Flow

Flow Mihaly Csikszentmihalyi

Resenhas - Flow

Franklyn.Jeferson 13/04/2021

Uma excelente leitura!! Essencial para minha pesquisa! Esta obra necessitava de um tradução para o português!

Wilson 29/12/2020

Extraordinário
Livro de importância extraordinário para o autoconhecimento. O conceito Flow é muito interessante e útil para direcionar nossas ações, sejam no campo profissional ou pessoal.

Gabriel Paixão 03/11/2021

Não é auto-ajuda!
Um livro muito bom para aprimorar o auto-conhecimento.
Grande orientações sobre como entender melhor o funcionamento da consciência, uso de sua atenção e modos de controlar sua consciência ( ou ao menos tentar!)
Esse livro me foi recomendado por um psicólogo que ouviu meu relato sobre o quanto me sinto bem no trabalho.
Sabe aquelas atividades que você faz e " não vê o tempo passar"?
Sabe a sensação de ter "tudo" e não estar satisfeito?
Por que ler um livro é muito melhor para a saúde que ver TV?

Lendo esse ivro você enconra caminhos para respostas dessas questões, além de conhecer melhor o funcionamento do seu corpo.

Cesar Garcia 07/02/2021

Um livro de boas ideias mas razoável
Esse livro fala sobre a experiência do Flow, ou seja quando conseguimos encontrar fluidez e significado em alguma atividade.
Mas o autor se perde, explica demais e acaba não explicando corretamente como o Flow pode ser aplicado.
Um livro com boas ideias, mas que podia ser resumido e melhor estruturado.

Ingrid145 15/11/2023

Ruim
Prolixo, desatualizado e baseado em clichês e opiniões muito mais do que em pesquisa. O livro poderia ter um terço do tamanho real dele. Não recomendo.

Vinicius.Pedrosa 12/04/2022

Fraco
Livro muito difícil de ser lido, pesado para entender e fica muito em ideias subjetivas, ler até o final foi mais teimosia que gosto.

Elisio Rebouças 23/05/2022

Estado de fluxo
Quem um a sentiu o estado de flow. Aquele tempo que passa rápido, que é prazeroso e você quer que sempre aconteça. Mihaly Csikszentmihalyi (não escorreguei no teclado) é o criador da teoria do flow e no seu livro seminal mostra a sua criação e como ter uma vida baseada em flow. Um livro mandatório para todos aqueles que buscam melhorar sua vida ou que amam psicologia.

Leonardo455 13/03/2023

Onde está o ponto ideal dos prazeres?
Fazer uma cirurgia, praticar esportes, estudar, é possível encontrar prazer quando se está sob pressão?
Segundo o psicológico Mihaly Csikszentmihalyi, sim. Quando estamos sob pressão, mas dominamos as habilidades necessárias para executar a tarefa com excelencia, temos a oportunidade de entrar em "flow" ou "fluxo", isto é, realizar a atividade de forma a estar tão imerso nela que esquecemos todo o resto do mundo e entramos em um estado de concentração e êxtase que o nosso cérebro recebe estímulos positivos a cada minuto da imersão.
O autor nos apresenta muitos exemplos de atividades geradoras de "flow" e também aquelas que na visão dele são prejudiciais para uma saúde mental positiva. Porém o livro acaba sendo prolixo, poderia ter sido escrito em metade das páginas que foram usadas.

Edgard7 01/12/2021

Com o perdão do trocadilho, é um dos livros com a leitura mais fluida com que me deparei nos últimos tempos.
Os insights do autor sobre o comportamento e psicologia humanos vão se somando a cada página.

Audrey 15/02/2024

Os primeiros 2/3 do livro achei bem interessante, mas o final ficou massante de ler.
Autor trás vários exemplos de como diversas pessoas realizaram feitos e passaram por dificuldades e desafios e entraram em estado de Flow.
Que o desafio, o que gera esforço mental, alimenta a alma e enriquece a vida, como por exemplo, praticar um esporte, competir, desenvolver habilidades e hobbies. Ao passo que todas as atividades passivas (ver TV, ficar em redes sociais e outras coisas fáceis que não requer esforço mental) sugam a energia vital da alma.

Mariana.Cavesso 13/12/2021

Interessante perspectiva da mente humana
Adorei a leitura do livro Flow. Ele apresenta, de maneira fácil de ler e bem interessante, nuances da mente humana e como entrar no estado de flow. Recomendo a leitura.

guialmeidaalt 05/02/2022

A busca pelo estado de Flow
Flow é o estado de presença absoluta. Nele, conseguimos executar com mais clareza, gerar melhores resultado e efetivamente aproveitar o processo, porque nos torna mais conscientes.

Não é nenhuma novidade, a maioria de nós já experimentou esse estado em algum momento. Mas entender mais sobre ele e como entrar nesse estado com mais facilidade é um game changer em todas as áreas da vida.

Não acredito em ?must reads?, mas acredito que qualquer pessoa que leia ele com curiosidade vai tirar muito proveito do que o autor tentou ensinar.

Por sinal, nas minhas leituras, foi o livro mais citado por outros autores de desenvolvimento pessoal.

Carolina.Silva 26/08/2022

O autor define o flow como um estado de profunda fruição, ou seja, condição na qual o indivíduo se encontra tão envolvido em uma atividade, que ela é suficiente para o satisfazer.
Ao longo do livro ele discorre sobre os fundamentos para se alcançar o flow.

Italo.Salvador 24/03/2023

Flow
A felicidade é antes de tudo, sobre a qualidade de experiência;
Sua vida tem muito mais significado quando se tem um propósito;
O livro trás diversos insides, esses que citei foram os mais me marcaram, porém tem outros incríveis. Ótima leitura, recomendo para todos que querem ter um self mais complexo.

Rapha 30/10/2022

O Flow está na complexidade
Esse livro aborda um tema que é complicado de trazer para o "entendimento rápido", é necessário refletir sobre, ele fala sobre felicidade. Mas diferente de alguns livros que romantizam demais esse tema, esse tenta trazer de forma que possamos analizar porque umas pessoas ficam felizes ao fazer x e porque outras não ficam.

O "flow" - que a meu ver pode ser conto como um estado de presença intensa - pode acontecer em diversos momentos, mas o principal ponto desse estado de presença é que deve haver uma complexidade para que possamos nos envolver inteiramente no momento, e essa complexidade conecta nossos pensamentos em ações e em emoções, formando assim um flow.

Ao decorrer do livro ele mostra como surgem as "experiências de flow". O que mais me chamou a atenção foi que ele fiz que é possível criar essa experiência, mas que só pode ser criada com um fortalecimento da consciência do indivíduo, como se fosse um domínio dos nossos pensamentos.

Achei um livro interessantíssimo e acredito que voltarei a lê-lo novamente pois é riquíssimo.