantarem por Vic.
Se tivesse pago R$10 como a maioria dos romances de autoras nacionais boas (Karina Heid, Tatiana Maretto, Liz Wey), estaria tudo bem. Afinal, acredito que quem resolve escrever romances por aqui é idealista e merece uma chance. Mas quando o romance custa mais caro que um de autoras estrangeiras publicadas (como Lysa Kleypas, Tessa Dare), a gente quer ler uma história com personagens interessantes e com os quais podemos nos identificar e nos emocionar. Para mim, não funcionou. Mesmo assim, desejo sorte a autora.

Mais uma coisa, a autora optou por usar o francês Seigneur Bourguignon ao invés de Monsieur Bourguignon. Como eu estudo francês, eu achei curioso e fui procurar. A palavra existe, mas é usada normalmente para se referir a Deus e não a pessoas. Às vezes, o Google translator ?is a bitch?.

Rê Kfouri 16/09/2022

Maçante
Livro maçante. Páginas e páginas apenas destacando a estonteante, exuberante, enfeitiçante, magnífica, atordoante, inebriante, cintilante, esfuziante, aprisionante, enlouquecedora, envolvente, irresistível, demasiada, inimaginável, suplicante, avassaladora, desconcertante, ..., beleza do casal protagonista. Final previsível e manjado.
Carla França 16/09/2022minha estante
Nossa KKKKKKKKK deve valer mais a pena ler todos esses adjetivos do que o livro então

Rê Kfouri 16/09/2022minha estante
KKKKKK E olha que o livro tem 440 páginas!!

silvanasartori 19/06/2021

Esse foi o primeiro romance de época que li, então não estava acostumada com o estilo do gênero e escrita, com o modo de apresentar os fatos e tudo, mas foi uma grande e boa surpresa, porque acabei gostando do livro. Apesar dele se demorar nas situações e não haver um relacionamento mais explícito entre os personagens, a história acabou me conquistando aos poucos. Há um jogo de insinuações muito bom, que me prendeu fácil e me deixou esperando o que iria acontecer nos próximos capítulos.
E como todo romance histórico, a linguagem é escrita de forma antiga, mais formal, mas, ao mesmo tempo, com palavras simples, o que não torna a leitura cansativa e chata, porque, se fosse escrito com palavras muito rebuscadas e da época o tempo todo, seria ruim ter que sempre ir buscar essas palavras no dicionário para entender elas. Há algumas palavras rebuscadas, mas elas são compreensíveis e acrescentam bastante ao texto com um toque de "antiguidade", o suficiente para nos situarmos no tempo histórico e não esquecermos dele durante a história.
O narrador é em terceira pessoa e descreve as personagens de forma curta no começo, mas é possível visualizar muito bem como elas são. Depois, ele passa a dar todas as informações sobre elas antes que os personagens façam isso por si só, então sabemos mais deles pelo o que é narrado do que pelos diálogos. Com essa narração mais expositiva dos fatos, sobra para os diálogos muita acidez, personalidade, cordialidade e podemos comprrender o modo como falam. Já os capítulos, são curtos, o que amo, pois a leitura parece passar mais rápido e, se tratando de um livro longo, isso ajuda o leitor a engatar na história.
Percebi que a autora realmente estudou para escrever essa história, porque temos muitas informações sobre lavandas, como plantar e cultivar, como fazer perfumes e como as coisas eram naquele período. Achei muito interessante a escolha de lavandas como plano de fundo, amo o cheiro delas e parece que os homens também, pois se sentiram hipnotizados por ele e por Vic. Então tudo se encaixou muito bem na história e é lindo demais ver o amor que Vic tem por tudo que construiu e por suas flores.
No começo não se sabe muito sobre a vida de Vic e Augustine, ficando uma curiosidade por querer saber por que ela foi morar com a tia e por que estão falidas. A quase empregada, Amelie, é muito engraçada e perdida nas coisas, fazendo bagunças e quebrando tudo pela casa por ser desastrada, dando uma quebrada no ritmo denso e sedutor da história. Por outro lado, Augustine é até um pouco grossa, severa, mas, no fundo, tem um coração bom. Vic serve como ponto de equilíbrio entre elas, apaziguando as situações, enquanto tenta resolver a situação financeira por ser a que mais entende disso.
Achei muito legal essa questão do protagonismo das mulheres, apesar de ter o típico "preciso casar com um homem rico", já que Vic tenta ser muito independente, realizar seus sonhos e trabalha duro para juntar o dinheiro. Vemos muito o apoio entre, principalmente, as três mulheres, como uma se sustenta nas outras e assim vão levando a vida e fazendo o que podem para serem levadas à sério, já que são mulheres de negócios.
Na família delas, não há nenhum homem para comandar o que é mais importante, por isso sobrou para Vic, porque ela é muito forte ao segurar toda a situação o máximo que pode e ainda, depois de Maurice, ter que lutar contra uma paixão por medo de perder o que construiu.
A trama possui, na maior parte, momentos hilários! Perdi a conta de quantas vezes fiquei dando risada das cenas trágicas e vergonhosas que Vic protagonizou. Porém, aos olhos de Maurice, essas cenas foram extremamente sensuais e isso também foi engraçado de ver. Além dessas cenas mais leves, temos cenas bem intensas entre os dois, durante as investidas, que o narrador prolonga mais, ajudando a criar uma tensão e expectativa.
Assuntos mais intensos são trabalhados também, como a diferença entre classes. Marcelle faz de tudo para tentar afastar Vic de Maurice, mesmo com a jovem dizendo que está apenas trabalhando para ele. Nesses momentos, há xingamentos e brigas, com a milionária deixando claro que a jovem das lavandas não passa de uma pobretona que trabalha com terra e se veste mal. Nesses momentos, senti muita revolta e raiva dessa personagem, mas ela é fundamental na história para criar as intrigas necessárias.
Confira a Resenha Completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela Colaboradora Larissa Niewierowski

site: https://www.lovemybookss.com/2021/06/resenha-dama-das-lavandas.html

Uaieuamoler 23/04/2021

????????: ???, ?? ??? ???!?
A Dama das Lavandas @annevalerry @talentoslitbr

? "A beleza da vida está em um gole de chá, em um olhar entre as miudezas da natureza, e em tantas coisas que não damos importância."

Victoire Martinet é uma jardinista, mora em Provence com sua Tia Augustine e a desajeitada da Amélie, a empregada, onde vivem do plantio das lavandas que não vem dando muito lucro, tendo que cortar alguns gastos e tendo credores a sua porta cobrando dívidas. Vic cria uma fórmula de um perfume e tem esperança que vai ser um sucesso em toda a França, com tudo isso o destino vai colocar Maurice Bourguignon um milionário que vai ficar fascinado pelo cheiro de lavandas de Vic e lhe faz uma proposta de trabalho que será impossível recusar devida a sua situação financeira.

Vic onde passa chama atenção pela sua beleza, doçura e inteligência, Maurice um mulherengo mesmo sendo noivo da bilionária Marcelle não resiste ao desejo e vai fazer de tudo para seduzi-la.

Vic acredita no amor e só vai se entregar ao homem que a ame e entregue o seu coração por inteiro.

? Já fazia um bom tempo que não lia um romance de época e para minha surpresa a editora me enviou essa edição que tá linda. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Anne que é fluída e muito viciante, digo isso porque o livro tem 440 páginas e consegui finalizar a leitura em dois dias, amei todo o cenário construído pela autora que nos faz esquecer tudo ao nosso redor e nos teleportar para dentro do livro, com personagens que me cativaram desde os primeiros capítulos, Maurice é um libertino e diz que nunca vai se apaixonar, Vic é forte e independente, nos encanta por ser uma moça muito jovem já mostrando o seu empoderamento feminino no século XIX.

? "Sou uma mulher que crê em um amor sincero e fiel, mas eu só entregarei o meu coração ao homem que me amar por inteiro, e que me considerar a mulher de sua vida."

? A Dama das Lavandas é um romance de época nacional leve, divertido, com algumas cenas bem quentes e que vai te deixar com coração bem quentinho, poderia dizer mais sobre essa obra, mas não achei nenhum adjetivo que fale sobre a perfeição desse livro, só lendo mesmo para vivenciar o prazer de fazer essa leitura.

ThaisaScarpa 20/02/2021

Ruim...
Me faltam palavras para conseguir explicar o quanto achei essa história ruim.
Victoire Martine perdeu os pais muito cedo e mora com sua tia Augustine, elas são proprietárias do campo de lavandas de onde tiram sua renda, os negócios não estão indo muito bem.
Maurice Bourguignon é proprietário de uma vinícula muito tradicional e respeitada, que produz os melhores vinhos, milionário e quase noivo de Marcelle Blanche.
A história tinha um potencial muito bom, mas logo nos primeiros capítulos percebi que não estava funcionando.
Victoire é sem sal, mesmo com o ponto positivo da ascensão econômica dela, a personalidade insossa suprimiu todo o resto, a única coisa que essa desmiolada fez o livro todo foi tropeçar, cair, despencar, cair novamente, beber um gole de vinho e ficar mega bêbada, um saco! Por vezes quase parei de ler. Mesmo sabendo que Maurice estava prestes a noivar, ficava sonhando acordada com ele e não perdia a chance de aparecer do nada pelada na frente do rapaz comprometido. Achei sem critério.
Maurice por sua vez, tinha um relacionamento esquisito com Marcelle, mas não deixava de ser um relacionamento, e vivia tentando levar Victoire para a cama, um completo sacana, e quando você pensa que ele vai terminar o relacionamento pois quer ficar com outra... Não meus amigos, ele quer mesmo as duas, uma para diversão e outra para fachada, e não perde a oportunidade de falar que não ama nenhuma das duas e nunca vai amar, é um perfeito sacana.
Achei as humilhações por qual Victoire passou, forçadas e sem propósito, uma coisa degradante mesmo, que não esperamos ver em um romance. Eu tentei muito pensar em algo positivo sobre essa história, mas todo o fato da ascensão econômica e independência financeira que poderia ser um ponto positivo, foi sobrepuljado por todo o restante que achei forçado, irritante e sem sal.

Taize @viagemliteral 03/02/2021

Tão maravilhoso!!
"A Dama das Lavandas" é um livro para a gente se apaixonar; logo nos apaixonamos pelos personagens, pelos campos de lavanda e principalmente pela força que Victoire transborda!
Ficamos inebriados pela paixão, pela determinação e pelo cheiro.

Victoire Martinet, ficou órfã quando criança e fora criada pela tia Augustine, que dedicou sua vida para educar e amar sua querida sobrinha. As duas sobreviviam das plantações de lavanda, mas como a vida dá voltas, acabaram se endividado e passando por dias difíceis.
Ainda assim, Vic se dedicou a criar um perfume exclusivo, porém não tinha como arcar com os custos da produção. Mais um sonho que talvez não se realizasse.

Quando seu caminho se cruza com Maurice Bourguignon, magnata do vinho, seu mundo virou de ponta cabeça, principalmente por receber uma oferta de trabalho irrecusável, e por causa de sua situação financeira, Vic não poderia deixar de aceitar.

Mas, o fascínio entre os dois era inegável, e mesmo Maurice sendo comprometido com a bilionária Marcelle Blanche, não deixa de querer seduzi-lá, no entanto, por mais que Vic o desejasse, jamais permitiria que ela fosse apenas mais uma vítima na cama do magnata.

Que livro lindo, a começar pela capa magnífica, pela escrita fantástica e pela história sensível e inspiradora.
Victoire é uma jovem que aos 18 anos já tem grandes responsabilidades, e que as cumpre com toda dedicação possível. Ela nos encanta e nos incentiva a buscar mais e mais para nossas vidas.
Mas, não pense que Vic é uma garota submissa, ela sabe o que quer e não se deixar levar pelos prazeres da vida, por mais tentadores que sejam.

Um livro magnífico, espirituoso e encantador, que mostra o empoderamento da mulher no século XIX! Uma história ímpar e que vai ganhar o coração de todos os leitores. O meu já foi! ?

Brilho Literario 27/12/2020

Um romance de época impecável e de tirar o fôlego
A escrita da autora é extremamente delicada, com capítulos bem curtinhos que passam tão rápido que você nem percebe que leu tanto até olhar em que página está.
Se você está atrás de um livro capaz de te transportar, esse com certeza é a escolha certa. Eu amei e vou sempre indicar!!